5.6 C
New York
domingo, setembro 27, 2020
Início Futebol Atlético Clubes decidem pela retomada do Goianão em 2021

Clubes decidem pela retomada do Goianão em 2021

Os 12 clubes que estão no Campeonato Goiano de 2020 definiram, em reunião com a Federação Goiana de Futebol (FGF), nesta terça-feira (4), pela finalização da edição do Goianão deste ano em 2021.

Os últimos jogos da fase classificatória serão em 13 e 27 de janeiro. Ficou definido que a fase final, das quartas à grande decisão, serão em jogos únicos, alterando o regulamento inicial. As partidas serão nas casas dos times de melhor campanha. Se houver empate, a decisão é nos pênaltis.

Nas datas programadas pela FGF, as quartas seriam em 4 de fevereiro. As semifinais estão marcadas para 11 de fevereiro. A decisão seria 28 de fevereiro, mas poderia ser antecipada dependendo das circunstâncias dos clubes no Brasileirão.

Mais do futebol goiano
Lateral do Galo exalta preparação
Veja, minuto a minuto, como foi a reunião

Os dirigentes também votaram por permitir que atletas que atuaram por outros clubes na primeira parte do Goianão possam se transferir para uma equipe concorrente na retomada. As inscrições estão permitidas somente para a fase de classificação, encerrando-se nas semifinais.

Se houver permissão para público na parte final do Goianão 2020, 60% da renda será repassada aos vencedores das partidas das fases finais. Os derrotados levarão 40% do bolo.

Com apenas três votos contrários, os clubes aprovaram ampliar de três para cinco o limite de substituições nas partidas.

Divisão de Acesso e rebaixamento

A FGF propôs que a Divisão de Acesso de 2021 comece 10 dias após a conclusão do Goianão 2020, para reduzir o custeio dos rebaixados.

Cinco clubes votaram a favor de não haver rebaixamento nesta edição, defendendo que a elite tenha 14 clubes na próxima edição. Foram eles: Anapolina, Goiânia, Iporá, Vila Nova e Grêmio Anápolis. Os outros sete, porém, votaram pela manutenção do descenso. O presidente Adson Batista, do Atlético, chegou a dizer que eliminar a queda seria ilegal.

“Tentamos fazer tudo da forma menos traumática possível. Todo mundo vai ter de dar uma parcela para encerrar. Não só para encerrar, mas também para iniciar 2021, pois os campeonatos estarão muito próximos”, disse o presidente da FGF, André Pitta.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730 e Jornal Diário do Estado.
Anúncio

Últimas

Ao vivo: Ceará x Goiás – Brasileirão Sub-20

O Goiás busca seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro Sub-20. Após perder para o Palmeiras na estreia, o time esmeraldino duela com...

Gols: Operário de Várzea Grande/MT 0 x 2 Goianésia

O Goianésia segue na liderança do grupo 5 da Série D. No sábado (26), venceu o Operário, em Várzea Grande/MT, por 2...

Gols: Goiânia 3 x 1 União/MT, pela 2ª rodada da Série D

O Goiânia conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série D. No sábado (26), bateu o União Rondonópolis/MT por 3 a...

Destaque do Ferroviário/CE é contratado pelo Atlético Goianiense

Principal jogador do Ferroviário/CE na Série C 2020, o meia Wellington Rato é a nova contratação do Atlético Goianiense. O vínculo é...

Em busca do primeiro título nos eSports, Goiás encara Fortaleza na decisão da Liga BRPRO

Neste domingo (27), o Goiás busca sua primeira conquista no mundo dos games. A equipe de eSports decide, contra o Fortaleza, o...
Anúncio