Nem sempre a vida segue um curso que esperávamos antes. É o caso de João Vitor Batista Cardoso, que não tinha planos para uma carreira esportiva e agora está prestes a disputar a sua primeira competição. Entre 16 e 19 de setembro, em São Paulo, o goiano de 19 anos participará do Paralímpico Universitário.
Mais do atletismo
Treinador Jabá avalia modalidade e projeta futuro em Goiás
Com meta olímpica, jovem Pedro Henrique analisa trajetória
Lindsey Lopes traça linha do tempo com objetivos e dificuldades
Natural de Jataí e criado em Chapadão do Céu, João Vitor começou a cursar Administração para assim dar início à sua vida profissional. No entanto, em 29 de abril de 2020, o jovem acabou se envolvendo em um acidente no qual precisou amputar os dois membros inferiores abaixo dos joelhos.
Antes do acidente, ele não vislumbrava nenhum destino esportivo. Depois das amputações, a sua vida virou de cabeça para baixo e João Vitor passou a encontrar espaço no atletismo. Velocista de 100m e ainda tentando achar a sua melhor categoria, ele entrou há dois meses na equipe Gaarra, sob o comando do treinador Jabá, e passou a treinar com a lâmina de corrida no mês passado.
“A sensação é uma das melhores, tanto é que meu primeiro evento. Vai servir de base para aprendizado e até para eu saber se é realmente isso que quero, tirar todas as minhas dúvidas”, afirmou João Vitor em entrevista exclusiva ao Esporte Goiano.
A sua viagem está marcada para quarta-feira (15). A participação do atleta no campeonato vai determinar o que será de seu futuro, mas ele já pensa até mesmo em mudar de curso para estudar Educação Física, a fim de se adequar melhor a uma possível carreira no esporte. De fato, nem sempre a vida segue um curso que esperávamos, mas a adaptação vem sendo o segredo de João Vitor para reencontrar o seu lugar.