Atacante Galeno iniciou a carreira nas categorias de base do Trindade Atlético Clube, em 2013. Veio do Maranhão para assumir um lugar na equipe Sub-19. Em 2016, com apenas 18 anos, recebeu oportunidade entre os profissionais. Aproveitou a chance. Fez 5 gols em 10 jogos do Campeonato Goiano. O bom desempenho motivou o Grêmio Anápolis a adquiri-lo em definitivo. Todavia, não vestiu a camisa do novo clube. Transferiu-se por empréstimo ao Futebol Clube do Porto, de Portugal.
O novo país não o incomodou. Disputou a Liga Portuguesa B (2016/2017) e balançou as redes em 13 ocasiões. Então, a diretoria portista o comprou por 1,5 milhão de euros. Na temporada posterior, foi emprestado ao Portimonense. Realizou apenas sete partidas, com 2 assistências assinaladas. Mais tarde, na época 2018/2019, seguiu por empréstimo ao Rio Ave, onde viveu a melhor fase da carreira: 9 gols e 11 assistências. Importante, inclusive, nas fases iniciais da Liga Europa. Ao fim da temporada, foi negociado com o Sporting Clube de Braga por 3,5 milhões de euros. Lembra dele? Atualmente, defende o Braga, Portugal.
No domingo, dia três deste mês, Galeno marcou os dois gols do Braga no empate com o Gil Vicente. O confronto valeu pela 10ª rodada da Liga Portuguesa. Veja a seguir os gols do jogo:
No Braga, o maranhense de apenas 22 anos e 1,80 m tem 5 gols e 7 assistências, seis destas na atual Liga Europa. Assume várias funções no setor ofensivo: ponta nos dois lados, segundo-atacante e centroavante. De acordo com o site Sofascore, a pressão sobre o adversário para retomar a bola é a principal característica do jogador.
Lembra deles?
-> Meia ex-Goiás e Atlético Goianiense se destaca no México
-> Camisa 10 ex-Vila Nova marca na Colômbia
Acompanhe abaixo gols de Galeno com a camisa do Trindade
- 10/02/2016 —> Anapolina 0x3 Trindade. Estádio Jonas Duarte em Anápolis-GO. 4ª rodada do Campeonato Goiano. Galeno anotou aos 25 e aos 30 do segundo tempo.