Atlético conquista o 3º acesso à Série A em 10 anos, sendo o primeiro em Goiânia

Foto: Vitor Monteiro/EG
Anúncios

O Atlético está de volta à elite do futebol brasileiro. Depois de ser rebaixado na Série A de 2017, o Dragão acertou seu retorno após dois anos de disputa na Série B. Se no ano passado não subiu por um ponto, em 2019 o jogo virou – ficou um ponto a frente do 5º colocado, América. Com mais essa ascensão, o rubro-negro chega a três acessos à Série A em sua história, sendo o terceiro nos últimos 10 anos.

Mais do Dragão
-> Relembre acesso de 2009
-> Veja como foi o acesso diante do Sport

Desta forma, o Atlético vai para a sua 11ª participação na principal divisão do futebol nacional. São dois rebaixamentos para a Segundona – em 2012 e 2017. A primeira vez na Série A foi em 1965, sendo a melhor colocação três anos mais tarde, no ano de 1968, quando terminou em 6º.

O que abriu as portas do Atlético para a Elite

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro acesso, nesse intervalo de 10 anos, foi alcançado em 2009. Naquela ocasião, na penúltima rodada, o Dragão venceu o Juventude em Caxias do Sul, por 3 a 1, com gols de Agenor, Marcão e Juninho. Com o resultado, o time garantiu vaga na 1ª divisão após o seu primeiro ano na Série B desde sua volta. Em 2008, o rubro-negro goiano foi campeão da Série C.

Acesso com troféu

Sete anos mais tarde, o gostinho de subida foi ainda melhor para o clube campineiro. Foi com o título da Série B, sob o comando do técnico Marcelo Cabo. Em Londrina, no dia 08 de novembro de 2016, o Atlético conseguiu vaga na elite após uma vitória por 3 a 2. Júnior Viçosa, duas vezes, e Luiz Fernando, hoje no Botafogo, selaram a classificação rubro-negra. Mais tarde, na penúltima rodada, o Dragão ainda se consagraria campeão brasileiro da Série B pela primeira vez em sua história.

Em casa é melhor

Ou seja, o 0 a 0 diante do Sport, neste sábado (30) no Antônio Accioly, foi o primeiro acesso do Atlético à Série A jogando em Goiânia. Anteriormente, havia sido no sul do país. Um em Caxias do Sul (RS) e outro em Londrina (PR). Mesmo com o empate em casa, o clube conseguiu subir após tropeço do América Mineiro, em Belo Horizonte, que perdeu para o rebaixado São Bento por 2 a 1.

Confira comemoração dos jogadores do Atlético

Vídeo: Vitor Monteiro/EG

Comentários

comentários

PUBLICIDADE