Em 2017, o Vila Nova “namorou” com o acesso por boa parte da Série B, figurando no G-4 em mais da metade da competição. No entanto, o rendimento da equipe caiu na reta final do torneio, culminando com a 7ª colocação ao final da 38ª rodada.
Hemerson Maria elogia equilíbrio emocional em vitória diante do Paysandu!
Na atual temporada, o Tigre começou com tudo no campeonato, vencendo seus quatro primeiros desafios. Após esse período, as vitórias tardaram a vir, mas os comandados de Hemerson Maria parecem ter superado esse momento. Mais uma vez, o time vive boa fase na Série B, ocupando a vice-liderança.
Em comparação das duas campanhas do Vila após 15 rodadas disputadas, conseguimos afirmar que o atual time colorado é superior ao da temporada passada: 26 pontos contra 23 em 2017.
Mesmo assim, a grande força do Tigre em 2018 vem surgindo em partidas longe de sua torcida. Em 2017, na mesma etapa da Série B, o Tigre havia conseguido apenas 46% de aproveitamento fora de casa, somando 11 pontos em 24 disputados. Na campanha atual, os 67% de aproveitamento são bem superiores, com 16 tentos nos mesmos 24.
Em casa, no entanto, o rendimento no ano anterior era melhor. Na temporada passada, o Vila conseguiu 57% de aproveitamento como mandante, superando os 48% da campanha de 2018. Vale ressaltar que, atualmente, o Tigre está vivendo um jejum de mais de dois meses sem vitórias no Serra Dourada.
A defesa do time colorado, um ponto que é elogiado na equipe atualmente, é bem superior ao de 2017. Ao lado do Fortaleza, líder da Série B, o Tigre tem a menor quantidade de gols sofridos: apenas dez. Na temporada anterior, nesta etapa do campeonato, a zaga já havia sido vazada em 15 oportunidades. Em contrapartida, o ataque, que já foi bem criticado em 2018, fica devendo em relação ao ano passado: 15 gols marcados contra 18.