O diretor de avaliação de arbitragem da FGFS (Federação Goiana de Futsal), Marcus Tondato, em entrevista exclusiva para Esporte Goiano, explicou as novas mudanças para o Futsal Goiano em 2023. Nesta temporada haverá o acréscimos de duas novas categorias, o sub-19 e sub-21, em todas as competições. Além do mais novas seletivas para os árbitros e mais datas no calendário, devido as novas categorias, irão ser realizadas na temporada.
Marcus destacou ainda que, com as novas mudanças, a FGFS será mais rígida no critério de avalição dos árbitros. E salientou que as mudanças ocorreram em decisão conjunta com a Confederação Brasileira de Futsal.
Mais do Futsal:
Resenhas fica com o vice da Copa Rotary de Futsal
Futsal goiano entra em luto após morte de Charles Jones e Rodrigo Fabiano
NOVAS CATEGORIAS:
– Nós temos o acréscimos de duas novas faixas etárias que geram quatro categorias novas, tanto no masculino quando no feminino, no sub-19 e sub-21. A Federação a partir de agora irá contar com 24 categorias, para suas competições. Isso aumenta o número de jogos e dentro disso, o departamento de avaliação junto com o departamento de arbitragem, queremos mais melhorar ainda mais a qualidade do árbitro goiano. Temos a preocupação com a condução dos jogos dentro da quadra, bem como a formação dos novos árbitros e novos delegados. Para que cada vez mais os jogos possam ter todo o seu brilhantismo somente do jogo em si. Esse ano colocamos o exame físico como eliminatório. O árbitro que não alcançar os exames eliminatórios, não irá trabalhar. De acordo com cada categoria vamos aumentando ou diminuindo estes critérios.
SUGESTÃO DA CBFS E ACATAÇÃO DAS FEDERAÇÕES
– Algumas dessas mudanças são a pedidos da CBFS, outras vem da CBFS após a visita dos presidentes das federações, que vão em reunião e sugerem algumas mudanças. A CBFS acata, “devolve” para as federações já com as alterações aceitas. Mas sem dizer que estas mudanças foram do estado X ou Y, são as sugestões de todos. Vamos jogar esta temporada, se não funcionar, novamente no conselho da CBFS futuramente irá se decidir tirar ou permanecer.
PREOCUPAÇÃO COM CALENDÁRIO
– Os acréscimos das novas categorias aumenta a quantidade de jogos, a demanda de arbitragem aumenta, porque temos que ter mais árbitros trabalhando. Aumenta também o número de dias e horários durante a semana, que temos que organizar para as partidas. Tudo isso casado com disponibilidade das equipes, dos locais de jogos e das condições da FGFS em realizar tais jogos. E hoje temos totais condições.
O Conselho Arbitral da FGFS ocorreu neste sábado (28), no Ginásio de Campinas, em Goiânia, na sede da entidade. Representantes de diversos clubes participaram do evento onde foram discutidos sugestões, reclamações e outros pontos para a temporada que se inicia. As datas das competições bem como o calendário detalho ainda serão discutidos.