O Atlético-GO voltou a emprestar o goleiro Léo ao Trindade. Neste ano, o jogador de 21 anos disputou o estadual com a camisa do Goiânia, sendo eleito como a revelação do Campeonato Goiano de 2024. Agora, ele volta ao Tacão para jogar a Divisão de Acesso, sendo que o atleta fez parte do elenco do time que subiu da Terceira Divisão, em 2023.
Revelado nas categorias de base do Atlético-GO, Léo nunca chegou a ter muito espaço no plantel profissional rubro-negro. Foi por empréstimo para o União Rondonópolis e o Trindade, em 2023, fazendo oito partidas pelo Tacão. Em 2024, foi titular em todos os 15 jogos do Goiânia no estadual, chegando até a semifinal e se destacando individualmente.
De acordo com informações dos jornalistas Victor Pimenta e Felipe André, Léo retorna ao Trindade para mais uma oportunidade. A Divisão de Acesso de 2024 começa no próximo final de semana e o Tacão estreia no domingo (28), a partir das 16h, no Abrão Manoel da Costa, diante do Inhumas.
Com duas rodadas completas da Liga Metropolitana de Basquete (Limba) de 2024, o Gyn Wolves lidera na categoria Adulto. No Sub-19, o Expressão atualmente ostenta a ponta, enquanto o Basquete Canedo segue em 1º lugar no Sub-17. Por fim, no Sub-15, é a AEGB quem se encontra no topo da tabela.
No Adulto, todos os 12 times jogaram duas partidas cada. Somente o Gyn Wolves, os Defensores, a AEGB e o Country Clube permanecem invictos. No Sub-19, Expressão e HM Sports jogaram duas vezes, mas AEGB e Basquete Canedo só entraram em quadra uma vez até aqui.
No Sub-17, Basquete Canedo, CT Breno Trinus e CEPMG Vasco dos Reis foram as equipes que mais atuaram, com quatro jogos. Algumas fizeram três e outras apenas dois confrontos até o momento. Algo semelhante ocorre no Sub-15, sendo que só AEGB, CEPMG Vasco dos Reis, Expressão 2 – Feminino e HM Sports possuem quatro jogos.
Você pode conferir a classificação completa de cada categoria da Limba de 2024 por meio deste link. Abaixo, veja a lista de duelos para esta semana.
Na goleada do Vila Nova sobre o Aliança por 7×4, pelo jogo de ida da 1ª fase do Brasileirão Feminino A-3 de 2024, a atacante Samara foi um dos destaques. Recuperada de lesão, ela entrou no segundo tempo e marcou um dos gols colorados. Ao EG, ela projetou entrosamento no Tigre e relatou surpresa com a quantidade de gols no clássico estadual.
Pouco depois de entrar em campo, na segunda etapa do jogo disputado no OBA, Samara Chaves balançou as redes aos 25 minutos, marcando o último gol do Vila Nova naquela tarde de 13 de abril. O resultado elástico de 7×4 surpreendeu a experiente atacante, tendo em vista que costuma ser um clássico de poucos tentos.
“Foi uma partida com muitos gols, coisa que não vinha acontecendo nos nossos confrontos (contra o Aliança). Era sempre um 2×1, 1×0. A gente conseguiu abrir uma boa vantagem, mas cedemos alguns gols em falhas que não podemos cometer nessa competição, que é de tiro curto. Mas a nossa equipe está entrosando agora, tivemos várias triangulações, criamos várias chances de gols, acho que durante a competição estaremos mais entrosadas e os jogos vão fluir mais”, relata.
O jogo de volta entre Vila Nova e Aliança, pelo Brasileirão Feminino A-3, será neste sábado (27), a partir das 15h30, no Olímpico. O Tigre pode perder por até dois gols de diferença que ainda assim se classifica para a próxima fase.
A goiana Valéria Rodrigues, uma das precursoras de uma geração de ouro do taekwondo no estado, vai se despedir dos tatames. Aos 32 anos, ela compete na categoria 46 kg e acumula diversos títulos nacionais e internacionais numa trajetória de quase uma década com a seleção brasileira.
O desfecho será no Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá de 1 a 3 de maio, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Lá, ela vai não só buscar a última medalha, mas também se consolidar num novo passo da carreira.
Ao EG, a atleta confirmou que deixará os tatames. “Tenho um orgulho muito grande de representar m eu estado e meu país, independente de como seja. Vou encerrar esses oito anos no Pan-Americano. Contribuir com essa nova geração, para mim, é o maior prazer. Farei a transição para treinadora muito em breve.”
A meta é medalhar, claro. No entanto, o foco da atleta também estará em colaborar para que Dangela Guimarães e Patrik Cardoso subam no pódio no Rio de Janeiro.
“A gente sempre quer ganhar, mas depois de um tempo de carreira, entendemos que somos adversários e não inimigos. Quando a gente é do mesmo estado, é amigo, parceiro. Claro que queremos medalha, mas o meu objetivo é que ela e o Patrik fiquem nos lugares mais altos do pódio”, afirmou.
Relação com Dangela
Amiga e treinadora de Dangela Guimarães, goiana que sonha com a Olimpíada, Valéria elogia o estilo agressivo da atleta, mas ressalta que é necessário um trabalho para dosar a característica.
“Quando a gente é mais novo, temos muita energia e vontade. Mas às vezes temos pouca experiência para lidar com essas situações. Meu objetivo é passar muito experiência para ela. Eu sempre fui uma atleta ousada, agressiva. Hoje quero passar para ela que ela pode ser assim, mas não o tempo todo”, disse.
A Copa Goiás de Futsal já tem 35 equipes classificadas para a fase de mata-mata em 2024. O torneio estadual ainda tem três rodadas da fase classificatória, mas algumas categorias estão, inclusive, com as semifinais definidas.
São os casos da sub-18, sub-17 e sub-16. Elas já tiveram todos os jogos qualificatórios realizados e posicionaram os times na briga pelo título em maio.
A única categoria que não tem nenhuma equipe matematicamente classificada é o sub-10. Todas as outras têm pelo menos um dos participantes da fase decisiva já conhecido.
Veja a lista de classificados e confrontos já definidos:
Sub-20: Quirinópolis, Uruaçu e Instituto Ajax Sub-18: Lazio x Quirinópolis e Instituto SET x Instituto Ajax Sub-17: Instituto SET x Ecos e Serp x F-Acis Sub-16: Serp x F-Acis e Lazio x Instituto SET Sub-15: Instituto SET e Anápolis Sub-14: Instituto SET e Arena Sub-13: Ecos, Chapadão do Céu, Independente e Kiryos Sub-12: Formiguinhas, VIP e Kiryos Sub-11: Goiás e Kiryos Sub-10: nenhum Sub-9: Goiás Sub-8: Kiryos, Formiguinhas e Goiás Sub-7: Goiás e Kiryos Sub-6: Kiryos
O Crac anunciou na noite desta segunda-feira (22) a contratação do zagueiro Éder Lima, de 38 anos. O experiente defensor é mais um reforço para o Leão do Sul na Série D. O time goiano estreia no próximo domingo (28), às 18h, contra o Mixto, em Cuiabá.
Lima tem no currículo passagem pelo Vila Nova, nos anos de 2010 e 2011. O atleta fez 66 partidas com a camisa colorada quando esteve em Goiás e retorna ao estado 13 anos depois.
O jogador tem vasta experiência no futebol paulista. Já atuou no São José, Atlético Sorocaba, Noroeste, Oeste e Bragantino. Também tem passagens pelo Nordeste e por países asiáticos. Seu último clube foi o Capital-DF, onde fez 12 partidas e um gol.
Éder Lima é o atleta com maior bagagem entre os contratados do Crac para a temporada de 2024. O defensor supera os atacantes Éderson Alves e Anderson Magrão, com 35 e 36 anos, respectivamente.
A Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra) está de volta a Goiás. Em 2024, o torneio de basquete 3×3, promovido pela Central Única das Favelas em Goiás (Cufa Goiás), vai ocorrer em maio.
Além de valorizar o basquete de rua, a competição tem como objetivo dar luz às manifestações culturais da periferia como o break dance e o grafite.
A Liibra aconteceu pela última vez em Goiás no ano de 2022, trazendo uma mega estrutura em uma final histórica dentro da Feira Hippie, encerrada com o show da Cufa no comando de MV Bill e Kamilla CDD, depois de uma primeira fase disputada na Praça do Avião.
Em 2024 as novidades serão os acréscimos de outros de esportes bem presentes na cultura periférica, como o skate e o X1.
As inscrições das competições esportivas e da cultura urbana estão abertas a partir desta terça-feira (23). Os jogos têm a previsão de início para o dia 18 de maio.
O técnico Márcio Fernandes elogiou o desempenho dos reforços do Vila Nova na estreia do Brasileirão Série B. Um deles, Júnior Todinho, já inclusive marcou gol com a camisa colorada – o segundo, que selou a vitória de 2 a 0 sobre o Guarani no OBA. Mas não foi só ele que recebeu parabéns do treinador.
“Procuramos manter uma base que já vinha jogando. Com a Copa Verde, ficou complicado trabalhar duas equipes. Mantivemos a base e colocamos alguns jogadores. Geovane, por exemplo. Jogador que tem muita vitalidade, marcação muito forte que sabe jogar quando tem a bola. Junto com o Cristiano, demos uma segurança grande à zaga”, disse.
Fernandes valorizou o trabalho vilanovense. Para ele, o Vila mereceu bater o Bugre e mostrou um desempenho de construção ofensiva que o agradou.
“Acho que a equipe realmente mereceu a vitória. Construiu a vitória e os gols saíram naturalmente. Isso nos dá confiança de que estamos no caminho certo. Claro que precisamos melhorar, mas isso nos faz ver uma esperança no fim do túnel”, avaliou.
O próximo compromisso colorado é na sexta-feira (26), contra o Sport, em Pernambuco.
Na noite desta segunda-feira (22), o Vila Nova venceu o Guarani por 2×0, pela 1ª rodada do Brasileirão Série B de 2024. O segundo gol colorado na partida saiu dos pés de Júnior Todinho, logo em sua estreia pelo Tigre. Em entrevista pós-jogo ao Premiere, o atacante “se apresentou” à torcida e garantiu que isso é só o começo.
Júnior Todinho é um atacante de 30 anos que foi contratado pelo Vila Nova para a disputa da Série B, após iniciar o ano defendendo as cores do Água Santa. O técnico Márcio Fernandes o colocou como titular logo em sua estreia, e deu certo. Com assistência de Alesson, Todinho marcou um belo gol ao chutar alto para superar o goleiro do Bugre.
“Primeiramente é agradecer a Deus por esse gol, o gol da vitória, começamos bem. Eu fiz o gol e vim me apresentar à torcida, porque isso é só o começo. Eu venho me dedicando muito, venho trabalhando bastante para poder buscar o acesso tão esperado pela torcida do Vila”, declarou.
O Vila Nova volta a campo na próxima sexta-feira (26), às 19h, para enfrentar o Sport na Arena Pernambuco, pela 2ª rodada da Série B de 2024.
No OBA, o Vila Nova teve uma estreia tranquila na Série B de 2024. Com gols de Luciano Naninho e do estreante Júnior Todinho, o Tigre venceu o Guarani por 2×0 e inicia a competição no pelotão de cima. A equipe colorada volta a campo na próxima sexta-feira (26), às 19h, diante do Sport na Arena Pernambuco.
O duelo em Goiânia começou em ritmo lento. O primeiro lance de perigo surgiu aos dez minutos, quando Cristiano experimentou de longe e mandou para fora. O Guarani respondeu e, duas vezes, a defesa colorada tirou quase em cima da linha. Na primeira, foi Ruan Santos. Na segunda, Geovane evitou o gol adversário.
Aos 25, Cristiano soltou a bomba do meio da rua e atingiu o travessão. O Bugre deu o troco, em cabeceio de Airton que Dênis Júnior defendeu. O placar de zero a zero começou a não combinar com o andamento do confronto, e foi então que o Vila Nova abriu a contagem.
Aos 30 minutos, Ralf fez o desarme, Júnior Todinho chutou e foi bloqueado. No rebote, João Vitor deu o passe por elevação em direção a Luciano Naninho. O meia invadiu a área, bateu de primeira, mascado, e a bola morreu no fundo do gol. Aos 46, o Tigre quase marcou o segundo, mas Douglas Borges defendeu dois desvios à queima-roupa de Júnior Todinho.
No segundo tempo, o Vila Nova foi bem superior ao Guarani. Alesson quase deixou o dele de cabeça, logo aos três minutos. O Guarani chegou a assustar aos seis, em voleio de Caio Dantas. Aos dez, porém, Alesson conseguiu um desarme importante e deu bom passe para Júnior Todinho, que chutou alto. A bola bateu no travessão e estufou as redes novamente.
A partir dali, o Tigre passou a administrar a partida. O Bugre teve oportunidades, que foram para fora ou foram interceptadas por Dênis Júnior. Os donos da casa poderiam ter marcado o terceiro, em arremate para fora de Bruno Matias, mas não o fizeram. O duelo não teve mais gols, confirmando os três pontos para os goianos.
Ficha técnica Vila Nova 2×0 Guarani 1ª rodada do Brasileirão Série B Data: 22 de abril de 2024 Horário: 21h Local: Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia
Árbitro: Wallas Martins Lopes (MA) Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa/AM) e Elson Araújo da Silva (MA) VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Luciano Naninho (VIL), aos 30′ do 1T. Júnior Todinho (VIL), aos 10′ do 2T. Público: 4.403 presentes, 4.315 pagantes. Renda: R$ 65.495,00. Expulsão: Heitor (GUA), após o fim do jogo, por reclamação.
Vila Nova: Dênis Júnior; João Vitor (Jemmes), Ruan Santos, Anderson Conceição e Eric; Ralf, Cristiano, Geovane (Bruno Matias) e Luciano Naninho (Emerson Urso); Alesson (Henrique Almeida) e Júnior Todinho (Igor Torres). Técnico: Márcio Fernandes.
Guarani: Douglas Borges; Diogo Mateus (Marlon), Rayan, Lucas Adell e Jefferson (Douglas Bacelar); Matheus Bueno, Camacho e Luan Dias (Rafael Freitas); Airton (Heitor), Caio Dantas e Reinaldo (Renyer). Técnico: Claudinei Oliveira.