Se iniciou nesta quarta-feira (1) o período de férias coletivas dos jogadores de Atlético, Goiás e Vila Nova. Serão 20 dias, conforme acordo feito pelos clubes das séries A, B e C do Brasileirão.
Com a suspensão da temporada por tempo indeterminado, os clubes procuram meios de mitigar o prejuízo. Como ainda não há um acerto na negociação com sindicatos de atletas e sequer com os próprios jogadores para redução salarial durante a paralisação, a concessão de férias coletivas foi uma maneira de ganhar tempo.
Goiás e Vila Nova liberaram os elencos no dia 17 de março. O Atlético dispensou os jogadores no dia seguinte e já havia concedido 15 dias de férias coletivas. Porém, com a decisão unificada dos clubes, o Dragão pagará o mês de março normalmente, com o período de férias se iniciando a partir desta quarta.
Os três principais clubes da capital fizeram uma proposta única ao sindicato de atletas, pedindo redução de 50% nos salários em abril e maio e suspensão dos contratos de trabalho a partir de junho. Na proposta de negociação coletiva havia ainda a suspensão de luvas, premiações, auxílio-moradia e outros benefícios e a previsão de pagamento parcelado de eventuais rescisões.
A pandemia causada pelo coronavírus trouxe indefinição sobre o futuro do futebol ao redor do mundo. Em Goiás não é diferente. O Campeonato Goiano está suspenso desde o último dia 17 de março. No momento, atletas e clubes buscam um acordo para pagamento de salários, principalmente aqueles que tem calendário até o final da temporada.
Em entrevista ao repórter Alex Rodrigues, da Rádio CBN, Arlete Mesquita, advogada do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás (SINAPEGO), explicou como está a situação da negociação entre clubes e atletas.
“Neste momento alguns clubes estão junto ao sindicato tentando um acordo coletivo, exatamente para definir essa situação em relação ao contrato dos atletas. Já recebemos uma proposta encaminhada por três clubes, ouvimos os atletas e retornamos com uma contraproposta e neste momento estamos tentando uma negociação que atenda clubes e atletas. Como nós estamos em tratativa, eu não posso me ater aos termos exatos. Há uma proposta de redução salarial, nós recebemos essa proposta, avaliamos juntamente com os atletas e oferecemos uma contraproposta que está sendo analisada pelos clubes”, explicou a advogada do SINAPEGO como está a negociação neste impasse.
Retorno do Goianão
Desde a suspensão do Campeonato Goiano, não houve discussão sobre data para retorno. Em relação a isso, a advogada é bastante cautelosa sobre o assunto, afinal de contas a pandemia ainda irá entrar em fase crítica aqui no país. Arlete também salientou que irá pedir para a federação socorrer os clubes.
“Com relação ao retorno do campeonato é prematuro, pois estamos no início da curva da pandemia. Sobre os acordos coletivos, nós esperamos que os que já apresentaram proposta, a gente consiga resolver o mais rápido possível. Os clubes do interior, os presidentes, diretoria estão entrando em contato. Nós não vamos deixar que a federação não socorra esses clubes, está na pauta fazer um pedido para a federação, mas tudo muito incipiente. Não sabemos como se dará o futuro, estamos em quarentena e poderá será alargada”, finalizou a advogada.
Adotado após a pandemia causada pelo coronavírus, as pessoas têm ficado em casa devido ao regime de isolamento social. Idosos, adultos e crianças tem ficado em suas residências para evitar uma maior disseminação do vírus.
Com o futebol suspenso, o Atlético colocou em seu site oficial um material para ajudar os pais que estão em casa junto com os seus filhos. O clube lançou a 1º edição de sua revista para colorir, com desenhos do Dragão, mascote da equipe e o seu escudo.
O Esporte Goiano separou alguns jogos do Super Bowl (final do Campeonato Nacional de Futebol Americano, organizado pela NFL), que são considerados as melhores decisões do futebol americano da história.
Os critérios para a escolha dessa lista foram o equilíbrio, peso histórico dos times e partidas que entraram para história por jogadas inacreditáveis e finais dignos de filmes.
Super Bowl XLIII – O duelo reuniu de um lado a tradicional franquia de Pittsburgh e de outro o Arizona Cardinals, em sua primeira (e única) aparição em Super Bowls. A relevância desse jogo é épico para os times tão diferentes se analisados apenas o quesito história, mas que fizeram um duelo digno de figurar nesta lista. Disponível no YouTube.
Super Bowl XXXIV – O duelo colocou frente a frente Tennessee Titans e Saint Louis Rams. Esse jogo deixou evidente para os fãs do esporte que existe uma linha tênue entre a glória e a decepção, ficando eternizado pela dramaticidade. Disponível no YouTube.
Super Bowl XLIX – Essa partida marcou o encontro dos dois melhores times de toda a NFL, de um lado o New England Patriots e do outro o Seattle Seahawks. O jogo ficou marcado por ter acontecido um dos lances mais improváveis da história do futebol americano. Disponível no YouTube.
Super Bowl XXIII – O duelo entre San Francisco 49ers e Cincinnati Bengals é apontado por muitos fãs do esporte, como uma das partidas mais importantes na elevação do status que a NFL tem hoje, de uma das ligas esportivas mais poderosas e rentáveis do planeta. O jogo marcou a dinastia do 49ers na década de 80 e simbolizou também o último de Bill Walsh, um dos maiores vencedores da NFL. Disponível no YouTube.
Super Bowl LI – Essa partida ficou marcada pela maior virada da história da final da NFL. O New England Patriots levou a decisão contra o Atlanta Falcons para a prorrogação (feito inédito na história do Super Bowl). O resultado desse jogo consolidou o legado de Tom Brady no esporte. Disponível no YouTube.
Super Bowl XLII – A decisão da NFL de 2007 entre New York Giants e New England Patriots é considerado a maior zebra e o maior Super Bowl de todos os tempos. Tudo isso, porque o Patriots, com 18 vitórias e nenhuma derrota na temporada, tentava se tornar a primeira equipe da história a conquistar o título de forma invicta desde o Miami Dolphins de 1972. Enquanto o Giants, com nove vitórias na temporada regular detinha a menor marca para um time que atuou em um Super Bowl Disponível no YouTube.
Super Bowl VII – A decisão da NFL de 1972 entre o Miami Dolphins e Washington Redskins, marcou o encerramento de uma temporada inteira invicta desde o jogo de abertura até o Super Bowl. A campanha invicta foi liderada pelo técnico Don Shula e pelos notáveis jogadores Bob Griese , Earl Morrall e Larry Csonka. Disponível no YouTube.
Super Bowl LIV – A decisão da NFL entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers foi marcada pelo equilíbrio entre ambas as equipes. Porém, os Chiefs sob o comando de Patrick Mahomes conquistou o segundo título nacional da história. Disponível no YouTube.
O futebol não parou, pelo menos não no mundo virtual. Nesta terça-feira (31), o Vila Nova anunciou a disputa do 1º Campeonato Sócio Tigrão de futebol digital. As partidas serão disputadas no Pro Evolution Soccer (PES) 2020, por meio dos consoles Playstation 4 e Xbox One.
O campeonato terá no máximo 128 participantes por console. A fórmula da disputa será mata-mata, com jogos de ida e volta. A principal regra do torneio é jogar apenas com o Vila Nova.
As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (01) até o dia nove de abril. A disputa será para sócios e não sócios do clube. Para os sócios, a inscrição custa R$20. Os que não forem associados ao clube terão que pagar R$40.
A premiação será a seguinte:
1° – Uniforme oficial, conjunto de agasalho oficial, boné oficial e copo personalizado 2° – Uniforme oficial, boné oficial e copo personalizado 3° – Uniforme oficial e copo personalizado
O Goianésia apoia o documento protocolado pelos capitães de clubes da Série D, pedindo que a CBF dê suporte financeiro e garanta a sobrevivência das equipes e dos empregos de mais de 2 mil atletas.
Em contato com o Esporte Goiano, o diretor de futebol do Azulão, Fabrício Leopoldo, a iniciativa é fundamental para garantir a funcionalidade da quarta divisão nacional. O dirigente também endossa o apoio à manutenção da fórmula estendida da Série D.
– A gente acha louvável, porque os clubes precisam realmente de ajuda. Os clubes da Série D empregam a metade dos jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro. As séries A, B e C têm 60 clubes. A Série D sozinha tem 64 clubes e não tem ajuda. É bom para as equipes e para os atletas o calendário ter sido estendido – afirmou.
Leopoldo já disputou quatro edições da Série D com o Goianésia e relata as dificuldades de se manter uma equipe competitiva para os clubes de menor orçamento.
– A CBF ajuda, dá passagens, hospedagens, mas ainda assim fica muito caro. Futebol não é feito só dentro de campo. Fora de campo é que é o principal – ponderou.
Apesar de reconhecer o cenário nebuloso, o diretor do Azulão aposta que a entidade se sensibilizará com o movimento. “Acho que a CBF vai olhar com carinho e ajudar não só o Goianésia, mas todos os participantes”, avaliou.
Com todo mundo em casa por causa do autoisolamento imposto pela pandemia do coronavírus, a busca pelo entretenimento que não exija deslocamento para áreas externas cresceu.
Pensando nisso, o Esporte Goiano preparou uma lista de filmes e documentários com histórias reais do basquete, disponíveis em streaming, para você não ficar sem opção do que fazer em casa.
Coach Carter: Treino para a Vida – O filme conta a história de Ken Carter que foi um ex-aluno do Colégio Richmond. Mas depois de alguns anos, já casado e com filho em idade escolar, foi convidado para assumir o cargo de treinador do time de basquete da Richmond: uma equipe desestruturada, que sofria com consecutivas derrotas, fruto de falta de habilidade dos jogadores, da indisciplina, da agressividade, da insubordinação e da indiferença dos alunos.
O Céu é o Limite – O filme, conhecido nos EUA como High Flying Bird, traça uma crítica ao sistema da liga americana de basquete, contando com entrevistas que endossam as críticas que o roteiro aponta, trazendo um toque documentarista. Nelas, vemos jovens jogadores de ponta da NBA, como Karl-Anthony Towns e Donovan Mitchell, falando sobre suas transações do esporte universitário para a liga profissional.
Estrada para a Glória – O filme é baseado no livro Glroy Road que conta a história real de um jogo da NCAA (Liga de Basquete Universitário Masculino), mais precisamente, a final do Campeonato Nacional de 1966, entre as equipes dos Miners do Texas Ocidental, treinada pelo renomado Don Haskins, contra o Wildcats da Universidade do Kentucky. O jogo se tornou histórico pois foi a primeira vez que um time universitário da Divisão Principal atuou com todos os jogadores sendo negros.
Iverson – O documentário conta a história da trajetória do ex-armador Allen Iverson, que saiu de uma infância pobre para conquistar o mundo do basquete, sendo escolhido 11 vezes para o Jogo das Estrelas da NBA.
#Rucker50 – O documentário celebra os 50 anos do programa esportivo do Harlem que inspirou inúmeros jovens da cidade a tornarem-se jogadores profissionais de basquete.
One in a Billion – O documentário acompanha a viagem de Satnam Singh Bhamara, em busca da concretização do seu sonho de se tornar no primeiro jogador nascido na Índia a jogar na NBA.
Q-Ball – O documentário narra como na prisão de San Quentin, criminosos buscam a redenção, travando as suas batalhas pessoais e criando laços entre eles na prática do basquete.
Magic and Bird: A Courtship of Rivals – O documentário narra a rivalidade entre Magic Johnson e Larry Bird, desde a universidade até a NBA e o modo com eles ajudaram a reerguer a liga nos anos 80. Disponível no YouTube.
More Than a Game – O documentário conta a história de Lebron James e seus quatro companheiros de time do Ensino Médio. Dru Joyce III, Romeo Travis, Sian Cotton, Willi Mcgee e o técnico Dru Joyce II, ajudam a contar a história de ascensão de LeBron até a NBA.
DICA EXTRA
Space Jam – Essa animação da Warner Bross reúne os Looney Tunes e a lenda do basquete: Michael Jordan. O filme é um clássico infantil e desportivo, por ter propiciado as crianças verem Jordan em ação nas quadras, ao som de “Fly like an Eagle” e de “Everybody get up It´s time to slam now!”; ao lado de Pernalonga e companhia.
Previsto para começar no último dia 15 de março, o Campeonato Brasileiro Adulto de Basquete foi adiado devido a pandemia causada pelo coronavírus. Com o adiamento, a competição ainda não tem data para ter o seu início.
Por meio do seu site, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) emitiu um comunicado na manhã desta segunda-feira (30). Segundo a entidade, a disputa do campeonato será em algum momento do mês de julho, porém, sem data definida.
Neste mesmo comunicado, a CBB informou a mudança na fórmula de disputa da competição. Anteriormente, o campeonato seria disputado com os dois primeiros de cada conferência se classificando de forma direta. Da terceira a sexta colocação, as equipes se enfrentariam em jogo único para definir os dois últimos classificados. Com a mudança, as partidas únicas foram descartadas. As equipes do 1º ao 4º lugar de cada conferência se classificam direto para as quartas de final.
O Campeonato Brasileiro Adulto é disputado por 14 equipes. O estado de Goiás é representado pelo Basquete Anapolino.
Uma carta assinada pelos capitães dos 68 clubes que disputarão a Série D em 2020, entre eles os goianos Crac, Goianésia e Goiânia, pede que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conceda uma cota financeira para dar suporte às equipes e manter cerca de 2 mil empregos.
O documento lembra que a capacidade orçamentária dos clubes da quarta divisão é limitada e que, com a paralisação, muitos deles podem ser inviabilizados. A intenção é que a CBF ajude as equipes para manter a fórmula estendida e garantir empregos dos atletas.
Antes disputada em fase de grupos e posteriormente mata-mata, a Série D ganhou uma nova fórmula e seria disputada entre maio e novembro, com mais jogos para os clubes participantes.
Os próprios clubes goianos admitem preocupação com o cenário incerto após a paralisação por conta da pandemia de Covid-19. O Goiânia, por exemplo, diz que cerca de 90% dos patrocinadores não poderão mais aportar recursos e até mesmo a Aprovec, principal parceira, pode reavaliar o investimento. O Goianésia também teme pela debandada de recursos e prefere não fazer avaliações precoces neste momento nebuloso.
O Basquete Integração comunicou o adiamento de mais dois torneios do calendário de 2020. O Open Caldas, em Caldas Novas, e a Copa Centro-Sul, em Piracanjuba, terão novas datas.
Os adiamentos atendem recomendações de autoridades de saúde, que solicitam isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O Open Caldas seria realizado entre 10 e 12 de abril, enquanto a Copa Centro-Sul estava prevista para 17, 18 e 19 de abril.
Já chega a sete o número de torneios do Basquete Integração afetados pela pandemia de Covid-19. Em março, foram adiadas uma etapa do Circuito Master e a Copa da Amizade – Troféu Denílson Fernandes. Em abril, além dos campeonatos em Caldas e Piracanjuba, houve adiamento da 3ª etapa do Circuito Goiano de Basquete 3×3 e dos JUG’s.
Existe ainda a possibilidade de postergar a primeira etapa da Liga URB, em Rio Verde, segunda cidade com maior número de casos de infecção por coronavírus em Goiás. O torneio está previsto para 1,2 e 3 de maio. O Basquete Integração espera retomar o calendário, no mais tardar, em 9 de maio, com a 2ª etapa do Circuito Vianópolis.