O Itumbiara estará na elite do futebol goiano em 2019. Na noite desta quarta-feira (21), o Gigante do Vale fez o dever de casa, bateu a Aparecidense por 2 a 1 e se garantiu no Goianão do próximo ano, rebaixando o Anápolis para a Divisão de Acesso.
O Tricolor fecha o campeonato com 13 pontos. Ao longo de 14 jogos foram quatro triunfos, um empate e nove derrotas. O Itumbiara volta a atuar na Série D do Brasileirão. As datas não foram confirmadas pela CBF, mas a competição tem início previsto para 22 de abril.
O Camaleão volta suas atenções para a semifinal do Estadual. O time da Grande Goiânia terminou a fase de classificação em terceiro, com 23 pontos. A Aparecidense enfrenta o Vila Nova duas vezes em busca de vaga para a decisão. O primeiro jogo será no Aníbal Toledo, no sábado, às 16h. A volta será no Serra Dourada, na terça-feira, às 20h30.
Veja como foi a partida lance a lance
Chuva de gols em marcha lenta
O primeiro tempo teve três gols, mas engana-se quem achou que o duelo foi movimentado. O Itumbiara começou a todo vapor, marcando aos 24 segundos com Diogo Capela, aproveitando espaço da defesa da Aparecidense e, cara a cara com Busatto, tocando para as redes.
A vantagem fez o Gigante se acomodar. O Camaleão se voltou para o ataque, mas sem se arriscar muito. Apesar da tranquilidade no toque de bola, os visitantes não tiveram dificuldade para empatar. Aos nove minutos, Aleilson completou cruzamento de Washington na área e igualou as coisas.
Depois do empate, foram mais de 30 minutos de monotonia no JK. O jogo parou muito e a bola rolou muito pouco. A torcida só acordou aos 41 minutos quando Érico Júnior marcou. O zaga do Camaleão bobeou mais uma vez e deixou o meia livre após lançamento de Abuda. Na cara do gol, ele só teve o trabalho de tocar para as redes e recolocar os donos da casa à frente.
Permanência após sufoco
Depois de fazer um primeiro tempo apático, o time misto da Aparecidense voltou mais ligado para a etapa final. As finalizações de Gustavo Ramos, Washington e Gilvan, embora sem perigo ao gol de Erivelton, denotavam o domínio visitante no confronto.
O Itumbiara só acordou aos 18 minutos, quando teve grande chance de ampliar após Érico Júnior cruzar na cabeça de Capela, que tocou para fora. Aos 37 minutos, o atacante Danielzinho foi expulso pelo árbitro Elmo Resende. Com 10 em campo, o Tricolor viu a Aparecidense se adiantar e pressionar durante os oito minutos que restavam.
O Camaleão até teve tempo, mas faltou inspiração. Já classificada e sem muito interesse, a Aparecidense não fez muito para buscar o empate. Depois de vários cruzamentos infrutíferos, quem comemorou foi a torcida do Gigante, que garantiu-se no Goianão 2019.
Ficha Técnica
Itumbiara 2 x 1 Aparecidense – 15ª rodada do Goianão 2018
Data: 21 de março de 2018
Horário: 21h45
Local: Estádio JK; Itumbiara, GO
Árbitro: Elmo Resende
Assistentes: Alexandre Amaral e Cleyton Pereira
Vermelho: Danielzinho (ITU)
Amarelos: Erivelton (ITU); Araújo (APA)
Gols: Diogo Capela, aos 24 segundos 1T, Érico Júnior, aos 41’1T (ITU); Aleilson, aos 9’1T (APA)
Itumbiara: Erivelton; Chiclete (Gustavo), Rogélio, Fernando e Mário Sérgio (Renan); Walter (Fabinho), Ruan, Diogo Capela e Érico Júnior; Abuda e Danielzinho.
Técnico: Silvio Criciúma.
Aparecidense: Busatto; Everton, Mirita, Thiago Carvalho e Rafael Cruz (Pará); Araújo, Washington (Klécio) e Kaio Wilker; Aleilson, Gustavo Ramos (Kadu) e Gilvan.
Técnico: Márcio Azevedo.