Cerrado e Beta Itumbiara garantiram neste domingo (31) duas taças para Goiás na Copa Anápolis de Handebol, principal torneio do Centro-Oeste na modalidade. A alcateia foi campeã no adulto feminino, enquanto as garotas do Sul do estado levaram para casa o ouro do cadete feminino.
A Copa Anápolis também coroou o HTEC Timon, do Maranhão, que levou os títulos do juvenil e cadete masculino, derrotando equipes goianas na decisão. O Tangará da Serra, de Mato Grosso, foi o vencedor no juvenil feminino, enquanto a UnB, do Distrito Federal, ficou com o ouro no adulto masculino.
As finais do adulto foram emocionantes. Ambas colocaram brasilienses e goianos frente a frente e as duas foram decididas no tiro de 7 metros. No masculino, o Vale, de Goiás, buscou o empate em 24 a 24 no fim, mas errou dois arremessos e ficou com o vice. No feminino, o placar foi 14 a 14, mas com desfecho favoráveis às anfitriãs.
Nas outras quatro finais, os goianos também chegaram, mas levaram apenas em uma. A Copa Anápolis reuniu 74 equipes e reforçou a marca de maior competição de handebol do Centro-Oeste.
Veja os resultados das finais
Adulto masculino: UnB 24 x 24 Vale – UnB campeã no tiro de 7 metros Adulto feminino: Cerrado 14 x 14 Aruc/UnB – Cerrado campeão no tiro de 7 metros Juvenil masculino: HTEC Timon 24 x 11 Handesfa Juvenil feminino: Tangará da Serra 25 x 21 Beta Itumbiara Cadete masculino: HTEC Timon 29 x 13 K2 Cadete feminino: Beta Itumbiara 19 x 12 K2
Saneago/Goiás Vôlei e Neurologia Ativa já sabem quem vão encarar nas semifinais da Superliga B de 2024. Os esmeraldinos disputarão uma vaga na elite do voleibol masculino contra o Brasília, enquanto os azuis enfrentarão o Rede Cuca.
Brasilienses e cearenses fecharam neste domingo (31) a série melhor de três dos playoffs de quartas de final e se qualificaram com vitórias por 2 a 1 nos confrontos. O Brasília fez 3 a 0 no JF Vôlei, e o Rede Cuca derrotou o Maringá por 3 a 1.
Por terem as duas melhores campanhas da primeira fase, Goiás e Neurologia avançaram direto à semifinal. Os dois goianos estão a apenas duas vitórias de conquistar o sonhado acesso à elite do voleibol nacional.
As datas pré-definidas são os dias 11, 16 e 19 de abril, mas ainda serão confirmadas pela CBV. É certo, porém, que esmeraldinos e azuis farão os primeiros jogos longe de Goiânia. A segunda partida será na capital goiana, assim como a terceira, se necessária.
Nesta terça-feira (2), os representantes do estado se encontram num novo amistoso. Dadas as semanas de inatividade, as equipes se enfrentaram na sexta-feira (29), com triunfo azul no ginásio da Cidade Jardim, e agora duelam no ginásio do Sesi Canaã.
O Goiás confirmou, na noite deste domingo (31), a contratação do técnico Márcio Zanardi, de 45 anos. O novo comandante esmeraldino dirigia o São Bernardo nas últimas temporadas (desde 2021) e substitui Zé Ricardo, demitido na última semana.
Márcio Zanardi faturou, no comando do São Bernardo, a Copa Paulista e um acesso à Série C (em 2022). No time goiano, irá reencontrar Lucas Andrino, recém-contratado, e que também trabalhou no time paulista.
Além de Zanardi, a comissão técnica do Verdão passa a contar também com os auxiliares Bebeto Sauthier e Márcio Griggio e com o preparador físico Samir Omeiri. O início dos trabalhos dos novos profissionais será no decorrer da semana.
Eliminado nas quartas de final do Campeonato Goiano e da Copa Verde, o Goiás volta a campo só no dia 19 de abril, na abertura da Série B. O clube esmeraldino enfrentará o Ceará, fora de casa.
O desgaste causado pela sequência de jogos foi crucial no baixo rendimento do Vila Nova na primeira partida da decisão do Goianão, na avaliação do presidente Hugo Jorge Bravo. O dirigente lembrou que o Tigrão vinha de duelos com o Goiás pela Copa Verde e, na quarta-feira (27), atuou para virar uma desvantagem de 2 a 0 contra a Aparecidense.
“Não fizemos um bom jogo. Estava muito preocupado com esse horário da partida, pelo desgaste físico que a gente vinha adquirindo com essa sequência de jogos. O adversário teve um período de recuperação interessante. Ficou nítido que estávamos em inferioridade física pelo desgaste da sequência de jogos”, disse.
O mandatário colorado também ressaltou a força do rival no clássico e admitiu que o placar de 2 a 0 ‘ficou barato’ para o Vila Nova. Bravo, contudo, mostrou confiança numa reação na partida do Antônio Accioly. Durante a semana, pela primeira vez, ressalta o dirigente, o técnico Márcio Fernandes terá uma semana cheia para treinar.
“Sabíamos que, para este jogo, nem o 100% bastaria. Como não chegamos nem no 100%, tivemos muitas dificuldades. Para falar a verdade, o 2 a 0 – com o Dênis Júnior como melhor do jogo – ficou barato para nós. Vamos ter uma semana cheia para recuperar. Sabemos que a missão é muito difícil, mas vamos confiantes, pois o futebol nos permite acreditar”, destacou.
O presidente Adson Batista não poupou elogios à atuação do Atlético-GO no clássico deste domingo (31), diante do Vila Nova, no Onésio Brasileiro Alvarenga. Para o mandatário rubro-negro, o placar de 2 a 0 – que dá vantagem ao time campineiro – ficou barato para os rivais, uma vez que os visitantes foram ‘soberanos’. Ele, porém, ressaltou que o título não está ganho.
“O Atlético-GO fez uma grande partida. Fico muito satisfeito. O Atlético-GO veio aqui, se impôs, jogou um futebol de altíssimo nível. Ficou barato para o Vila. Poderíamos ter saído tricampeão daqui. É uma boa vantagem, mas em futebol tudo é possível. O Atlético-GO mereceu ganhar. Foi soberano. O time foi muito competitivo, ganhou as divididas e foi tecnicamente superior. Vamos trabalhar de maneira muito equilibrada na semana e vamos buscar, com muita serenidade, o tricampeonato tão importante para a história do Atlético-GO”, afirmou.
O presidente atleticano também foi questionado sobre a renovação do técnico Jair Ventura, cujo contrato se encerra após a decisão do próximo domingo (7). De acordo com Adson, o clube já levou há muito tempo o interesse de estender o vínculo ao estafe do treinador, mas ainda não recebeu resposta.
“Eu já estou conversando com o empresário dele há um tempão. Ele sabe que o melhor para ele é continuar num time que ele é feliz, tem material humano, estrutura. Para o Jair, pensando numa administração de carreira, melhor caminho é o Atlético-GO”, afirmou.
O presidente disse ainda que “ninguém põe faca no pescoço” dele e diz que o clube manterá as tratativas para renovação, mas sobretudo focado no tricampeonato.
A vantagem de 2 a 0 construída neste domingo (31) não ilude o goleiro Ronaldo. O defensor da meta rubro-negra reconhece a importância da vitória, a 14ª seguida na temporada, mas lembra que, no ano passado, o Atlético-GO também abriu 2 a 0 contra o Goiás e a decisão acabou apenas nas penalidades, depois de o rival igualar o confronto.
“No ano passado foi muito parecido. Abrimos 2 a 0 sobre o Goiás e fomos surpreendidos na casa deles. Vamos jogar em frente à nossa torcida, que vamos ser nosso 12º jogador, mas não podemos desfocar em momento algum. Em final tudo pode acontecer. Temos que nos preparar como nos preparamos para esse jogo”, disse o arqueiro.
Ronaldo completou no clássico 100 jogos com o uniforme atleticano. O goleiro foi peça fundamental na marca histórica de 14 triunfos consecutivos. O atleta exaltou o desempenho do Dragão e ressaltou que o Atlético-GO poderia ter aberto vantagem maior contra o rival.
“Poderia ter sido mais. Não é à toa que conseguimos essas 14 vitórias seguidas. Temos desempenhado muito bem. Isso culmina nas vitórias”, disse. “É o trabalho que tem sido feito. Independente do adversário que vamos enfrentar, se tem mais ou menos camisa, damos a mesma importância. Respeitamos todos. Demonstramos mais uma vez o poder do trabalho feito no dia a dia”, frisou.
O Atlético está muito perto de confirmar o tricampeonato consecutivo do Goianão. Mesmo fora de casa, em pleno Onésio Brasileiro Alvarenga, o Dragão foi superior, dominou o Vila Nova e saiu com a vitória de 2 a 0 neste domingo (31), no primeiro jogo da final. Alix e Luiz Fernando anotaram os gols da partida.
Com isso, o time rubro-negro garante a taça mesmo se perder por um gol de diferença na partida de volta, no próximo domingo (7), às 16h, no Antônio Accioly. É a 14ª vitória seguida atleticana na temporada, além de ter quebrado a invencibilidade do Tigre como mandante, que já durava 13 partidas.
Como foi Vila Nova x Atlético-GO na final do Goianão?
O Atlético foi superior durante todo primeiro tempo, rondando mais a área rival e finalizando mais. Romão, de cabeça aos 3 minutos, e Alejo aos 18, perderam grandes oportunidades. Pelo lado do Vila, o único lance de perigo foi aos 16, quando João Vitor chutou de longe, a bola desviou na cabeça de Alesson e carimbou a trave.
Aos 29 minutos, Alix venceu disputa, Baralhas ganhou na sequência e a bola sobrou com Luiz Fernando, que chutou rasteiro no cantinho e abriu o placar. O segundo saiu aos 37, quando Shaylon cobrou falta do lado direito de ataque e Alix ganhou no alto para cabecear no canto, vencendo Dênis Jr, que tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Domínio rubro-negro seguiu
No prejuízo dentro da própria casa, o Vila Nova voltou para o segundo tempo com o zagueiro Anderson Conceição (com isso, Ruan passou a atuar na direita) e Juan Christian como novidades.
Com as mudanças, o Vila passou a ter mais posse de bola e passou a frequentar mais o campo de ataque, mas sem conseguir furar a defesa atleticana. O volante Bruno Mathias, em chute de muito longe, parou em espetacular defesa de Ronaldo aos 10 minutos. As outras raras oportunidades foram em chutes de Henrique Almeida, por cima do travessão, e Juan Christian, de bicicleta, para fora.
Por outro lado, o Atlético teve bastante espaço para contra-atacar. Foi assim que Emiliano Rodriguez balançou as redes (mas o gol foi anulado) e Alejo parou em defesa com o pé de Dênis Júnior. Com o passar do tempo e o Vila cada vez mais aberto, o Dragão teve mais chances. Carimbou a trave em chute de Shaylon e quase marcou com Emiliano, Luiz Fernando e Vagner Love, por duas vezes, mas Dênis Júnior evitou o placar mais dilatado.
Foto: Isabela Azine/EG
Ficha técnica Vila Nova 0 x 2 Atlético-GO Jogo de ida da final do Goianão Data: 31 de março de 2024 Horário: 16h Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia
Árbitro: André Luiz Castro Assistentes: Hugo Correa e Tiego dos Santos VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Cartões amarelos: Matheus Pivô, Henrique Almeida, Juan Christian, Roberto (VILA) Gols: Luiz Fernando (ACG) aos 29′ 1T (0-1), Alix (ACG) aos 37′ 1T (0-2)
Vila Nova: Dênis Júnior; Mateus Pivô (Anderson Conceição), Quintero, Ruan Santos e Roberto; Ralf, Bruno Matias, João Vitor (Fernandão) e Estevão (Juan Christian); Alesson (Sandrinho) e Henrique Almeida (Igor Bolt). Técnico: Márcio Fernandes.
Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Alix, Adriano Martins e Guilherme Romão; Rhaldney (Maguinho), Gabriel Baralhas e Shaylon; Alejo Cruz (Yoni Gonzalez), Emiliano Rodríguez (Vagner Love) e Luiz Fernando. Técnico: Jair Ventura.
A grande decisão do Campeonato Goiano coloca frente a frente os rivais Vila Nova e Atlético. O primeiro dos dois embates finais será neste domingo (31), às 16h, no Onésio Brasileiro Alvarenga. Quem vai levar a melhor?
A CBF divulgou os times participantes e a tabela da terceira divisão do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Aliança e Vila Nova serão os representantes goianos no torneio nacional, enquanto o Atlético-GO, que chegou a divulgar participação, não estará presente.
Os dois rivais se enfrentam já na primeira fase do Brasileirão feminino A-3, que será disputado, novamente, no formato mata-mata. O primeiro duelo será com mando colorado, no dia 13 ou 14 de abril, com jogo de volta no dia 27 ou 28 do mesmo mês. Quem passar do dérbi goiano enfrenta o vencedor de Ypiranga-AM x Paraíso-TO.
No dia 8 de março – dia internacional da Mulher -, o Atlético-GO anunciou uma parceria com o River Trindade para a disputa da A-3 do Brasileirão feminino. O clube rubro-negro chegou a promover uma peneira para captar novas atletas, mas não está entre os participantes do campeonato nacional na temporada 2024.
Chegou o grande momento da temporada do futebol goiano. Na tarde deste domingo (31), a partir das 16h, Vila Nova e Atlético-GO se enfrentam pelo jogo de ida da final do Goianão de 2024, no OBA. Apesar de juntos somarem mais de 30 títulos estaduais, os rivais medem forças pela primeira vez em uma decisão direta de Campeonato Goiano.
O Vila Nova quer encerrar um longo jejum. O clube é um dos que detêm mais títulos goianos, com um total de 15 troféus. No entanto, o último deles foi conquistado em 2005. Desde então, o Tigre até chegou nas finais de 2017 e 2021, mas perdeu para Goiás e Grêmio Anápolis, respectivamente.
Já o Atlético-GO busca sacramentar uma hegemonia. Nos últimos cinco anos, o Dragão levantou a taça quatro vezes. Atual bicampeão, a equipe rubro-negra busca o terceiro título consecutivo para se isolar ainda mais como o segundo maior campeão do Goianão. Atualmente, o time possui 17 canecos.
No Goiano de 2024, Atlético-GO e Vila Nova se enfrentaram na 1ª fase, em 28 de janeiro. Naquela ocasião, o Tigre venceu por 2×1, no OBA. Desde aquela derrota, o Dragão engrenou uma sequência de 13 vitórias seguidas e chega com moral. O Vila também, pois eliminou o Goiás na Copa Verde e reverteu um placar de 2×0 na semifinal estadual.
E as formações?
Quanto às escalações, o time treinado por Márcio Fernandes tem uma dúvida. O meia Luciano Naninho, que não participou dos últimos jogos do Vila Nova por lesão, ainda tem situação incerta. O técnico Jair Ventura, por outro lado, escala o Atlético-GO com o que tem de melhor à disposição.
Ficha técnica Vila Nova x Atlético-GO Jogo de ida da final do Goianão Data: 31 de março de 2024 Horário: 16h Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia
Árbitro: André Luiz Castro Assistentes: Hugo Correa e Tiego dos Santos VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Vila Nova: Dênis Júnior; Mateus Pivô, Quintero, Anderson Conceição e Roberto; Ralf, Bruno Matias, João Vitor e Estevão (Luciano Naninho); Alesson e Henrique Almeida. Técnico: Márcio Fernandes.
Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Alix, Adriano Martins e Guilherme Romão; Roni, Gabriel Baralhas e Shaylon; Alejo Cruz, Emiliano Rodríguez e Luiz Fernando. Técnico: Jair Ventura.