5.6 C
New York
quinta-feira, maio 9, 2024
InícioFutebolAtléticoCBF descarta paralisação do Campeonato Brasileiro após os esquemas de manipulações

CBF descarta paralisação do Campeonato Brasileiro após os esquemas de manipulações

Por meio de uma nota oficial emitida na tarde desta quarta-feira (10), a CBF, juntamente com o STJD descartou qualquer possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro, de todas as séries, após as denúncias de esquemas de manipulações do Ministério Público de Goiás.

Mais do Futebol Goiano: 
Em meio a investigação, Moraes é emprestado do Atlético à Aparecidense 
Atlético-GO x Avaí é antecipado 
Presidente revela novo preço do projeto da Serrinha 

O STJD,  por meio do procurador-geral, Ronaldo Placente, afirmou que não há a necessidade de paralização, visto que não há indícios de ligação das fraudes com os clubes. Desta forma, as punições são apenas por CPF, e não por CNPJ. 

Segundo a CBF, a confederação irá trabalhar junto com à FIFA e demais entidades internacionais, para um trabalho mais rigoroso e estudado para possíveis punições aos atletas e novas regras, para que se evite tais esquemas de manipulações, revelados pelos órgãos públicos.  

- Anúncio -

Veja a carta oficial da Confederação Brasileira de Futebol, sobre o assunto: 

“Com relação às suspeitas de envolvimento de atletas de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022, em possíveis atos de manipulação de resultados de partidas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação. A CBF, por sua vez, estará à disposição para dar todo o apoio necessário.

A CBF ressalta, ainda, que não há qualquer possibilidade de a competição atual ser suspensa. E vem trabalhando em conjunto com a FIFA e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação. Vale lembrar que a entidade, que igualmente é vítima destes possíveis atos criminosos, não foi, até o momento, oficialmente informada pelas autoridades sobre os fatos.

Na reunião ocorrida no último dia 7/03, na sede da entidade, com a participação de Promotores e Procuradores de Justiça de diferentes estados do país e do Conselho Nacional do Ministério Público, a Confederação já havia se colocado à disposição para subsidiar situações desse tipo, sempre que acionada.

A CBF ressalta que, tão logo estejam comprovados os fatos, espera que as sanções cabíveis por parte do STJD sejam tomadas de forma exemplar. Mais uma vez, a entidade reforça que o campeonato não será suspenso, mas defende que a punição de atletas e demais participantes do esquema de fraudes aconteça de forma veemente.

“Venho trabalhando em conjunto com a FIFA, demais entidades internacionais, além de clubes e Federações brasileiros, com o intuito de combater todo e qualquer tipo de crime, fraude ou ilícito dentro do futebol. Defendo a suspensão preventiva baseada em suspeitas concretas e até o banimento do esporte em casos comprovados. Quem comete crimes não deve fazer parte do futebol brasileiro e mundial “, assinalou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.”

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Willian Rommel
Jornalista formado na UFG. Pós graduado em jornalismo esportivo pela faculdade Estácio. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, na Rádio Difusora 640 AM, Rádio Bandeirantes Goiânia, Diário de Goiás e na TV UFG. Profissional na área esportiva desde 2012.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P