Numa atmosfera inédita no Campeonato Goiano, o Basquete Anapolino, nos primeiros meses de projeto, se sagrou campeão estadual depois de vencer o Vultures no dérbi da cidade por 93 a 67, no ginásio Carlos de Pina.
A vitória com autoridade, sobre a única equipe que não havia atropelado até aqui, coroa a campanha invicta das águias, que encerram o torneio com quase 100 pontos por partida de média. O Vultures, por sua vez, amarga o segundo vice-campeonato consecutivo.
Mais do basquete
Terceiro lugar ficou com a AEGB
Veja como ficou a tabela
Águias voam mais alto
Diferente do primeiro clássico, o Basquete Anapolino começou impondo um ritmo forte. Não demorou para as águias abrirem grande vantagem sobre um vacilante Vultures. Apesar das oportunidades de permanecer colado no placar, os abutres falharam nos arremessos, especialmente nos lances livres.
A maioria que torcia para o Vultures na arquibancada tentou empurrar, mas não era a noite dos abutres. Os comandados de Azemar Torres tiveram várias oportunidades de manter o jogo aberto, mas seguiu falhando nos arremessos e viu a diferença crescer para 22 pontos no intervalo.
O Vultures conseguiu equilibrar as ações após retornar dos vestiários. Em confrontos muito físicos, principalmente no garrafão, os grandalhões de azul predominaram até certo ponto. Depois, porém, a qualidade dos atletas do Basquete Anapolino começou a aparecer em enterradas, lindos arremessos de três belas jogadas de infiltração. Destarte, os favoritos levaram para o último período uma diferença já irreversível de 29 pontos.
No período final, o Vultures lutou pela honra e conseguiu anotar muitos pontos. Insuficientes, contudo, para ameaçar a soberania do rival no placar. O Basquete Anapolino fechou o campeonato dando um show de belas cestas aos torcedores que encheram o Carlos de Pina. Com chave de ouro, as águias levaram seu primeiro título estadual, o primeiro para a cidade de Anápolis depois de cinco anos.