Jogador de futebol de amputados, Valdo Firmino conquistou uma medalha de ouro logo em sua estreia por outra modalidade esportiva. Nos 100 metros rasos da categoria T64 de atletismo paradesportivo, o maranhense, que mora em Aparecida de Goiânia desde 2014, terminou em 1º lugar nas seletivas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Mais do atletismo
Após eliminação na Copa do Mundo de Futebol de Amputados, Valdo prega continuidade
Regiane Braga e Gustavo Souza vencem 1ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Valdo Firmino atua pela Aparecidense/Adfego no futebol de amputados, e chegou a disputar a Copa do Mundo da modalidade, no ano passado, com a camisa da Seleção Brasileira. Neste ano, decidiu tentar a sorte em uma outra modalidade.
“Foi o incentivo de um grande amigo meu do futebol de amputados […]. Através dele, dizendo que eu tinha potencial, fui criando gosto, e hoje estamos aí colhendo frutos de dois meses de treinamentos. Saber que cada gota de suor derramado em tão pouco tempo de treinamento já vem dando resultado expressivo é sensacional, inexplicável”, declara ao EG.
As seletivas para o JUBs de 2023, cuja competição principal vai acontecer entre 8 e 22 de outubro, em Joinville, começaram na última segunda-feira (12), em Brasília, e terminam na noite desta quarta (14). Nesta tarde, inclusive, a partir das 15h45, Valdo Firmino disputa a categoria de 200m e busca mais uma medalha de ouro no atletismo paradesportivo.
No JUBs, Valdo Firmino representa a FacUnicamps, em Goiás, onde faz pós-graduação em Políticas e Gestão de Segurança Pública e Privada.