5.6 C
New York
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioMais EsportesOutrosVinícius Teixeira, goiano, fica em 2º lugar no Mundial de Powerlifting e...

Vinícius Teixeira, goiano, fica em 2º lugar no Mundial de Powerlifting e quebra recordes

O goiano Vinícius Teixeira subiu ao pódio no Campeonato Mundial de Powerlifting, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O atleta terminou em 2º lugar, atrás apenas de um representante argentino, batendo todos os seus próprios recordes do Campeonato Brasileiro deste ano. O EG entrou em contato para entender mais sobre a modalidade.

Mais de outros esportes
MS é campeã no XLII Torneio Nacional de Ginástica Artística, em Anápolis
Sessão Overall de Skate define ganhadores em todas as categorias, em Goiânia

O Campeonato Mundial de Powerlifting é disputado de maneira anual. Pela primeira vez, uma edição aconteceu no Brasil, entre os dias 9 e 12 de novembro. Além de representantes do nosso país, o torneio de 2023 contou com participantes de Venezuela, Paraguai, República Tcheca, Índia, Bielorrússia, Argentina e várias outras nações.

- Anúncio -

“Essa é a minha primeira vez no Mundial de Powerlifting. No ano passado, fui 3º lugar no Pan-Americano de Powerlifting, que aconteceu em Praia Grande (SP). É muito orgulho levar o meu estado e o meu país para eventos internacionais”, comenta Vinícius Teixeira.

Natural de Goiânia, ele faz parte da equipe Virtus e ressalta que, embora seja um orgulho levar o nome de Goiás para o mundo, o atleta não conta com nenhum apoio do governo, da prefeitura e tampouco da iniciativa privada. Ainda assim, Vinícius segue firme e forte e finalizou em 2º lugar no Mundial de Powerlifting, apenas 10kg atrás do campeão.

Como funciona o Mundial?

Vinícius Teixeira, goiano, fica em 2º lugar no Mundial de Powerlifting e quebra recordes
Foto: Arquivo pessoal

Vinícius Teixeira explica que o Campeonato Mundial, para os atletas, começa na pesagem, que ocorre no dia anterior à competição. O torneio é dividido por datas. Neste ano, por exemplo, o primeiro dia contou com categorias teens, juniores, feminino e masters. No penúltimo dia, open até 90 kg e até 100 kg, além dos masters.

Ainda segundo Vinícius, as disputas estão divididas em categorias, em que cada uma possui três pedidas de peso, com cada atleta somando o melhor peso levantado e/ou agachado (agachamento + supino + terra). Após a somatória da melhor marca do atleta, ele tem o coeficiente geral, que vai de acordo com o peso.

No caso de Vinícius, ele pesou 88,8 kg e conseguiu novas marcas: agachamento 295 kg (batendo o recorde brasileiro, que era dele mesmo), mais o supino 175 kg (batendo o próprio recorde brasileiro, novamente) mais o levantamento terra 275 kg, chegando a um total de 745 kg de coeficiente (novo recorde brasileiro, outra vez superando a si mesmo).

E o que exatamente é o powerlifting?

Vinícius Teixeira, goiano, fica em 2º lugar no Mundial de Powerlifting e quebra recordes
Foto: Arquivo pessoal

O powerlifting compreende em três movimentos: agachamento, supino e o levantamento terra. No agachamento, o competidor deve descer até que a parte superior da coxa esteja abaixo da linha da articulação do quadril. Ao subir, ele deve ficar completamente em pé, com os joelhos estendidos. A arbitragem sinaliza quando há a posição correta.

No supino, o competidor deve abaixar a barra até o peito e depois estender os braços até que eles estejam totalmente bloqueados. Os pés devem permanecer no chão, e a cabeça e os ombros também devem estar em contato com o banco.

Por fim, o levantamento terra consistente no atleta levantando a barra do chão até ficar totalmente em pé, com os quadris e joelhos estendidos e os ombros para trás. Não é permitido apoiar a barra nas pernas durante o levantamento.

“Os diferenciais de um atleta são, além da força, a técnica, resiliência, estratégia de treino, respeito com o próprio corpo, muito estudo e aconselhamento de outros atletas, atitude positiva e senso de comunidade, pois todos se ajudam nesta modalidade. Para se destacar, basta ter, além disso tudo, foco e treinamento”, conclui Vinícius.

Vinícius Teixeira, goiano, fica em 2º lugar no Mundial de Powerlifting e quebra recordes
Foto: Arquivo pessoal
Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P