O Goiânia Saints disputou em 2019 a segunda temporada de sua história. O time goiano de futebol americano participou da Divisão de Acesso da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA Acesso) conseguiu duas vitórias, e sofreu uma derrota na fase de grupos. Os aurinegros chegaram à final da conferência, mas perderam a vaga na elite para o Brasília V8.
Mais do FA goiano:
-> Saints ficou com o vice da BFA Acesso. Relembre!
-> Após punição, Rednecks volta ao cenário nacional para reconquistar espaço
Para o presidente Marcelo Taveira a equipe aurinegra fez uma boa temporada. “O Saints evoluiu muito em 2019. Somos uma equipe que irá completar 2 anos de história. Esse ano fomos semifinalistas do estadual, caindo pro Tubarões do Cerrado, atual campeão do Centro-Oeste e fomos vice-campeões da Liga BFA Acesso, então o saldo é positivo”, disse em entrevista ao Esporte Goiano.
Pelo segundo ano consecutivo, o Goiânia Saints foi a única equipe goiana a participar de uma competição nacional. Para Taveira, isso foi bom pela visibilidade que trouxe a equipe, porém esportivamente falando, é algo negativo. Segundo o mandatário aurinegro, no Estado de Goiás há potencial para ter mais equipes brigando no cenário nacional, criando a cultura do Futebol Americano e fomentando o esporte.
Seletiva de novos atletas
No Goiânia Saints, a temporada 2020 já começou. A equipe aurinegra está com pré-inscrições abertas para a seletiva do dia 18/01. De acordo com Marcelo Taveira, a procura para participar dos tryouts tem sido impressionante.
“Estamos com 76 interessados, entre candidatos à atletas e também para Comissão Técnica. Se esse número for real no dia da seletiva, será a maior seletiva já realizada no Estado e isso é muito bom. Significa que o futebol americano está chegando para quem ainda não sabia que se praticava o esporte por aqui”, avaliou.
Segundo o presidente do Goiânia Saints, a contratação de um atleta estrangeiro implica em uma série de custos, como passagem, hospedagem, alimentação, dentre outros, o que demanda uma verba de patrocínio quase que exclusivamente para isso e essa não é a realidade do time, ainda.
“Trazer jogador estrangeiro não é uma necessidade, a gente acredita no poder de formação de atletas em nossa equipe e assim como surgiram nesses quase dois anos alguns talentos, temos certeza que ano que vem teremos outras boas surpresas”, salientou.
Calendário
Em 2020, o Saints deve disputar, novamente, duas competições. A primeira delas deve ser a Taça Cairo Santos, Estadual que reúne equipes de Goiás e do Distrito Federal. Competição que em 2020 deverá ter um novo formato.
“A Federação de Futebol Americano do Cerrado (FEFAC) propôs uma nova Taça Cairo Santos, mas confesso estar reticente sobre os moldes propostos. Outras equipes com quem conversei também demonstraram não estar de acordo com o que foi proposto. Então precisamos aguardar uma definição da FEFAC sobre o estadual”, disse Taveira.
De acordo com Marcelo, caso a equipe aurinegra não dispute o estadual, alguns amistosos já estão pré-programados para a preparação para a disputa da Liga BFA Acesso. Vale destacar que o campeonato nacional já tem data prevista de início, dia 04/07/2020. No entanto, falta definir as equipes participantes e modelo de disputa, o que deve ocorrer no mês de janeiro.
Expectativa e Parcerias para 2020
O ano de 2020 tem tudo para ser uma guinada no time aurinegro a começar pela viabilidade financeira.
“No final desse ano fechamos nosso primeiro patrocínio com a Dermauad, o que foi uma conquista gigante pra nós, graças à um parceiro que veio pra somar. Já temos outras propostas na mesa e ao que tudo indica, começaremos o ano com novas oportunidades que ajudarão na viabilidade financeira do time. Além disso, estamos em contato direto com políticos que estão somando esforços para nos ajudar na captação de recursos destinados ao esporte”, afirmou Marcelo Taveira.
Segundo Taveira, a temporada 2020 será mais difícil, então a equipe vai lutar mais, para conquistar a vaga na Elite. “A gente sempre acredita, igual acreditamos esse ano. Acredito no nosso projeto, nas pessoas que estão envolvidas e sei que faremos um bom ano”, concluiu.