O goiano Ruiter Silva conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Paratriatlo, disputada neste sábado (31), no Chile. O brasileiro venceu a classe PTS5 com o tempo de 59min44s e liderou uma campanha que terminou com cinco pódios para o Brasil, sendo uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Mais paradesporto:
Ruiter fez bonito na Alemanha, veja
Ruiter compete na classe PTS5, destinada a atletas com comprometimentos físico-motores leves, como amputações abaixo do cotovelo ou do joelho e casos leves de paralisia cerebral. Nessa categoria, os atletas mantêm boa capacidade de equilíbrio e coordenação e podem utilizar bicicletas convencionais.
O goiano dominou a prova e registrou os melhores tempos da categoria nos três segmentos: 10min32s na natação, 29min56s no ciclismo e 17min56s na corrida. O queniano Oscar Dennis ficou com a prata, com 1h02min01s, enquanto o norte-americano Jesus Moreno terminou em terceiro, com 1h06min49s.
Por fim, a conquista marca mais um resultado internacional importante para Ruiter, que voltou ao topo do pódio da Copa do Mundo um ano depois de vencer a etapa de San Pedro de la Paz, também no Chile.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.


