5.6 C
New York
terça-feira, outubro 26, 2021
Início Futebol Futebol Goiano Na memória: Em tarde inspirada de Sávio, Anapolina vence São Paulo, no...

Na memória: Em tarde inspirada de Sávio, Anapolina vence São Paulo, no Brasileirão de 1982

Em 1982, a Anapolina disputou a Taça de Ouro – torneio equivalente a Série A do Campeonato Brasileiro – após ter sido vice-campeã da Taça de Prata – torneio equivalente a Série B do Brasileirão – no ano anterior perdendo o título para o Guarani-SP.

A Rubra chegou às oitavas de final do torneio, após ter deixado para trás adversários como: Inter de Santa Maria-RS, Joinville-SC, XV de Jaú-SP, Cruzeiro-MG e Moto Club-MA.

Confira mais jogos históricos
Pela Série C do Brasileirão, Anapolina venceu o Fluminense
Goiânia elimina América na Copa do Brasil de 2001
Aparecidense supera Sport na Copa do Brasil de 2016

- Anúncio -

O adversário das oitavas foi o São Paulo que contava com Waldir Peres, Oscar, Serginho Chulapa e Renato, jogadores que disputariam a Copa do Mundo naquele mesmo ano. O Tricolor do Morumbi fazia uma campanha impecável no Brasileiro, em 14 partidas foram 10 vitórias, 1 empate e  3 derrotas – sendo dois revés para o Flamengo na primeira fase e um para a Ponte Preta na segunda fase.

O jogo marcou a estreia do técnico Paulo Henrique à frente da Anapolina, que tinha duas dúvidas para definir a equipe da Rubra: Sidney ou Wilson Santos na zaga; e Veiga ou Edu na ponta esquerda, para suprir a ausência de Paulo Neli que estava suspenso.

Enquanto, o treinador Formiga não tinha muitos problemas para escalar o São Paulo. A única dúvida era o meio campista Paulo César, que havia sofrido uma pancada no joelho no duelo contra o Athlético Paranaense. Porém, o Tricolor Paulista contava com o retorno de Mário Sérgio da suspensão automática pela expulsão contra o Ceará.

O JOGO

Com mais pontos somados no Campeonato, o São Paulo tinha a vantagem de jogar por dois empates contra a Anapolina nas oitavas de final.

A Anapolina dominava as ações do jogo com Paulo Sérgio, Nei e Mateus e, com o apoio da torcida, pressionava o São Paulo que demonstrava bastante nervosismo e via Renato bem marcado sem conseguir arrancar em velocidade, Ricardo sem tocar na bola e Serginho Chulapa isolado na frente.

Buscando fazer um jogo ofensivo, os laterais Getúlio e Marinho avançavam, procurando auxiliar o ataque são-paulino, o mesmo acontecendo com os zagueiros Oscar e Dario Pereira. No contra-ataque, a Rubra fez o primeiro gol da partida. Aos 15 minutos, aproveitando a bobeira da defesa adversária, Mateus recebeu um belo passe na entrada da área e frente a frente com Waldir Peres não desperdiçou.

A Anapolina continuava apostando nos contragolpes e o segundo gol saiu aos 27 minutos. Aproveitando da falha do lado esquerdo da defesa do time do Morumbi, Vinícius avançou com liberdade e cruzou, na medida, para Sávio cabecear para o fundo das redes. Anapolina 2 a 0.

Após o segundo gol da Rubra, o São Paulo passou a reagir. A defesa da Anapolina continuava a marcar muito bem, mas o Tricolor Paulista crescia em campo. A recompensa do esforço são-paulino veio aos 45 minutos da primeira etapa. Jaiminho recebeu um cruzamento da esquerda e tocou rasteiro, vencendo o goleiro Déo. Final de primeiro tempo: Anapolina 2×1 São Paulo.

“Dá-lhe Xata! É gol, é gol! É mais um show…”

O São Paulo retornou do vestiário com disposição para buscar o empate à qualquer maneira, porém deixava a defesa desguarnecida. E aos 18 minutos da etapa complementar, Nei lançou o lateral direito Vinícius, que correu em direção à bola e cruzou para área. Sávio com muito oportunismo, antecipou-se ao marcador e cabeceou para o fundo das redes de Waldir Peres, fazendo 3 a 1.

O terceiro gol deixou o Tricolor Paulista mais desorientado em campo e a torcida da Xata mais eufórica. A Rubra suportou a pressão são-paulina e garantiu o resultado positivo. Fim de jogo, no Jonas Duarte, Anapolina 3×1 São Paulo.

Ficha Técnica
Anapolina 3×1 São Paulo
– Oitavas de Final do Campeonato Brasileiro 1982
Data: 28/03/1982
Horário: 17h
Local: Estádio Jonas Duarte, em Anápolis (GO)

Público: 17.005 torcedores
Renda: Cr$ 6.347.400 cruzeiros
Árbitro: Wilson Carlos dos Santos
Assistentes: Luis Carlos Dias Braga e Luis Antônio Barbosa
Gols: Mateus aos 15 min/1T (Anapolina), Sávio aos 27 min/1T (Anapolina), Jaiminho aos 45 min/1T (São Paulo), Sávio aos 21 min/2T (Anapolina)
Cartão Amarelo: Éverton (São Paulo)
Anapolina: Déo; Vinícius, Sidney, Ribas e Nilton; Paulo Sérgio, Mateus e Nei; Roldão (Zé Neto), Sávio e Edu (Osmar Lima).
Técnico: Paulo Henrique.
São Paulo: Waldir Peres; Getúlio, Oscar, Dario Pereira e Marinho; Almir (Gassem), Renato e Éverton; Ricardo, Serginho Chulapa e Jaiminho (Tatu).
Técnico: Formiga.

Confira os gols da partida!

 

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Produtor dos Programas Esportivos da Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

Goiânia recebe Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

Entre 31 de outubro e 5 de novembro, Goiânia recebe o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas. O evento acontece...

3º Camping de Taekwondo será realizado no final de semana em Aparecida de Goiânia

A Federação Goiana de Taekwondo (FGTDK) realiza no fim de semana (30 e 31) o 3º Camping de Taekwondo. O evento será...

Após terceira derrota, América de Morrinhos demite técnico Dário Lourenço

O América de Morrinhos anunciou a saída do técnico Dário Lourenço na tarde desta terça-feira (26). O experiente treinador deixa o clube...

Ex-Vila Nova e Iporá, Anderson Cavalo vai disputar a Divisão de Acesso

O atacante, Anderson Cavalo, de 35 anos, irá disputar a divisão de acesso pelo Morrinhos. A equipe acertou a contratação do atleta...

Goiânia Rednecks anuncia Isaiah Piérre como reforço para 2021

O Goiânia Rednecks anunciou nos últimos dias a contratação de mais um estrangeiro. Trata-se de Isaiah Piérre, que jogou pelo Mustangs, San...
Anúncio