5.6 C
New York
sexta-feira, junho 26, 2026
- Anúncio -
Início Site Página 1016

Psicologia aplicada ao esporte ganha força no taekwondo goiano

Foto: Vitor Monteiro/EG

Nem só de talento e desenvoltura nos treinamentos saem os melhores resultados. E é com este conceito em mente que a Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD) ofereceu, no domingo (21), uma palestra de psicologia aplicada ao esporte dentro do camp da entidade, em Aparecida de Goiânia.


Psicóloga e mestra na modalidade, Isabella Miranda, que conduz sua equipe em Jataí no projeto Construindo Campeões, foi responsável por passar a treinadores e atletas algumas técnicas que podem ser utilizadas para fortalecer o mental nas competições.

Mais das lutas
Inclusão social também foi tema no camp

Ao EG, ela destacou a importância do trabalho psicológico nos resultados dos atletas. “A ansiedade compromete os resultados. A preparação psicológica faz toda a diferença. Por isso passamos algumas técnicas, pois sabemos que nem todas as equipes têm condições de estabelecer parcerias com psicólogo esportivo”, disse.

“O emocional é a base da pirâmide de qualquer atleta. Há uma grande diferença entre os treinamentos e competições. Muitas vezes o atleta se desenvolve bem nos treinos, mas trava na competição por fatores emocionais. A psicologia do esporte foca muito na concentração e motivação”, completou.

Miranda cita o próprio estado de Goiás como referência da necessidade a implementação de um trabalho específico nesse sentido. “Estamos aumentando o nível de técnicos e atletas. A FGTKD tem se destacado, por isso, nos cenários nacional e internacional, com nossos goianos conquistando cada vez mais medalhas”, ressaltou.

A palestra da professora trabalhou com interação e treinamento, na tentativa de padronizar o nível das equipes. “Repassamos o conhecimento de muitos técnicos e atletas que são medalhistas nacionais e internacionais.”

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atlético-GO volta a perder no Antônio Accioly após 320 dias

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Foram 320 dias de invencibilidade que ruíram perante os olhos do torcedor do Atlético-GO. Neste domingo (21), após mais de dez meses, o Dragão voltou a ser derrotado no estádio Antônio Accioly, com o revés de 3 a 0 para o São Paulo, pela terceira rodada do Brasileirão.


A última derrota havia sido no dia 6 de junho do ano passado, curiosamente também por 3 a 0, para o Ceará, ainda no primeiro turno da Série B. Foram 22 partidas de invencibilidade no período, com 16 vitórias e seis empates.

Mais do Dragão
Veja a história do revés para o Tricolor

Enquanto sustentava a série invicta no Accioly, o Atlético-GO foi derrotado como mandante pelo Flamengo, na estreia do Brasileirão, mas no Serra Dourada, no fim de semana anterior.

Agora, o Dragão ficará sem seu castelo por três semanas, até o jogo contra o Cruzeiro, no dia 12 de maio, pela sexta rodada do Brasileirão. Nesse período, o time goiano encara Inter e Juventude pela Série A e o Brusque, pela Copa do Brasil, todos no Sul.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Raiza Goulão é a quarta melhor brasileira na Copa do Mundo de Mountain Bike

Foto: Marcelo Pereira/COB

A goiana Raiza Goulão terminou a prova de elite cross-country olímpico (XCO) feminino na Copa do Mundo de Mountain Bike, em Araxá, Minas Gerais, como a quarta melhor brasileira. Ela competiu neste domingo (21), ao lado das principais atletas do globo.


A vencedora foi a americana Haley Batten, com tempo de 1h23min04s. O pódio ainda teve Jenny Rissveds, da Suécia, e Savilia Blunk, também dos Estados Unidos.

Mais do ciclismo
Goianos participam do Mundial de paraciclismo

A melhor brasileira da prova foi Karen Olímpio, 31ª no geral, com 1h31min50s. Depois veio Isabella Grossi, duas voltas atrás da vencedora, Hercília Najara, com três voltas atrás, e a goiana Raiza Goulão, também com três voltas de desvantagem, na 47ª colocação geral.

O XCO é a disciplina do mountain bike presente nos Jogos Olímpicos, em que o atleta dá entre 5 e 7 voltas em um circuito fechado.

A Copa do Mundo de Mountain Bike 2024 em Araxá também conta pontos para o ranking que determinará os países classificados a Paris 2024. A lista fecha em 26 de maio de 2024 – os oito melhores países asseguram duas cotas, enquanto do 9º ao 19º colocados obtêm uma vaga.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campeonato Goiano de Handebol abre categoria adulta com 20 jogos em Anápolis

Foto: Divulgação

O Campeonato Goiano de Handebol começou neste fim de semana, em Anápolis, com 20 jogos em disputa. Ao todo, 21 resultados foram computados, uma vez que o Mineiros derrotou o Alpha por W.O. no feminino.


As partidas aconteceram no sábado (20) e no domingo (21), nos ginásios Internacional Newton de Faria e Gracinda Maria.

Mais do handebol
Veja os campeões da Copa Anápolis

O estadual ainda terá outra etapa classificatória, em Caçu, antes das finais, que ocorrerão também em Anápolis, no fim do ano.

Veja os resultados:

Sábado (20)

Masculino
Beta Itumbiara 25 x 20 Hórus
Ascah Caçu 29 x 23 Handesfa
Ajax Aparecida 20 x 26 Alpha
Ascah Caçu 25 x 25 Beta Itumbiara
AERV/UniRV 30 x 23 Ajax Aparecida
Alpha 23 x 20 Mineiros
Handesfa 24 x 24 Ascite Catalão

Feminino
Handesfa 13 x 31 CDA
Seven Comandos 22 x 34 Ascite Catalão
Seven Comandos 29 x 17 Handesfa
Alpha 7 x 24 Cerrado
Relíquias 11 x 21 Mineiros
Alpha 13 x 20 Relíquias
Cerrado 15 x 13 Mineiros

Domingo (21)

Masculino
Hórus 17 x 18 Handesfa
AERV/UniRV 43 x 24 Audhaz
Mineiros 20 x 21 Ajax Aparecida

Feminino
Relíquias 14 x 18 Cerrado Handebol
Alpha x Mineiros – vitória de Mineiros por W.O.
Seven Comandos 20 x 25 CDA
Ascite Catalão 31 x 15 Handesfa

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Copa Goiás de Futsal tem goleada de 20 a 0 e mais classificados

Foto: Vitor Monteiro/EG

Na maior goleada da rodada, o Goiás fez 20 a 0 no Instituto Ajax, pela categoria sub-9 da Copa Goiás de Futsal. O resultado manteve o time esmeraldino com 100% de aproveitamento no grupo B e assegurou a vaga à semifinal.


Foram 25 partidas entre sexta-feira (19) e domingo (21), todas em Goiânia. Os confrontos ocorreram nas categorias sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12, sub-18 e sub-20.

Mais do futsal
Quirinópolis é goleado na Copa do Brasil

A rodada garantiu as classificações de Goiás (sub-7, sub-9) e Kiryos (sub-7, sub-8, sub-12), Formiguinhas (sub-8), VIP (sub-12), Cadence (sub-12), Instituto SET (sub-18), Lazio (sub-18), Ajax (sub-18 e sub-20), Metropolitana (sub-18), Quirinópolis (sub-20) e Uruaçu (sub-20).

Antes do início do mata-mata ainda haverá mais três rodadas da fase classificatória da Copa Goiás de Futsal.

Veja os resultados:

Sexta-feira (19)

Sub-7 – Instituto SET 11 x 0 Cadence
Sub-8 – Instituto SET 4 x 5 Formiguinhas
Sub-18 – Ecos 2 x 4 Instituto SET

Sábado (20)

Sub-9 – Goiás 20 x 0 Ajax
Sub-10 – Goiânia Bulldogs 1 x 7 Goiás
Sub-11 – Goiânia Bulldogs 1 x 19 Goiás
Sub-7 – Goiás 5 x 0 Jaraguá
Sub-8 – Goiás 6 x 1 Jaraguá
Sub-12 – Jaraguá 3 x 2 Ecos
Sub-8 – Omni 2 x 10 Kiryos
Sub-12 – VIP 3 x 4 Kiryos
Sub-11 – Instituto SET 2 x 6 Omni
Sub-18 – Instituto SET 6 x 2 União Quirinópolis
Sub-20 – Uruaçu 12 x 4 Ecos
Sub-20 – Metropolitana 0 x 0 Ajax
Sub-18 – Metropolitana 0 x 9 Lazio

Domingo (21)

Sub-20 – Uruaçu 0 x 0 Metropolitana
Sub-18 – Lazio 6 x 4 União Quirinópolis
Sub-18 – Instituto SET 9 x 0 Metropolitana
Sub-12 – Arena 1 x 3 VIP
Sub-7 – Jaraguá 9 x 3 Cadence
Sub-8 – Jaraguá 5 x 0 Instituto SET
Sub-8 – Goiás 2 x 5 Kiryos
Sub-7 – Goiás 4 x 1 Kiryos
Sub-9 – Goiás 7 x 0 Kiryos

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em casa, Vila Nova recebe o Guarani para iniciar a Série B com o pé direito

Em casa, Vila Nova recebe o Guarani para iniciar a Série B com o pé direito
Arte: Willian Rommel/EG

No Onésio Brasileiro Alvarenga, o Vila Nova estreia no Brasileirão Série B de 2024 na noite desta segunda-feira (22), a partir das 21h, contra o Guarani. Atual vice-campeão goiano, o Tigre busca superar a boa campanha do ano passado na segunda divisão nacional para conseguir o acesso inédito no formato de pontos corridos.

Mais do Tigrão
Atacante que estava emprestado à Aparecidense retorna ao Vila Nova para a Série B
Vila Nova abre venda de ingressos para estreia na Série B contra o Guarani, no OBA

O 2024 do Vila Nova vem sendo de altos e baixos. A equipe chegou à grande decisão do Campeonato Goiano, mas perdeu os dois jogos da final para o Atlético-GO. Na Copa Verde, o time colorado eliminou o maior rival Goiás e venceu o Cuiabá no jogo de ida da semifinal. Contudo, o grande objetivo do Tigre no ano é conquistar o acesso para a Série A.

Com esse intuito, a diretoria alvirrubra investiu pesado no mercado de transferências. As contratações foram as seguintes: o goleiro Halls, os laterais direitos Fábio e Elias, os zagueiros Jemmes e Guilherme Lacerda, o lateral esquerdo Rhuan, os volantes Geovane, Cristiano e Igor Henrique, e os atacantes Emerson Urso, Júnior Todinho e Igor Torres.

O Guarani também não quer ficar para trás. Na temporada, o Bugre não fez uma boa campanha no Paulistão, terminando em último lugar no Grupo B, com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. Sob o comando de Claudinei Oliveira, ex-Vila, o clube paulista quer dar a volta por cima.

Histórico do confronto

No retrospecto de Vila x Guarani, o Bugre leva uma pequena vantagem. São nove vitórias paulistas contra oito triunfos goianos, além de 13 empates. Contudo, o Tigre soma uma sequência de 14 jogos de invencibilidade contra os adversários. A última vitória alviverde foi na Série B de 2013: 2×0 no Brinco de Ouro. Os dados são do Futebol de Goyaz.

Ficha técnica
Vila Nova x Guarani
1ª rodada do Brasileirão Série B
Data: 22 de abril de 2024
Horário: 21h
Local: Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia
Árbitro: Wallas Martins Lopes (MA)
Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa/AM) e Elson Araújo da Silva (MA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Vila Nova: Dênis Júnior; João Vítor (Fábio), Anderson Conceição, Ruan Santos e Eric (Rhuan); Ralf, Igor Henrique e Luciano Naninho; Alesson, Henrique Almeida (Júnior Todinho) e Igor Torres.
Técnico: Márcio Fernandes.
Guarani: Vladimir; Diogo Mateus, Léo Santos, Douglas Bacelar e Jefferson; Matheus Bueno, Camacho e Luan Dias; Airton, Caio Dantas e Reinaldo.
Técnico: Claudinei Oliveira.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atlético-GO tem expulsos, é dominado pelo São Paulo e segue sem pontuar no Brasileirão

Foto: Ingryd Oliveira / ACG

Pela 3ª rodada da Série A de 2024, o Atlético-GO recebeu o São Paulo no Antônio Accioly e foi derrotado por 3×0. Os gols foram marcados por Jonathan Calleri, Luciano e Ferreirinha. Com o resultado, o Dragão segue sem pontuar no campeonato e permanece na zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor Paulista conquistou sua 1ª vitória no torneio.

Mais do Dragão:
Veja como foi: Atlético-GO 0 x 3 São Paulo – 3ª rodada do Brasileirão

Na próxima rodada, o Rubro-Negro Goiano enfrenta o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 20h de domingo (28). O clube terá uma sequência de três jogos fora de casa pela frente, com dois pelo Brasileirão (contra Inter e Juventude) e um pela Copa do Brasil (frente ao Brusque, de Santa Catarina).

Como foi Atlético-GO x São Paulo?

No primeiro tempo, o Atlético-GO arriscou alguns chutes de longa distância, mas não levou perigo ao gol de Rafael. Mas, desde o início, o São Paulo teve a maior posse de bola, tanto que aos 13 minutos, André Silva cruzou para a área, e Calleri cabeceou firme para as redes. No finalzinho, os goianos continuaram a chutar de longe, mas sem efetividade.

Segundo tempo com expulsões

Logo no começo da segunda etapa, Luiz Felipe cotovelou Luciano em uma disputa de bola aérea e, após revisão de Braulio Machado no VAR, foi expulso. O atacante, que é ex-jogador do Dragão, bateu rasteiro no canto esquerdo de Ronaldo, que chega a tocar na bola, mas não evita o gol.

No decorrer do tempo, o São Paulo manteve o controle da posse de bola, e o que já era bom pro time visitante, melhorou. Gabriel Barros fez falta em Pablo Maia, levou o segundo amarelo e também foi expulso da partida. Aos 30, Ferreirinha fez bela jogada na ponta esquerda, invadiu a área e fechou o placar em 3×0 pro Tricolor Paulista.

Ficha técnica
Atlético-GO x São Paulo
3ª rodada – Brasileirão Série A
Data: 21 de abril de 2024
Horário: 18h30
Local: Estádio Antônio Accioly; Goiânia, GO
Árbitro: Braulio Machado (SC)
Assistentes: Rodrigo Correa (RJ) e Thiaggo Labes (SC)
VAR: Rodolpho Marques (PR)
Assistente de VAR: Diogo Silva (RJ)

Renda: R$ 763.180,00
Público pagante: 8.024
Público presente: 9.017

Cartões amarelos: Baralhas, Roni e Luiz Fernando – (ACG)
Cartões vermelhos: Luiz Felipe e Gabriel Barros – (ACG)

Gols: Calleri (14′ – 1T), Luciano (pênalti, 7′ – 2T) e Ferreirinha (30′ – 2T) – (SPFC)

Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Luiz Felipe, Alix Vinícius e Guilherme Romão; Roni (Rhaldney), Baralhas (Lucas Kal) e Shaylon; Alejo Cruz (Gabriel Barros), Emiliano Rodríguez (Max) e Luiz Fernando (Maguinho).
Técnico: Jair Ventura.
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco (Rodrigo Nestor), Diego Costa e Welington; Pablo Maia (Michel Araújo) e Alisson (Bobadilla); Luciano (Galoppo), Calleri e André Silva (Ferreirinha).
Técnico: Milton Cruz.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja como foi: Atlético-GO 0 x 3 São Paulo – 3ª rodada do Brasileirão

O Atlético-GO encara na noite deste domingo (21), no primeiro jogo no Accioly no Brasileirão, o São Paulo, às 18h30. O time goiano busca ainda os primeiros pontos na competição nacional, assim como o Tricolor.


Mais do Dragão
Veja todos os detalhes do confronto

Siga pela edição 1384 do Tempo Real. Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Márcio Zanardi valoriza empate e diz que Goiás e Ceará “merecem estar na Série A”

Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás EC

O Goiás estreou na Série B de 2024 com um empate em 1×1 contra o Ceará no sábado (20), na Arena Castelão. O Esmeraldino ainda teve um pênalti desperdiçado na partida, cobrado por Thiago Galhardo. Apesar disso, o técnico Márcio Zanardi valorizou o empate e ressaltou que as duas equipes merecem retornar à Série A.

Mais do Verdão:
Goiás sai na frente, perde pênalti e empata com o Ceará na estreia da Série B
Criticado no Goiás, Allano é emprestado para clube da Série A

“Jogar aqui com apenas 15 dias de trabalho é complicado. Mas, parabenizo os jogadores pela entrega, e mesmo não conseguindo os três pontos, achei que foi um grande jogo. Sabemos que o Goiás e o Ceará vão brigar sim pelo acesso, pois merecem estar na Série A, mas temos que fazer por merecer, e por isso, cada jogo vai ser uma final para nós”.

Com relação a atuação da equipe, Márcio ressaltou que avalia positivamente o desempenho dos atletas do Verdão devido à falta de entrosamento e ao tempo curto de preparação com o elenco completo. Entretanto, o treinador disse que a forma do time jogar ainda está distante do que ele espera e deseja.

“O estilo de jogo já começou a ter o meu padrão, mas ainda está longe do que eu quero. Isso ocorreu por conta da troca de comissão técnica e da ampla mudança de jogadores, faz parte do futebol. Os grandes técnicos conquistaram os melhores resultados por terem tempo de trabalho, mas claro, temos que ter o coração na ponta da chuteira sempre”.

O Goiás volta a campo pela 2ª rodada da Série B no domingo (28), às 18h, contra a Ponte Preta, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha). Até o confronto, o Alviverde terá cerca de uma semana de preparação para corrigir os erros e ajustar as estratégias, com o intuito de causar uma “boa impressão” perante à torcida esmeraldina.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prestes a estrear na Série B, Márcio Fernandes deve promover mudanças no Vila Nova

Foto: Roberto Corrêa / Vila Nova FC

Depois de terminar o Goianão 2024 como vice-campeão, o Vila Nova contratou cerca de 12 reforços para disputar a Série B. Todavia, os zagueiros Guilherme Lacerda e Quintero não estão à disposição por terem se lesionado durante os treinos. Diante disso, a tendência é de que o técnico Márcio Fernandes promova a estreia de outros novos jogadores.

Mais do Tigrão:
Atacante que estava emprestado à Aparecidense retorna ao Vila Nova para a Série B
Igor Torres e Rhuan enxergam Fernandão e Roberto como “referências” no Vila Nova

Dentre os setores reforçados pelo Tigrão, destacam-se as laterais e o meio-campo, ambos com três novos jogadores cada. Além disso, o clube também liberou outros atletas que já estavam no elenco desde o começo da temporada, como o lateral-direito Matheus Pivô, o zagueiro Matheus Cabral e o atacante Igor Bolt, por exemplo.

Veja os contratados do Vila Nova para a Série B:

Goleiros: Halls;
Laterais: Fábio, Elias e Rhuan;
Zagueiros: Jemmes e Guilherme Lacerda;
Volantes: Geovane, Cristiano e Igor Henrique;
Atacantes: Emerson Urso, Júnior Todinho e Igor Torres.

Por conta de todas as mudanças no plantel, Márcio Fernandes deve promover a estreia de algumas novas peças contra o Guarani na segunda (22), às 21h, no OBA. Com isso, o volante Igor Henrique e o atacante Igor Torres podem surgir como novidades na escalação inicial, a princípio.

Ademais, há uma expectativa de que o atacante Júnior Todinho e os laterais Fábio e Rhuan também iniciem o duelo. Em suma, o provável time que deve começar é: Dênis Júnior; João Vítor (Fábio), Anderson Conceição, Ruan Santos e Eric (Rhuan); Ralf, Igor Henrique e Luciano Naninho; Alesson, Henrique Almeida (Júnior Todinho) e Igor Torres.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Advertisement -

EM ALTA

JÁ VIU? FIQUE LIGADO!

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!