A seleção brasileira de handebol masculino foi derrotada pela Espanha, anfitriã do torneio, no domingo (17), por 28×26, na rodada final do Pré-Olímpico de Handebol. O campeonato era a última chance dos brasileiros irem às Olimpíadas de Paris 2024. Com a eliminação, os goianos Leonardo Dutra (lateral) e Edney Silva (pivô) ficaram fora do evento.
Mais do Handebol:
Handebol tem calendário definido com diversas competições em Goiás em 2024
Leonardo é natural de Anápolis, enquanto Edney é de Mineiros. Ambos foram convocados para jogar o Pré-Olímpico de Handebol, que foi disputado em março, em Granollers, na Espanha. Durante a campanha, antes da eliminação, o Brasil havia perdido para a Eslovênia, por 26×27, e vencido o Bahrein, por 25×24.
O primeiro tempo do jogo com a Espanha foi muito disputado, mas quem começou na frente no placar foi a anfitriã. Contudo, o Brasil empatou e o turno terminou em 14×14. Já no segundo período, o alto nível técnico foi mantido em ambos os lados. Mas, nos instantes finais, a Espanha fez os dois gols da vitória e venceu a partida.
Com a eliminação, a seleção brasileira masculina perdeu a chance de superar sua melhor campanha no handebol na história das Olimpíadas. O melhor resultado obtido foi no Rio 2016, quando a equipe perdeu nas quartas de finais para a França, por 34×27, e ficou em 7º lugar.
A última vez que em que o país ficou fora do handebol masculino nos jogos olímpicos foi em Pequim 2008, e Paris 2024 seria a sétima participação da equipe no evento. Antes do Pré-Olímpico, o Brasil perdeu a chance de garantir uma vaga na competição ao cair para a Argentina na final do Pan-Americano de 2023, em Santiago.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.