5.6 C
New York
terça-feira, abril 23, 2024
InícioMais EsportesFutebol AmericanoApós rompimento do LCA, Pedro Dunck realiza fisioterapia para voltar ao futebol...

Após rompimento do LCA, Pedro Dunck realiza fisioterapia para voltar ao futebol americano

O tigh end do Goiânia Rednecks, Pedro Dunck, de 29 anos, rompeu o ligamento anterior cruzado (LCA) do joelho durante partida de futebol no mês anterior. No entanto, lesões do LCA costumam acontecer durante práticas esportivas e mudanças bruscas de direção. 

“Ocorreu jogando futebol (soccer), adiantei a bola para correr, e na corrida recebi um “bote” atrasado, que fez meu corpo girar quando meu pé direito estava “preso”, o que fez que meu corpo girasse com o pé fixo no chão, gerando uma torção no joelho, ocasionando a ruptura total do LCA além de outras lesões menores”, conta Dunck ao Esporte Goiano.

Dunck pratica futebol americano desde 2012, e teve início na equipe de flag football do Goiânia Rednecks. No ano seguinte, em 2013, passou a treinar em full pad, ou seja, equipado com ombreiras, capacete e proteções nas pernas.

- Anúncio -

No entanto, ainda sofria pequenas lesões em campo, cujo tratamento era rápido e facilitava o retorno a campo.

“Já tive inúmeras lesões ao longo desses anos, mas lesões mais “simples”, torções, alguns estiramentos musculares e etc. Em toda lesão, mesmo as pequenas, sempre procurei tratar da melhor maneira o possível, desde ortopedista, fisioterapeuta e personal trainer”, conta.

Mais Futebol Americano:
Com atividades paralisadas, Goiânia Saints projeta retomar rotina de forma segura
Agora na CBFA, Marcelo Taveira espera crescimento da modalidade em Goiás

No entanto, Dunck relata que o acontecimento da lesão independe do grau de preparação esportiva do atleta. “Esse tipo de lesão em especifico pode ocorrer independente do grau de preparação, porém um treino com um treinamento elaborado por um personal trainer especifico para você, faz muita diferença”, disse.

Além disso, o portal OrthoInfo reitera que pode haver três graus de lesões do LCA. A lesão de grau 1 consiste em um breve estiramento do LCA, porém ainda é capaz de manter a articulação do joelho estável. Já as lesões de grau 2 e 3, respectivamente, são rompimentos parciais ou totais do ligamento.

Deste modo, é necessário que seja feita uma reconstrução por meio cirúrgico através de enxerto, pois a estrutura não pode ser unida por meio de sutura. Assim, Dunck destaca a importância da busca por um profissional especializado para acompanhar atletas, especialmente no futebol americano.

“É notório que a cada ano que passa, o nível do futebol americano e profissionalismo do esporte aumentam. Hoje em dia vai ser difícil um atleta que não possui um treino especifico para o futebol americano e uma alimentação adequada está ficando para trás”, afirma.

Odell Beckham Jr rompeu LCA em 2020

Além disso, jogadores de alto rendimento da NFL também passaram por situações de romper o LCA, como foi o caso de Odell Beckham Junior, do Cleveland Browns. Ainda em 2020, durante jogo contra o Cincinnati Bengals, o wide reciever rompeu o ligamento do joelho esquerdo ainda no primeiro quarto de jogo após mudança brusca de direção. No entanto, o wide reciever voltou ao esporte em junho de 2021 após operação no LCA.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P