5.6 C
New York
terça-feira, outubro 26, 2021
Início Futebol Goiás Na memória: Goiás conquista empate heroico diante do Santos, no Brasileirão 1973

Na memória: Goiás conquista empate heroico diante do Santos, no Brasileirão 1973

Em 1973, o Goiás disputou o Campeonato Brasileiro torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que contou com a participação de quarenta clubes de vinte estados.

Confira mais jogos históricos
Pela Série C do Brasileirão, Anapolina venceu o Fluminense
Em 2016, pela Copa do Brasil a Aparecidense eliminou o Sport
No Pacaembu, Atlético vence Corinthians pelo Brasileirão 2010

A primeira fase do Campeonato foi disputada entre os meses de agosto e dezembro do ano de 1973. Se classificavam para a segunda fase, apenas os vinte primeiros colocados na classificação geral.

- Anúncio -

O Goiás terminou a primeira fase na oitava posição à frente de equipes, tais como: Internacional/RS, Guarani/SP, Botafogo/RJ, Vasco/RJ Corinthians/SP e Atlético Mineiro/MG; e dessa forma garantiu vaga na segunda fase da competição.

Na segunda fase do Campeonato, que foi disputada nos meses de janeiro e fevereiro do ano de 1974, o time esmeraldino enfrentou o Santos, de Pelé, no Estádio do Pacaembu.

O JOGO

O Goiás não pôde contar com Alexandre e Macalé que estavam lesionados. Em virtude disso, o técnico Dino Sani teve de promover algumas alterações no time esmeraldino. Já o Santos tinha o elenco todo a disposição para a partida contra o Verdão.

Os vinte primeiro minutos foram marcados por bastante equilíbrio, com o Santos tendo a iniciativa e o Goiás sabendo se defender muito bem. Porém, aos 20 minutos, o Peixe tirou o zero do marcador. Em bola alçada na área buscando a Pelé, a defesa esmeraldina fez o corte, mas a pelota caiu nos pés de Léo que encontrou a Nenê, livre dentro da área, para bater na saída do goleiro e estufar as redes.

O Santos precisava de uma vitória para manter as chances de lutar por uma vaga na fase final do Campeonato. Aos 32 minutos, Edu foi lançado em profundidade, fez a finta no marcador e cruzou a bola para a área, a defesa esmeraldina cortou de qualquer maneira e a bola sobrou, na medida, para Nenê ampliar a vantagem: Santos 2 a 0.

Logo na sequência, aos 37 minutos, o Alvinegro Santista veio trocando passes desde o campo de defesa, chegou tranquilamente ao campo de ataque, onde Edu encontrou a Nenê, que livre de marcação bateu com força, da entrada da grande área, para fazer o terceiro gol do Santos.

O Goiás ainda conseguiu descontar, aos 44 minutos, Raimundinho foi até a linha de fundo e cruzou, na medida, para Paghetti, de cabeça, mandar a bola para o fundo do gol. Final do primeiro tempo: Santos 3×1 Goiás.

“A nossa garra, nossa gente, nossa história…”

Na volta do intervalo, logo aos 13 minutos, o Santos chegou trocando passes pela esquerda e Léo arriscou um chute de fora da área que bateu na cabeça de Emílio e deslocou o goleiro Lumumba, deixando o Santos próximo da vitória. Santos 4×1 Goiás.

Após o gol sofrido, o Esmeraldino se lançou ao ataque na tentativa de diminuir o prejuízo. Em jogada individual, Lincoln foi parado com falta pela defesa alvinegra e o árbitro Arnaldo César Coelho assinalou a infração. Na cobrança de falta, aos 34 minutos, Lincoln deu um tiro seco e rasteiro, o goleiro santista rebateu e a bola sobrou para Paghetti balançar as redes. Santos 4×2 Goiás.

Na sequência, aos 37 minutos, em uma bela finalização do ataque esmeraldino a bola explodiu no travessão e caiu nos pés do oportunista Paghetti, para diminuir a diferença no marcador. Santos 4×3 Goiás.

Após os dois gols sofridos, o Santos se perdeu dentro de campo e o Goiás passou a ter o controle da partida. E aos 46 minutos, após uma pressão esmeraldina, Lucinho recuperou a bola, tocou para Hertz que levantou a bola na medida para Paghetti, Lincoln fez o porta-luz e a bola sobrou para Lucinho que estufou as redes alvinegras. Final de jogo, no Pacaembu, Santos 4×4 Goiás.

Ficha Técnica
Santos 4×4 Goiás
– 8ª rodada da 2ª Fase do Campeonato Brasileiro 1973
Data: 06/02/1974
Horário: 20h
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público: 27.246 torcedores
Renda: Cr$ 288.023,00 cruzeiros
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Assistentes: Jarbas de Castro Pedra e José Maria Brandão
Gols: Nenê aos 20 min/1T, 32 min/1T e 37 min/1T (Santos); Paghetti aos 44 min/1T (Goiás); Emílio contra aos 13 min/2T (Santos); Paghetti aos 34 e 37 min/2T (Goiás); Lucinho aos 46 min/2T (Goiás).
Santos: Cejas; Carlos Alberto Torres, Marinho Perez, Vicente e Zé Carlos; Clodoaldo (Roberto) e Léo; Pelé, Nenê, Mazinho e Edu.
Técnico: Pepe.
Goiás: Lumumba; Triel, Emílio, Matinha e Cláudio; Tuíra, Hertz e  Paghetti; Lucinho, Lincoln e Raimundinho.
Técnico: Dino Sani.

Confira os gols da partida (Imagens: TV Cultura e Narração: Luiz Noriega)

 

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Produtor dos Programas Esportivos da Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

Goiânia recebe Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

Entre 31 de outubro e 5 de novembro, Goiânia recebe o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas. O evento acontece...

3º Camping de Taekwondo será realizado no final de semana em Aparecida de Goiânia

A Federação Goiana de Taekwondo (FGTDK) realiza no fim de semana (30 e 31) o 3º Camping de Taekwondo. O evento será...

Após terceira derrota, América de Morrinhos demite técnico Dário Lourenço

O América de Morrinhos anunciou a saída do técnico Dário Lourenço na tarde desta terça-feira (26). O experiente treinador deixa o clube...

Ex-Vila Nova e Iporá, Anderson Cavalo vai disputar a Divisão de Acesso

O atacante, Anderson Cavalo, de 35 anos, irá disputar a divisão de acesso pelo Morrinhos. A equipe acertou a contratação do atleta...

Goiânia Rednecks anuncia Isaiah Piérre como reforço para 2021

O Goiânia Rednecks anunciou nos últimos dias a contratação de mais um estrangeiro. Trata-se de Isaiah Piérre, que jogou pelo Mustangs, San...
Anúncio