5.6 C
New York
quarta-feira, junho 24, 2026
- Anúncio -
Início Site Página 2801

Atlético prorroga férias de atletas; Goiás fará home office, e Vila adia retorno

Foto: Paulo Marcos/Atlético CG

Atlético, Goiás e Vila Nova tomaram decisões diferentes sobre a prorrogação das férias, aprovada pela maioria dos clubes durante reunião da Comissão Nacional (CNC), na última terça-feira (14).

O Dragão confirmou que estenderá o período de férias do elenco até o dia 30 de abril, completando 30 dias anuais previstos na legislação. A diretoria rubro-negra está esperançosa com a possibilidade de voltar às atividades no início de maio, assim que se encerrarem as férias do plantel.

Mais do futebol goiano
Relembre como estava o Goianão até a paralisação
Paulo Baier relembra carreira e fala de amor pelo Goiás

Na melhor das hipóteses, o retorno seria no dia 1 de maio. O Atlético aguarda um protocolo que está sendo desenvolvido pela CBF que determinará as diretrizes dos treinamentos.

Home office

Por sua vez, o Goiás decidiu não prorrogar as férias dos jogadores. Com isso, o período concedido se encerra na próxima segunda-feira (20). A intenção da diretoria é que atividades sejam retomadas a partir do dia 21, mas não no modelo convencional.

Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC

O planejamento é fazer uma espécie de home office, com atividades físicas dos atletas supervisionadas pela comissão técnica. O clube enviará ao grupo uma cartilha atualizada para que os exercícios sejam mantidos em casa. O Verdão também espera voltar aos treinamentos no CT Edmo Pinheiro no início de maio, seguindo os protocolos das autoridades de saúde, elaborados em conjunto com a CBF.

Em relação aos 10 dias de férias que ficarão faltando, o Goiás poderá concedê-los no fim do ano ou até mesmo comprá-los, se for necessário.

Retorno em abril?

O Vila Nova comunicou na noite desta quarta-feira (15) que o retorno aos treinos, previsto inicialmente para o dia 21 de abril, foi adiado para o dia 27. Esse prazo pode ter novo adiamento, dependendo do avanço da Covid-19 no estado.

O clube colorado ainda não definiu se o período extra de quarentena será computado como férias ou licença remunerada. A decisão sobre isso se dará apenas quando o elenco retornar às atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Memória: Em 2003, Goiás humilhou o Juventude no Serra Dourada

Foto: Reprodução/YouTube

Em 2003, pela primeira vez na história, o Brasileirão foi disputado no formato de pontos corridos. Representante goiano na competição, o Goiás terminou na 9º colocação, com 65 pontos somados. Naquele ano, o Cruzeiro foi campeão. A campanha rendeu a equipe esmeraldina uma vaga na Copa Sul-Americana, a primeira competição internacional disputada pelo Goiás em sua história.

Mais do Goiás
Leia a entrevista com o ex-atacante Dadá Maravilha
Marcelo Almeida calcula prejuízo milionário com perda de patrocínios
Segundo pesquisa, esmeraldino é o clube que mais utilizou jogadores diferentes no Brasil

Naquele ano, o Goiás teve o artilheiro do Campeonato Brasileiro. O atacante Dimba, com 31 gols foi o goleador da competição. Além de Dimba, o Goiás tinha Araújo e Grafite formando o seu trio de ataque.

Em abril de 2003, o Goiás aplicou a sua maior goleada na história do Brasileirão. No Serra Dourada, a equipe venceu o Juventude pelo placar de 7×0. Os gols foram marcados por Caíco, Michel, Wando, Dimba e Danilo marcaram duas vezes cada. O triunfo foi o primeiro do Goiás na competição.

Começo avassalador e vantagem confortável antes do intervalo

O Goiás abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com Danilo. O meia aproveitou o rebote após a bola a na trave e colocou o esmeraldino em vantagem. Após o gol inaugural, começou o show da dupla Dimba e Caíco. Aos 18 minutos, Dimba aproveitou cruzamento de Michel e, de cabeça, ampliou o placar. Dois minutos depois, Caíco arrancou pelo lado direito, invadiu a área e rolou para Dimba, que desperdiçou na primeira chance, mas no rebote marcou o terceiro do Goiás.

O quarto saiu após pênalti marcado para o Goiás, após jogada de Caíco, Mineiro tocou com a mão na bola dentro da área. Na cobrança, o próprio Caíco marcou. Ainda sobrou tempo para o quinto gol antes do final do primeiro tempo. Danilo recebeu com liberdade dentro da área e estufou a rede.

Juventude volta melhor, mas Goiás amplia goleada

O Juventude voltou para o segundo tempo disposto a diminuir o placar, no entanto a equipe não teve sucesso. Aos 11 minutos, a equipe gaúcha teve pênalti marcado a favor. Fabão derrubou o atacante Michel dentro da área, na cobrança, Rafael desperdiçou a penalidade.

Após a cobrança desperdiçada, o Goiás ampliou aos 16 minutos. Caíco arrancou pelo lado direito, invadiu a área e tocou para trás, Michel finalizou de primeira e marcou o sexto gol do esmeraldino. A goleada foi completada aos 35 minutos, com Wando. O atacante recebeu passe em profundidade de Tiago, invadiu a área e estufou as redes, marcando o sétimo do Goiás.

Ficha Técnica

Goiás 7×0 Juventude – 6º rodada do Brasileirão 2003
Data: 27 de abril de 2003
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)

Árbitro: Jamir Carlos Garcez (DF)

Cartões Amarelos: Michel e Marcinho (GEC); Dante, Camazzola e Mineiro (JUV)
Gols: Danilo, aos 1′ e 39′ 1T, Dimba, aos 18′ e 20′ 1T, Caíco, aos 25′ 1T, Michel, aos 15′ 2T e Wando, aos 35′ 2T (GEC)

Público: 4681 presentes
Renda: R$40.510,00

Goiás: Harlei; Michel, Fabão, Alexandre e Leandro Smith (Marcinho); Tiago, Marabá, Caíco e Danilo; Dimba (Giuseppe) e Araújo (Wando).
Técnico: Candinho

Juventude: Maurício; Mineiro, Dante (Camazzola), Renato e Filipe Alvim; Rodrigo Pontes, Evandro, Dionatan e Marcelo (Rafael); João Paulo (Gustavo Papa) e Michel.
Técnico: Cristóvão Borges

Confira os gols da partida
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um mês sem futebol: relembre como estava o Goianão antes da paralisação

Foto: Paulo Marcos/Atlético CG

O Campeonato Goiano completa nesta quarta-feira (15) um mês sem partidas. A suspensão do torneio foi anunciada pela Federação Goiana de Futebol (FGF) no dia 17 de março, mas a última rodada que teve bola rolando foi realizada nos dias 14 e 15 de março.

O Atlético liderava o Goianão e vinha numa ascendente e havia conquistado 13 dos últimos 15 pontos que disputou. O Dragão foi à paralisação como líder isolado, com 23 pontos. Para confirmar a soberania, duas rodadas antes da suspensão do Estadual, os rubro-negros golearam o até então líder Jaraguá por 5 a 0 no Olímpico e roubaram a ponta.

Mais do futebol goiano
Veja como ficou a tabela do Estadual
Pedro Canedo diz que retorno do Goianão seria aberração

O melhor ataque também era atleticano. Foram 23 gols em 10 partidas, uma média de 2.3 gols por partida. O Goiás, segunda equipe com maior número de gols, teve média de apenas 1.5 gol por jogo. O time mais econômico era o Crac. Com cinco gols em 10 confrontos, a média era de 0,5.

Na defesa, o Atlético também se destacava. A defesa rubro-negra foi vazada apenas três vezes, por Anápolis, Jaraguá e Grêmio Anápolis. Em duas delas, o time colocado em campo estava repleto de reservas. O Dragão também não sofreu mais de um gol em nenhuma partida.

Caçula sensação

O Jaraguá, por sua vez, era a sensação do campeonato. Nos primeiros 18 pontos disputados, foram 16 conquistados, dando a ponta ao Gavião da Serra. No returno, houve uma breve oscilação, com derrotas para Goianésia, culminando na demissão inesperada de Lucas Oliveira, e Atlético. Mesmo assim, os alvinegros se recuperaram e garantiram a classificação antecipada.

A equipe do Vale do São Patrício, que passou a ser comandada por Ariel Mamede, se recuperou vencendo o Vila Nova e buscou um empate heroico diante da Anapolina. Com 20 pontos, o Jaraguá ainda sonhava em terminar a fase de classificação na ponta.

Rivais oscilando

Goiás e Vila Nova não faziam um grande Goianão, mas executaram o mínimo suficiente para ir à paralisação no G-8. O Verdão, cujas expectativas eram mais altas, foi muito questionado. O trabalho do técnico Ney Franco foi, inclusive, colocado em xeque após o mau início no Estadual e a eliminação na Copa Sul-Americana.

O Esmeraldino perdeu apenas uma vez, e para o líder Atlético. A derrota, no entanto, foi um marcante 3 a 0. Por outro lado, houve muitos empates. Foram quatro. Nas cinco vitórias, faltou convencer o torcedor. Mesmo assim, os 19 pontos conquistados foram suficientes para garantir ao Goiás a classificação antecipada, após uma sofrida vitória por 2 a 1 sobre a Aparecidense.

O Vila Nova fez campanha tão irregular que chegou a flertar com o rebaixamento. O Tigre venceu apenas três dos 10 jogos que fez. Foram 12 pontos conquistados e a demissão do técnico Ariel Mamede, substituído por Bolívar. Os colorados balançaram as redes apenas seis vezes no Goianão. Em contrapartida, a equipe também sofreu apenas seis gols.

Sobe e desce

Goianésia, Crac, Aparecidense, Anápolis, Grêmio Anápolis, Goiânia e Iporá viveram um sobe e desce constante no Goianão. Todos esses clubes revezaram entre bons e maus momentos antes da paralisação. O Camaleão, por exemplo, começou muito mal, ficando até na lanterna, mas somou sete pontos seguidos e saltou para o G-8.

O Galo da Comarca também viveu entre a cruz e a espada. O Tricolor não chegou a entrar no Z-2, mas flertou com a posição. Contudo, uma vitória aqui e outra acolá garantiram uma posição na faixa de classificação às quartas. Na mesma cidade, o Grêmio Anápolis teve dificuldades para fazer um bom time no papel conquistar pontos. Entre tantos tropeços bobos, a Raposa ficou com 11 pontos, no limbo entre o rebaixamento e a esperança de classificação.

Surpresa em 2019, o Goiânia parecia fadado ao rebaixamento após um péssimo início. No entanto, a chegada de Finazzi ergueu o Galo Carijó. Os alvinegros conquistaram vitórias cruciais contra Vila Nova e Iporá, a última logo antes da paralisação, que garantiram ao clube um lugar fora da degola.

O Crac sofreu com a falta de uma casa. O Leão pôde atuar apenas uma vez em seu estádio. O verão chuvoso castigou o gramado do Genervino da Fonseca e inviabilizou quatro jogos que seriam realizados por lá. Mesmo assim, os alvicelestes foram bem, apesar de alguns tropeços inesperados, se estabilizaram no G-8. Repleto de expectativas, o Goianésia também teve momentos de baixa, mas fez campanha segura e estava prestes a carimbar vaga às quartas.

Na degola

O Iporá, penúltimo colocado quando o Goianão foi paralisado, nem sempre esteve por ali. Porém, sucessivas derrotas e a perda da tradicional eficiência no Ferreirão podem custar a vaga na elite ao Lobo Guará. A derrota para o Goiânia em casa foi sintomática a respeito do momento da equipe e também colocou o clube do oeste do estado no Z-2.

Quem sempre esteve por lá foi a Anapolina. Mergulhada em conflitos políticos e numa calamidade financeira, a Rubra sofreu muito. O elenco foi formado às vésperas do Goianão e ainda precisou ser reformulado após as mexidas na direção e no comando técnico. Essa foi a receita do desastre. Embora apresentasse evolução em campo, o quadro comandado por Artur Neto venceu apenas uma e muito possivelmente teria o rebaixamento decretado na rodada seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entrevista: Paulo Baier relembra carreira, gols e paixão pelo Goiás: “Sempre estará no meu coração!”

Arte: Willian Rommel/ Foto: Reprodução Internet

Atuando pelo Goiás, Paulo Baier era considerado o maestro da equipe por muitos torcedores esmeraldinos. Na equipe, o meia escreveu sua história no futebol goiano com grandes exibições e golaços. As atuações levaram ao Goiás a grandes feitos, como por exemplo a terceira colocação da Série A em 2005, culminando na inédita vaga na Libertadores em 2006.

O ex-atleta defendeu o Goiás em duas oportunidades. A primeira foi entre os anos de 2004 e 2005. Ele retornou ao esmeraldino entre 2007 e 2008. Por muito tempo, Paulo Baier foi o maior artilheiro do Brasileirão na era dos pontos corridos, com 106 gols marcados. A marca foi derrubada em 2014, pelo atacante Fred e por Diego Souza, em 2019.

Mais da série Especial Futebol Goiano:
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-jogador esmeraldino Dill
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-goleiro colorado Wagner Bueno
Confira uma entrevista exclusiva com ex-atacante esmeraldino Dadá Maravilha
Confira uma entrevista exclusiva com Baltazar: o Artilheiro de Deus e do Atlético
Confira uma entrevista exclusiva com Márcio: o goleiro artilheiro do Cerrado e do Atlético
Confira uma entrevista exclusiva com Finazzi: ex-jogador e atual técnico do Goiânia
Confira uma entrevista exclusiva com Silvinho: campeão goiano de 1968 pelo Goiânia
Confira uma entrevista exclusiva com o ídolo colorado Wando
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-lateral esmeraldino: Jadílson
Confira uma entrevista exclusiva do goleiro Fernando Prass: ídolo do Vila Nova
Confira uma entrevista com o xerifão esmeraldino: Silvio Criciúma
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-atacante do Azulão do Vale: Wendell Lira

Em entrevista exclusiva e especial ao repórter Willian Rommel do Esporte Goiano, dando sequência a série com personagens que fizeram história no futebol goiano, o ex-jogador relembrou fatos marcantes da sua carreira vitoriosa. Ele também falou da sua passagem pelo Goiás e do amor ao time esmeraldino.

Confira a entrevista com Paulo Baier

 

Acompanhe-nos por aqui e pelas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Canedo diz que retorno do Goianão seria “aberração”

Foto: Rossini Pasti/AAA

O Campeonato Goiano completa nesta quarta-feira (15) um mês de paralisação. Foi no dia 15 de março que o torneio foi interrompido, acolhendo recomendações de autoridades de saúde. 30 dias depois, ainda não há horizonte de retorno. Para o presidente do Conselho Deliberativo da Anapolina, Pedro Canedo, o sensato é encerrar a competição.

Em entrevista ao repórter Wagner Almeida, da Rádio Manchester News, o dirigente ressaltou as dificuldades de se montar um elenco para a disputa de apenas duas partidas. Segundo ele, o retorno do Estadual seria uma “aberração”. Canedo ainda diz que a FGF não pode declarar, caso o torneio não seja concluído, a Rubra como rebaixada.

– Vamos lutar com unhas e dentes para que esse campeonato seja totalmente passado. Por interesse técnico, inclusive. Nessa hora você não tem que pensar: “não pode, a Anapolina é última colocada e tem que ser rebaixada”. Rebaixá-la por quê? Não terminou o campeonato. Se vier a continuidade desse campeonato, será a maior aberração e vamos considerá-lo como uma forma de aproveitar para rebaixar a Anapolina. Mas acho que, se tiver bom senso, não vai ter campeonato – afirmou.

Mais do futebol goiano
Dadá Maravilha relembra passagem pelo Goiás
Veja os detalhes do Campeonato de Futebol Digital do Vila

Conforme o dirigente, a melhor solução seria fazer a edição de 2021 com 14 clubes, com os dois promovidos da Divisão de Acesso e sem rebaixamento deste ano. Destarte, no próximo ano, quatro equipes cairiam.

– O campeonato tinha que ter acabado, independente da posição da Anapolina, do Atlético. Ou o campeonato não existiu ou faz o campeonato de acordo com a classificação. Quer dizer, não desce ninguém. Se der tempo de fazer a Divisão de Acesso, sobem dois e, ano que vem, fazemos com 14 clubes e descem quatro. É uma solução que apresentamos verbalmente – reiterou.

Pedro Canedo também citou as dificuldades de se montar um plantel para atuar por apenas duas partidas. Segundo o presidente do conselho colorado, isso seria um “investimento maluco”.

– Acho dificílimo, acho isso impossível, o fim da picada. Contratar jogadores para disputar duas partidas, pois a Anapolina não tem condições de se classificar, é um investimento maluco. Beira o impossível você montar um time para jogar duas partidas – ponderou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entrevista: Dadá Maravilha relembra carreira vitoriosa e passagem no Goiás

Arte: Ildeu Iussef/EG

Ele é o filósofo da bola, o rei do marketing no futebol brasileiro estou falando de Dario José dos Santos, o Dadá Maravilha, um dos maiores artilheiros do futebol mundial. Autor de 926 gols na carreira, valendo-se de suas maiores qualidades: a velocidade e a impulsão.

Mais da série Especial Futebol Goiano:
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-jogador esmeraldino Dill
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-goleiro colorado Wagner Bueno
Confira uma entrevista exclusiva com Baltazar: o Artilheiro de Deus e do Atlético
Confira uma entrevista exclusiva com o Maestro Esmeraldino: Paulo Baier
Confira uma entrevista exclusiva com Márcio: o goleiro artilheiro do Cerrado e do Atlético
Confira uma entrevista exclusiva com Finazzi: ex-jogador e atual técnico do Goiânia
Confira uma entrevista exclusiva com Silvinho: campeão goiano de 1968 pelo Goiânia
Confira uma entrevista exclusiva com o ídolo colorado Wando
Confira uma entrevista exclusiva do goleiro Fernando Prass: ídolo do Vila Nova
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-lateral esmeraldino: Jadílson
Confira uma entrevista com o xerifão esmeraldino: Silvio Criciúma
Confira uma entrevista exclusiva com o ex-atacante do Azulão do Vale: Wendell Lira

Em entrevista exclusiva e especial ao Esporte Goiano, dando sequência a série com personagens que fizeram história no futebol goiano, o ex-jogador relembrou fatos marcantes da sua carreira vitoriosa, falou da sua passagem pelo Goiás e da origem do apelido “Dadá Maravilha”. Confira!

Torcedor esmeraldino relembre o primeiro gol de Dadá Maravilha com a camisa do Goiás, em jogo contra o Mixto-MT, válido pela primeira fase da Taça de Ouro (Campeonato Brasileiro) de 1983, no Estádio Serra Dourada.

Acompanhe-nos por aqui e pelas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na memória: Em Goiânia, Seleção Brasileira de futsal massacra Eslovênia

Brasil x Eslovênia 2008 - Goiânia Arena (GO) Foto: Flickr/Anderson Britto

Atuando no Brasil, a Seleção Brasileira de futsal conquistou o seu sexto título mundial, em 2008. Após a conquista, o time canarinho disputou dois amistosos para comemorar o título, ambos em Goiás. Os duelos foram contra a seleção da Eslovênia. O primeiro foi realizado na cidade de Anápolis no Ginásio Newton de Faria, enquanto a segunda partida foi disputada no Ginásio Goiânia Arena, na capital.

Em ambos os duelos o Brasil saiu vencedor. No primeiro confronto a Seleção Brasileira venceu por 2×0, em Anápolis. Já no segundo duelo o time canarinho sobrou e massacrou o adversário pelo placar de 7×1. Os triunfos coroaram ainda mais o título da Copa do Mundo daquele ano. Na final, o Brasil bateu a Espanha por 4×2, nos pênaltis, após empate em 2×2 no tempo normal.

RELEMBRE OUTROS JOGOS
Vila vence Corinthians em 2008
Goiás faz maior goleada sobre o Vila em 2009
Anapolina humilha Grêmio em 2005

O TIME
Seleção Brasileira campeã mundial de futsal em 2008.
Foto: Getty Imagens/Reprodução Internet

Sem contar com os jogadores que atuavam no futsal europeu, o treinador PC Oliveira, convocou apenas 5 jogadores que disputaram o mundial. A convocação marcou um novo ciclo na Seleção Brasileira, com jogadores que futuramente conquistariam o sétimo título, em 2012, na Tailândia.

Apenas Tiago, Franklin e Rogério, os alas Falcão e Ari e o pivô Lenísio, que estiveram na Copa de 2008 vieram para Goiás. A seleção contou com os goleiros: Rogério (Joinville), Tiago (Malwee Futsal), Franklin (Malwee Futsal). Os Fixos Leco (Malwee Futsal) e Jonas (Ulbra).

Alas: Falcão (Malwee Futsal) ,Ari (Malwee Futsal), Thiaguinho (Teresópolis/DalPonte), Fernando (Joinville/Krona/DalPonte), Cabreúva (Intelli), Diece (V&M Minas), Tostão (Carlos Barbosa), Guina (Poker/Petrópolis/Ikinha).

O CONFRONTO
Foto: Flickr/Anderson Britto

Após ter vencido em Anápolis, a seleção não teve dificuldade alguma na capital. Na primeira etapa o Brasil precisou apenas de 6 minutos para abrir o placar. Diego, que fazia sua estreia na equipe, abriu o placar para os atuais campeões mundiais.

O segundo gol saiu na jogada de Jonas, que limpou a marcação do time europeu e cara a cara com o goleiro esloveno não desperdiçou, 2×0 Brasil. O time da Eslovênia estava totalmente apático e desnorteado dentro de quadra. Foi amplamente dominado pelo Brasil que ainda no final da primeira etapa, anotou mais dois gols, o primeiro com Cabreúva, e o último, o quarto da partida, com Leco. Fechando em 4×0 a etapa inicial.

Na volta para a segunda etapa, o panorama não mudou muito e o Brasil continuou o amplo domínio que tinha. O quinto gol não demorou a sair com Tostão, que fez bela jogada individual e estufou as redes da seleção européia. A Eslovênia marcou seu primeiro e único gol com Brkic, após bobeada do time canarinho.

Porém mesmo como o gol, a seleção verde e amarelo não sentiu o baque e marcou mais duas vezes, decretando o fim do jogo. O sexto gol saiu dos pés de Fernando, que recebeu passe de Cabreúva e encobriu o goleiro. O sétimo veio com o próprio Cabreúva, numa jogada individual, limpou a marcação e chutou forte, anotando o seu segundo gol na partida. Final de jogo, Brasil 7×1 Eslovênia.

Ficha Técnica

BRASIL 7X1 ESLOVÊNIA
Amistoso
Data: 26/10/2008
Horário: 10H30
Ginásio: Goiânia Arena, Goiânia, Goiás

Gols:
1° T Diego, Jonas, Cabreúva e Leco (BRA)
2° T – Tostão, Fernando e Cabreúva (BRA) e Brkic (ESL)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Liga URB suspende etapa de abertura da temporada 2020

Foto: Divulgação/Liga URB

A direção da Liga URB comunicou neste fim de semana a suspensão da 1ª etapa classificatória. A decisão foi tomada seguindo recomendações de autoridades de saúde para não realização de eventos esportivos durante o período de crescimento da epidemia de Covid-19. A competição seria realizada entre 1 e 3 de maio.

Segundo um dos organizadores da competição, Shenayder Silva, a suspensão será mantida mesmo numa eventual flexibilização do decreto estadual, que decorre atualmente até o próximo domingo (19). Conforme explicou ao Esporte Goiano, a cidade de Rio Verde já ampliou as normas de isolamento até o dia 30 de abril. O município registra 13 casos de infecção por coronavírus e uma morte.

Mais do basquete
Basquete Anapolino teme cancelamento do Brasileirão
Jogadores auriazuis seguem em Anápolis depois de não conseguirem retorno

A Liga URB é disputada em três etapas, sendo duas de qualificação e um final four. De acordo com Shenayder, as datas de 2ª etapa classificatória (5,6 e 7 de setembro) e das finais (31 de outubro, 1 e 2 de novembro) estão mantidas. Porém, não é descartada uma alteração no regulamento.

– Depois nós mudaremos a fórmula de disputa. Após o dia 30, vamos sentar com o restante da organização para decidir como fazer – afirmou.

As inscrições para a primeira etapa ainda não estavam fechadas, mas já haviam três equipes femininas e oito masculinas com participação confirmada.

Torneios afetados

Este é o oitavo torneio previsto no calendário do Basquete Integração afetado pela epidemia de Covid-19. Em março, foram suspensas a Copa Vermelho e Branco, Copa da Amizade Denílson Fernandes e etapa do Circuito Goiano Master. Em abril, foram suspensas todas as competições para o mês (3ª etapa CGB 3×3, Open Caldas, JUGs e Copa Centro-Sul).

As suspensões chegam a maio com a decisão da Liga URB. O próximo evento do calendário é a 2ª etapa do Circuito Vianópolis que, por ora, está mantida. Segundo o diretor do Basquete Integração, Vinícius Valentin, uma reestruturação do calendário será anunciada após a retomada das atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira todos os detalhes do 1º Campeonato de Futebol Digital do Vila Nova

Arte: Ildeu Iussef/EG

O futebol dentro de campo está suspenso por tempo indeterminado, até que o problema da pandemia do coronavírus esteja devidamente controlado no entendimento das autoridades sanitárias. Mas no Vila Nova o futebol continua a todo vapor no mundo virtual com a realização, nos próximos dias, do 1º Campeonato Sócio Tigrão de Futebol Digital.

Mais do Futebol Goiano:
Confira uma entrevista especial com o ex-goleiro colorado: Wagner Bueno
Relembre quando o Vila Nova venceu o Corinthians, pela Série B em 2008
O futebol goiano nos álbuns de figurinhas do Campeonato Brasileiro

De acordo com o Diretor do Sócio Tigrão, Fernando Oliveira, já foram feitas 60 inscrições, somando as duas categorias, com prazo final para se inscrever as 23:59 deste domingo (12).

“As inscrições foram prorrogadas até domingo, devido às inconsistências dos sistemas da Caixa Econômica Federal ao longo desta semana, o que dificultou o pagamento dos já inscritos”, relatou Fernando Oliveira ao EG.

Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui. Podem participar torcedores sócios e não sócios. Para os sócios adimplentes, a inscrição é R$ 20 reais e para os não-sócios o valor é de R$ 40 reais.

Vale lembrar que as partidas serão disputadas no game Pro Evolution Soccer (PES) 2020, por meio dos consoles Playstation 4 e Xbox One. A principal regra do torneio é jogar apenas com o Vila Nova. O campeonato terá início nesta segunda-feira, dia 13.

A premiação será a seguinte:

1° – Uniforme oficial, conjunto de agasalho oficial, boné oficial e copo personalizado
2° – Uniforme oficial, boné oficial e copo personalizado
3° – Uniforme oficial e copo personalizado

Confira o regulamento abaixo

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tempo de coronavírus, saiba como manter uma alimentação saudável na quarentena

Arte: Ildeu Iussef/EG

A quarentena imposta pela crescente contaminação por coronavírus tem impacto na rotina, o que gera mudanças, principalmente na alimentação. Cuidar da alimentação, no entanto, é ainda mais crítico em uma situação de pandemia.

Mais da Quarentena:
Práticas de exercícios ajuda na manutenção da saúde mental e corporal

Em entrevista especial ao Esporte Goiano, a Nutricionista Bárbara Caciquinho, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional, falou a respeito dos cuidados que devemos tomar com nossa alimentação nesse período de isolamento social imposto como medida protetiva à proliferação do coronavírus. Confira a entrevista na íntegra!

EG – Como manter a alimentação saudável sem fugir da dieta na quarentena?

É importante ter consciência na hora de ir ao supermercado, já que a pessoa só irá consumir aquilo que comprar. O ideal é investir em alimentos saudáveis e evitar ao máximo os industrializados. A quarentena também é um momento oportuno pra ir pra cozinha e testar novas preparações ou até mesmo fazer as próprias refeições normalmente, com mais tempo e calma.

Estabelecer uma rotina alimentar também ajuda muito. Mesmo que o dia-a-dia de todos esteja afetado de alguma forma, tentar manter pelo menos os horários das refeições já influência muito nas nossas escolhas alimentares ao longo do dia.

Esse período acaba gerando muita ansiedade nas pessoas, por isso é importante aprender a diferenciar a fome fisiológica (quando nosso corpo apresenta sintomas) da fome emocional (quando há apenas um desejo pela comida). Claro que podem haver momentos nos quais são feitas refeições “fora da dieta” e não há problema nisso! É uma questão de equilíbrio, onde esse tipo de situação não se torna um hábito diário.

EG – Há algum tipo de alimento que deva ser restrito o consumo excessivo?

Toda restrição excessiva acaba levando a algum tipo de compulsão alimentar. O ideal é sempre ter um equilíbrio alimentar. Mas alimentos industrializados com sódio e açúcar em excesso, aromatizantes, corantes e conservantes devem ser evitados o máximo possível.

EG – Que tipo de alimentos as pessoas devem inserir na dieta para suprir a perda de sais minerais e vitaminas?

A base da nossa alimentação deve ser composta por alimentos ‘in natura’ que são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza; e por  alimentos minimamente processados, que correspondem a alimentos ‘in natura’ que foram submetidos a processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. Portanto o consumo diário de frutas, verduras, legumes, proteínas animais (quando não há alguma restrição), vegetais, laticínios (quando não há alguma restrição) e cereais integrais vão nos fornecer todos os nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar corretamente.

EG – Como repor os níveis de vitamina D?

A vitamina D pode ser reposta através da exposição solar antes das 10 horas e após as 16 horas, através da alimentação apesar de ser pouco eficiente e através da suplementação. No entanto, qualquer tipo de recomendação deve ser feita de forma individual, avaliando os níveis dessa vitamina através de exames bioquímicos, e assim o Nutricionista ou o Médico pode indicar a melhor forma de reposição e a dosagem correta caso haja necessidade de uma suplementação.

EG – A restrição de academias e exercícios físicos afeta a dieta alimentar em que medida?

Durante essa quarentena foi possível concluir que a atividade física pode ser feita em qualquer lugar. Há diversos profissionais de educação física disponibilizando consultorias onlines, treinos que podem ser feitos em casa através de aplicativos ou redes sociais. A maioria deles requer apenas o peso do corpo ou alguns objetos de casa que podem ser usados como pesos.

Claro que para as pessoas acostumadas com uma rotina na academia não é a mesma coisa, mas o importante é se exercitar independente dos aparelhos da academia estarem presentes ou não. Por isso acredito ser possível, mesmo em um período de quarentena, associar atividades físicas e dieta, mantendo assim os hábitos saudáveis que fortalecem a nossa saúde.

EG –  Com o isolamento, é comum que as pessoas acabem comprando bebidas alcoólicas para consumo em casa. Há alguma recomendação em relação à ingestão?

Não existe uma recomendação segura estabelecida, uma vez que a resposta ao álcool acontece de forma individualizada. O álcool pode prejudicar o nosso organismo de diversas formas: desde o risco maior de se ter câncer, até o aumento do estoque de gordura. O consumo regular e/ou exagerado pode levar a danos irreversíveis principalmente no fígado, como a cirrose hepática, e de outros órgãos como rins, cérebro, pulmões, estômago, além do sistema circulatório.

O álcool também favorece a desidratação, atrapalha a absorção de diversos nutrientes e consequentemente diminui a nossa imunidade, o que não é nada interessante para o período em que estamos vivendo. O seu consumo deve ser feito moderadamente e ocasionalmente, nunca se tornando um hábito diário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Advertisement -

EM ALTA

JÁ VIU? FIQUE LIGADO!

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!