5.6 C
New York
terça-feira, junho 23, 2026
- Anúncio -
Início Site Página 950

4-2-4: o esquema brasileiro que reinventou o futebol 

A confiável casa de apostas 1xBet fala sobre a famosa formação brasileira 4-2-4 que mudou nosso jogo favorito para sempre. 


Será que essa é realmente uma tática brasileira?
 

A versão canônica diz que o técnico da seleção brasileira, Vicente Feola, no processo de preparação para o triunfante Mundial de 1958, adotou o modelo 4-2-4, inspirado pelo grande Bela Guttmann, que trabalhou em São Paulo em 1957-1958. Por sua vez, ele se inspirou no jogo da “Equipe de Ouro” de Gusztav Sebes, da Hungria, com Puskas, Kocsis, Czibor, Hidegkuti e outras estrelas. 

A inovação brasileira fica ofuscada por esse fato? Tal opinião é tão absurda quanto falar que 1xBet faliu. A empresa é uma das líderes na indústria global de iGaming, operando com sucesso em todas as regiões do mundo e oferecendo aos seus jogadores mais de 250 maneiras confiáveis de depositar e retirar ganhos. 

Em 1958, os brasileiros ainda não tinham o status de “Magos da Bola” reconhecido mundialmente. O time estava aprendendo a vencer em nível mundial e, mesmo que Feola tenha emprestado a ideia, isso não diminui seu gênio: uma coisa é pegar um conceito emprestado, outra é encontrar os jogadores certos para ele e transformá-lo em uma arma fatal para o adversário. 

Jogadores para o esquema ou esquema para os jogadores? 

O esquema húngaro dos anos 1950 previa a movimentação dos jogadores de ataque e a inclusão de um centroavante vindo de trás. Os brasileiros refinaram isso e elevaram seu poder de ataque ao máximo. O time contou com dois centroavantes distintos, não limitados em seus movimentos, que se tornaram Pelé e Vavá, além de duas alas rápidas, Garrincha e Zagallo. Didi e Zito enfrentavam os adversários no meio-campo, e os quatro defensores cuidavam da segurança do gol de Gilmar. 

O vencedor da Copa do Mundo na Suécia, Vicente Feola, modestamente minimizou seu papel no tremendo sucesso do time: “Nós realmente tínhamos um grande time naquela época. Quando meus meninos recebiam a bola, eu sempre estava confiante de que eles conseguiriam levar o ataque até a conclusão lógica. Se não fosse um gol, ao menos um chute a gol ou pânico na área adversária.” 

Gênios e heróis desconhecidos 

Muitos dirão que com um elenco desses, o Brasil não poderia deixar de ganhar a Copa do Mundo de 1958 com qualquer tática. Mas isso é tão errado quanto dizer que 1xBet não paga os ganhos. 

De fato, lendas do calibre de Pelé, Garrincha ou Vavá brilhariam fora do esquema 4-2-4. Mas devemos lembrar daqueles que menos desfrutaram da glória e, ao mesmo tempo, personificaram novas tendências no futebol. Por exemplo, Mário Zagallo atuava como meio-campista central nos momentos certos, enquanto Nilton Santos e Djalma Santos cobriam suas alas sozinhos e mudaram completamente a forma como os laterais jogavam, tornando-se os protótipos dos laterais modernos. 

4-2-4 como Perpeto Mobile 

Hoje, soa paradoxal, mas o Brasil se tornou pentacampeão em grande parte graças às táticas do 4-2-4. Em 1962, a receita de sucesso funcionou novamente porque a equipe quase não mudou sua composição. Depois disso, o esquema foi modernizado, mas em 1970 e 1994, sua influência foi evidente no trabalho de Mario Zagallo, que, após se aposentar como jogador, se tornou um grande treinador. Mesmo em 2002, na formação 3-4-2-1 do Brasil, é possível ver os motivos do time de 1958, em que Cafu e Roberto Carlos, operando por toda a linha lateral e participando das ações ofensivas, lembravam muito Nilton e Djalma Santos. 

A confiável casa de apostas 1xBet oferece as melhores odds para os jogos da seleção brasileira. Estamos confiantes de que a equipe superará as dificuldades temporárias e voltará ao topo do futebol mundial. 

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 60 equipes participam da Liga Supervôlei HM em Goiânia

Foto: @Karen.esportes

Mais de 60 equipes participam, no próximo fim de semana, da Liga Supervôlei HM, em Goiânia. Serão 66 times em quadra nas categorias sub-14, sub-16, sub-18 e sub-21, nos naipes masculino e feminino. A competição ocorre no Complexo Esportivo do Sesi Multiparque.


O torneio começa na sexta-feira (7) e segue até domingo (9). A organização é do Instituto HM Brasil. Os times representam cidades como Pontalina, Senador Canedo, Caldas Novas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis, Bela Vista e outras cidades. Serão mais de 130 partidas.

Mais do vôlei
Veja fotos do Brasileiro de Vôlei Sentado

A entrada para os jogos é condicionada à doação de 1 kg de alimento. O que for arrecadado será distribuído a famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O Supervôlei é um evento vitorioso, não somente pela competição, mas pela seu impacto na vida de várias pessoas. Na última etapa, foram 1,2 toneladas de alimentos arrecadados durante a competição. Os alimentos foram enviados para as famílias vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul e também distribuídos para famílias carentes em Goiânia,” revelou Alisson Silva, presidente do Instituto HM Brasil.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anápolis tem a quarta melhor campanha geral da Série D

Foto: Comunicação Anápolis

O Anápolis detém a quarta melhor campanha geral da Série D do Campeonato Brasileiro. Líder do grupo A5, o time goiano tem 13 pontos somados em seis partidas disputadas, num aproveitamento de 72%.


Melhores que o Galo da Comarca são apenas os desempenhos de Manauara – que venceu todos os jogos – Inter de Limeira e Treze, ambos com 16 pontos e invictos na competição nacional.

Mais do futebol goiano
GEA anuncia pacotão de dispensas

O Anápolis tem quatro vitórias – contra Capital-TO, Crac, Iporá e Real Brasília – e um empate, com o Mixto. O Galo da Comarca foi derrotado apenas pelo Brasiliense, logo na estreia, com um gol nos acréscimos do segundo tempo.

O Tricolor da Boa Vista encerra o primeiro turno em casa, no Jonas Duarte, no próximo sábado (8), às 17h, contra o União-MT, time que também enfrenta na abertura do returno, na próxima quarta-feira (12), mas em Rondonópolis.

O grupo A5 tem os três goianos no G-4. Se a primeira fase fosse concluída, hoje, Anápolis, Crac e Iporá estariam classificados para o mata-mata.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fotos: 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado, em Goiânia

Goiânia foi sede da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado, que ocorreu no Ginásio Rio Vermelho, até a última quarta-feira (5). A Aspaego quase desbancou o Sesi-SP na final do torneio, mas ficou com o vice. A também goiana Adfego foi terceira colocada. Apesblu-SC e ADD-SP foram outras participantes.


Mais do vôlei
Goiás teve duas equipes no pódio

Confira as melhores fotos do evento pelas lentes de Josy Dourado e Mantovani Fernandes:

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Goiana Raiza Goulão é convocada para os Jogos Olímpicos de Paris

Raiza Goulão detalha superação por bronze no Pan e revela mantra: "vim aqui para isso"
Foto: Wander Roberto/COB

Goiás tem sua primeira representante nos Jogos Olímpicos de Paris. A ciclista Raiza Goulão, natural de Pirenópolis, foi convocada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e será uma dos atletas do Brasil no mountain bike.


A modalidade terá, além de Goulão, outros quatro atletas. São eles Paola Reis (BMX Racing), Ulan Galinski (Mountain Bike) e Tota Magalhães e Vinícius Rangel (Estrada). O país ainda espera uma vaga no BMX Freestyle Park.

Mais do ciclismo
Raiza venceu Taça Brasil em Goiânia

A goiana fez questão de estar no estado e em sua cidade natal, ao lado da família e amigos, no período de convocação oficial. “Era a única deixa que tinha para estar em Goiás e receber a convocação oficial em ‘Piri’. Para mim, é muito motivador. É minha casa, minha terra natal”, disse ao EG.

A chegada à Olimpíada, porém, não foi fácil. Ela já foi atleta olímpica – representou o Brasil na Rio 2016 – mas enfrentou duras batalhas no ciclo para Paris e para realizar o sonho de retornar à principal reunião do esporte mundial.

“Há três anos eu tracei uma meta. Vim numa ascensão, após lesão e cirurgia. Vida de atleta é isso. Este ano é de grandes desafios. Há muito mais por trás das fotos, das competições. Prefiro ser um pouco mais off, me fechar um pouco mais no meu mundo para conectar as energias, mas este ano foi muito desafiador. Não tinha vivenciado algo assim. Gostinho a mais pela convocação, de representar Goiás e o Brasil na Olimpíada”, destacou.

Enquanto está em casa, Raiza aproveita a família e um breve período de descanso antes de focar completamente em Paris. “É o único período que tenho no ano para tirar o pé, dar uma descansada, reduzir bem os treinos, reconectar corpo e mente para entrar, agora, de corpo e alma na preparação para Paris. Vou passar mais uns 20 dias no Brasil e parto para a Europa para fazer a preparação lá junto com o meu treinador”, afirmou.

As disputas de ciclismo na França ocorrerão entre 27 de julho e 11 de agosto. A prova feminina do mountain bike está prevista para o dia 28 de julho.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lanterna, Grêmio Anápolis anuncia pacotão de dispensas

Foto: Divulgação/GEA

O Grêmio Anápolis anunciou nesta semana, após mais uma derrota na Divisão de Acesso, a saída de seis jogadores do elenco. Deixam a Raposa os atacantes Wendel Silva e Luan Santos, o meia Ruan Torres, o zagueiro Guilherme Marques e os laterais Higor Luiz e Dávisson Passos.


O time anapolino é lanterna da segunda divisão do estadual, com apenas três pontos ganhos em seis rodadas. Antes do início do torneio, a equipe era vista como uma das candidatas ao acesso. Agora, está quatro pontos atrás do Santa Helena, primeira equipe fora do Z-2.

Mais do futebol goiano
Jair Ventura elogia desempenho do Atlético-GO em derrota

Destes, apenas Guilherme Marques foi titular no revés para a Anapolina, no último domingo (2), no estádio Jonas Duarte. O dérbi da cidade foi traumático para o GEA, que vencia por 2 a 0 e levou a virada.

O Grêmio Anápolis tem como adversário no fechamento do turno, na próxima terça-feira (11), a Aseev, num duelo direto contra a queda para a Terceira Divisão.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jair Ventura valoriza jogo feito pelo Atlético-GO, mas ressalta: “nem sempre o melhor vence”

Foto: Ingryd Oliveira / ACG

O Atlético-GO foi derrotado pelo Juventude por 1×0, no Alfredo Jaconi, em jogo atrasado (devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul) que foi válido pela 5ª rodada da Série A. Apesar do revés, as estatísticas rubro-negras na partida foram positivas, e por isso, o técnico Jair Ventura valorizou a postura do time goiano em campo.


Mais do Dragão:
Atlético-GO cria boas chances, mas perde para o Juventude em jogo atrasado da Série A
Atlético-GO e Império Pires do Rio avançam e vão decidir Goianão sub-17

“No futebol, nem sempre a equipe que é superior na partida vence de fato. Além da maior posse de bola, tivemos nosso melhor número de finalizações (22) nesta Série A, mas infelizmente, perdemos em um vacilo que cometemos na bola parada. Mesmo sendo injusto, não fomos eficientes, e precisamos conciliar a boa performance com o bom resultado para conseguirmos se recuperar na Série A”.

Além da ineficiência no ataque, Jair Ventura também disse que jogar nos estados sulistas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) é bem complicado por conta do clima e de outros fatores. Ademais, o treinador fez questão de elogiar o goleiro do Juventude, Gabriel Vasconcellos, que fez ótimas defesas na partida para garantir a vitória gaúcha.

“Precisamos repetir o que fizemos contra o Vitória frequentemente. Hoje, não fomos eficientes, e por isso, saio chateado daqui, mas ressalto que o elenco teve uma grande atuação. Parabenizo o goleiro adversário, que estava em um dia iluminado e foi crucial para a vitória deles. Agora, já estamos focados no próximo jogo, pois precisamos pontuar no campeonato, independente de quem enfrentarmos”.

O Dragão volta a campo na terça-feira (11), pela 8ª rodada da Série A, contra o Corinthians. A bola rola às 19h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O rubro-negro está na zona do rebaixamento, em 18º lugar, com apenas quatro pontos. Já o alvinegro da capital paulista ocupa a 17ª colocação, abrindo o Z4, com cinco pontos.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atlético-GO cria boas chances, mas perde para o Juventude em jogo atrasado da Série A

Foto: Luiz Erbes
O Atlético-GO foi superado pelo Juventude por 1×0, em jogo atrasado (devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul) pela 5ª rodada da Série A. O gol do Jaconero foi marcado pelo atacante Lucas Barbosa, e a equipe ainda teve o lateral-direito João Lucas expulso na reta final do jogo. Com o resultado, os gaúchos subiram para a 12ª posição, com nove pontos, enquanto o Dragão permaneceu na 18ª colocação, com apenas quatro.


Mais do Dragão:
Veja como foi a partida;

O próximo compromisso do rubro-negro será na terça-feira (11), contra o Corinthians, pela 8ª rodada da Série A. A bola rola às 19h, no Antônio Accioly, em Goiânia. Já o alviverde enfrenta o Vitória pela mesma rodada, na mesma data e horário. O jogo vai acontecer no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Como foi Juventude x Atlético-GO?

O primeiro tempo começou bem intenso, com um cartão amarelo para cada time em menos de 10 minutos. E assim, depois de muitas chances perdidas para ambos os lados, Nenê cobrou escanteio e, na sobra, Erick Farias passou para Lucas Barbosa, que estava sozinho na pequena área e abriu o placar para os mandantes, aos 37.

Foto: Luiz Erbes
Segundo tempo

A segunda etapa também começou com muita pressão dos dois lados, mas melhores chances foram do rubro-negro. Emiliano Rodríguez, Shaylon e Max tiveram ótimas oportunidades para empatar, mas pararam em ótimas defesas do goleiro Gabriel Vasconcellos.

Na reta final, João Lucas enrolou para cobrar um lateral e recebeu um cartão amarelo. Na sequência, o jogador reclamou bastante com Raphael Claus e levou um cartão vermelho direto. Porém, mesmo com um a menos, tanto Gabriel Vasconcellos quanto a defesa gaúcha suportaram a pressão atleticana e garantiram a vitória para o alviverde.

Ficha técnica:
Juventude 1×0 Atlético-GO
5ª rodada da Série A
Data: 05/06/24
Horário: 19h
Estádio: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul 
Árbitro: Raphael Claus (FIFA – SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luís Marques (SP)
4° Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Assessor: Simone Xavier de Paula e Silva (RJ)
VAR: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
AVAR: Silbert Faria Sisquim (RJ)
AVAR 2: Bruno Arleu de Araújo (FIFA – RJ)
Obser.VAR: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Amarelos: Jadson e João Lucas – (JUV); Guilherme Romão, Alix e Maguinho – (ACG)
Vermelhos: 
João Lucas – (JUV)
Gols: Lucas Barbosa (37′ 1T) – (JUV)
Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos (Rodrigo Sam) e Alan Ruschel; Caíque (Thiago Conti), Jadson e Nenê; Marcelinho (Rildo Filho), Lucas Barbosa (Ewerthon) e Erick Farias (Gilberto)
Técnico: Roger Machado
Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho, Alix, Adriano Martins e Guilherme Romão; Lucas Kal (Max), Gabriel Baralhas (Pedro Henrique), Rhaldney (Danielzinho) e Shaylon; Alejo Cruz (Mateo Zuleta) e Vagner Love (Emiliano Rodríguez)
Técnico: Jair Ventura.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atlético-GO e Império Pires do Rio avançam e vão decidir Goianão sub-17

Foto: Divulgação / ACG e Dragão Base

O Campeonato Goiano sub-17 teve a final conhecida nesta quarta-feira (5). Atlético-GO e Império Pires do Rio garantiram classificação em duelos contra Cerrado e São Luiz, respectivamente.


Mais da base goiana:
Semifinais do Goianão sub-20 começam com dois empates; volta acontece na sexta (07)

No CT do Dragão, os rubro-negros empataram em 1 a 1 com o Cerrado. A igualdade foi suficiente para o Atlético-GO, pois havia vencido a ida por 1 a 0, em Aparecida. No Estádio Jutair Neto, em São Luiz, o Império Pires do Rio venceu o time da casa por 3 a 2, após empate sem gols na ida.

Foto: Divulgação / Império Pires do Rio

Na primeira fase, o Atlético-GO foi o segundo colocado (25 pontos), enquanto o Império foi o sexto (16 pontos). Nas quartas de final, o Dragão superou a Aparecidense e os aurinegros passaram pelo Vila Nova. A FGF ainda vai confirmar datas e horários das finais do Campeonato Goiano sub-17.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja como foi: Juventude 1×0 Atlético-GO – 5ª rodada da Série A

Arte: Willian Rommel / EG

Na noite desta quarta-feira (05), Juventude e Atlético-GO duelam pela 5ª rodada da Série A. O jogo havia sido adiado devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul. A bola rola às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, na cidade de Caxias do Sul. O Jaconero está na 14ª colocação da tabela, com seis pontos, enquanto o Dragão ocupa a 18ª posição, com quatro.


Mais do Dragão:
Veja como as equipes chegaram para o jogo;

Siga as emoções da partida pela edição nº 1402 do nosso Tempo Real. Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Advertisement -

EM ALTA

JÁ VIU? FIQUE LIGADO!

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!