Sem futebol há mais de dois meses, em virtude da pandemia da Covid-19, os times de futebol apelaram para jogos virtuais, reprises de partidas históricas e as lives. Como resultado, a crise atual realçou a importância das mídias sociais como instrumento de comunicação e relacionamento dos clubes com os torcedores.
Para entender melhor o cenário do uso das redes sociais pelos times de futebol, nesse período de isolamento social e paralisação dos campeonatos; o Esporte Goiano entrou em contato com o especialista em Marketing Esportivo: Michael Martins e com o Departamento de Marketing e Comunicação do Atlético, Goiás e Vila Nova. O time do Goiânia não foi consultado, pois o mesmo não utilizou as suas redes sociais desde a paralisação do Campeonato Goiano.
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O marketing esportivo é ação que utiliza as características fundamentais do marketing, somadas aos principais ingredientes do esporte: paixão, competição e emoção. De acordo com Michael: “é a ação de marketing que se apropria do esporte, atleta, marca ou clube, como ferramenta de comunicação, promoção e venda de algum produto ou serviço”.
O mercado não tem como fechar os olhos ao crescimento do marketing esportivo. E no futebol brasileiro não poderia ser diferente, como aponta o especialista.
“O cenário do marketing esportivo em nosso país tem melhorado bastante, ano após ano. Nós brasileiros, estamos distantes do cenário estadunidense e europeu, que são referências no assunto, mas tratando-se do futebol, os clubes e instituições esportivas estão se profissionalizando no segmento, contratando cada vez mais profissionais competentes no âmbito de comunicação e marketing, e gerando conteúdo de qualidade”, avalia.
Coronavírus: perda de patrocínio e ativação de marca
Com a bola parada devido a pandemia do coronavírus, os times estão se reinventando para amenizar a perda de receitas e manter sua marca no mercado por meio das redes sociais. Segundo, Michael Martins uma alternativa para os clubes manterem as parcerias com seus patrocinadores, é a ativação da marca através das redes sociais, em todos os conteúdos elaborados pela equipe para seus torcedores.
“Se em um cenário normal, o conteúdo gerado nas redes sociais é feito com qualidade e de forma contínua para o torcedor. Com a ausência dos jogos e competições, o setor de comunicação e marketing de cada clube deve se reinventar, através de estratégias que fidelizem o seu torcedor. Criatividade é a palavra!”, afirma o especialista.
O profissional ainda salientou que este período de paralisação do futebol, desporto que faz parte do cotidiano de muitos brasileiros, tem demonstrado que existem outras formas de engajamento do torcedor, por meio “do resgate das glórias da equipe, das histórias e casos importantes, entrevistas via web com jogadores e profissionais, a fim de fidelizar o seu público, ou seja, os seus torcedores”, pontua Michael Martins.
Os times goianos nas redes sociais
Atlético, Goiás e Vila Nova são as únicas equipes da região centro-oeste que figuram no levantamento mensal, do Ibope Repucom, de análise do desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.
As informações coletadas pelo Instituto levam em consideração, apenas as contagens oficiais das plataformas das agremiações esportivas (Facebook – curtidas da página, Twitter – seguidores, Instagram – seguidores e YouTube – inscritos no canal).
Os resultados apresentados pelo Ibope apontam que, no período dezembro de 2019 à abril de 2020, os perfis do Dragão tiveram um aumento de 5,24% de seguidores; já o Esmeraldino teve um aumento de 3,11% de seguidores em suas mídias; enquanto o Tigrão teve um acréscimo de 2,71% em seus canais.
Considerando o número total de seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), o Goiás é o único clube que ultrapassa a marca de um milhão de inscritos. A nível nacional, as equipes goianas estão em: 21º (Goiás), 40º (Vila Nova) e 47º (Atlético) na lista que conta com 50 times.
Diante desse cenário surge o questionamento: como os times goianos estão mantendo o engajamento em suas redes sociais durante esse período de paralisação das atividades?
Atlético
De acordo com o Departamento de Marketing e Comunicação do Dragão, no primeiro momento, o clube definiu quais seriam as estratégias de engajamento para o Instagram, Facebook e Twitter visando o mês de abril, no qual o Atlético comemorou os 83 anos de sua fundação.
No mês de abril, o Atlético focou na realização de lives semanais no perfil do time principal e das categorias de base, na retrospectiva de jogos históricos e das principais conquistas do clube nos últimos 15 anos, sempre se utilizando da influência do Instagram nas outras plataformas (Facebook e Twitter).
Já no canal do YouTube, onde normalmente eram postados os bastidores das partidas e as coletivas, o clube passou a disponibilizar as lives realizadas no Instagram, no prazo de até 48h na plataforma, a fim de que os torcedores pudessem ficar por dentro do que aconteceu e foi falado. Além disso, foram produzidos alguns conteúdos especiais como: gols históricos, momentos importantes e bastidores de conquistas.
Goiás
No Esmeraldino, o Departamento de Marketing e Comunicação se mobilizou para manter o engajamento dos torcedores em suas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), por meio da produção e distribuição dos conteúdos de forma simultânea.
O Goiás tem trabalhado na produção de um programa semanal “Verdão de Casa”, no qual busca mostrar a rotina dos atletas e em alguns casos dos torcedores; com a reprise de melhores momentos de jogos históricos, com o quadro “Baú Esmeraldino”; também, tem veiculado algumas ações sociais realizadas pelo clube entre outros temas abordados nesse período.
Vila Nova
O Departamento de Marketing e Comunicação do Tigrão tem procurado manter em seus perfis oficiais (Facebook, Twitter e Instagram) uma frequência de posts mencionando os patrocinadores; além de explorar o uso de imagens e vídeos com a torcida colorada na divulgação de promoções e, recentemente, das ações sociais promovidas pela instituição.
Dentre os times goianos, o Vila Nova, em seu canal no YouTube, foi o primeiro a fazer lives na plataforma com jogos completos que possuem uma boa referência na história do clube, contando com a colaboração do locutor e comentarista da Rádio Tigrão.
E o tal do TikTok?
Há alguns anos o Ibope atualiza o seu ranking digital de clubes com os dados de quatro redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Porém, a partir de junho de 2020 o instituto irá adotar mais uma coluna. Trata-se do TikTok, uma rede de compartilhamento de microvídeos (de até 15 segundos) que atingiu 1 bilhão de downloads neste ano.
Questionado a respeito do uso da nova plataforma de mídia pelos clubes de futebol Michael Martins disse: “Na minha opinião, não existe uma receita do que é certo ou errado, cada clube tem um perfil de torcedor, o mais importante no momento, é que os clubes levem conteúdo de qualidade em todas as suas plataformas sociais”, afirma o especialista em marketing esportivo.
No futebol goiano, o Vila Nova foi pioneiro na criação de um perfil na plataforma. O perfil colorado no TikTok existe desde o mês de outubro de 2019 e conta com pouco mais de 2100 seguidores. De acordo com informação do Departamento de Marketing e Comunicação Colorado a plataforma não vinha sendo muito utilizada, mas com a crescente demanda passará a ser alimentada com mais frequência.
O Goiás atendendo a demanda atual da crescente e visível importância do TikTok e o fato da própria plataforma ter decidido expandir e investir no esporte, mais especificamente nos clubes brasileiros, decidiu criar seu perfil oficial na plataforma. De acordo com o Departamento de Marketing e Comunicação do Verdão, o clube almeja ganhar posições no ranking do Ibope e expor sua marca para mais usuários, e acha válida a experiência com o TikTok. Até o momento, o perfil esmeraldino conta com pouco mais de 3400 seguidores e um número expressivo de visualizações nos posts.
Já o Atlético não possui um perfil oficial no TikTok, porém o Departamento de Marketing e Comunicação do Dragão nos informou que está atento as novas redes sociais e será inevitável que o clube entre para a plataforma nos próximos meses.