5.6 C
New York
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
InícioQuadraFutsalCom novas categorias, diretor de arbitragem da FGFS explica mudanças para 2023

Com novas categorias, diretor de arbitragem da FGFS explica mudanças para 2023

O diretor de avaliação de arbitragem da FGFS (Federação Goiana de Futsal), Marcus Tondato, em entrevista exclusiva para Esporte Goiano, explicou as novas mudanças para o Futsal Goiano em 2023. Nesta temporada haverá o acréscimos de duas novas categorias, o sub-19 e sub-21, em todas as competições. Além do mais novas seletivas para os árbitros e mais datas no calendário, devido as novas categorias, irão ser realizadas na temporada. 

Marcus destacou ainda que, com as novas mudanças, a FGFS será mais rígida no critério de avalição dos árbitros. E salientou que as mudanças ocorreram em decisão conjunta com a Confederação Brasileira de Futsal. 

Mais do Futsal: 
Resenhas fica com o vice da Copa Rotary de Futsal 
Futsal goiano entra em luto após morte de Charles Jones e Rodrigo Fabiano

Marcus Tondato – Foto: Willian Rommel / EG


NOVAS CATEGORIAS:

– Nós temos o acréscimos de duas novas faixas etárias que geram quatro categorias novas, tanto no masculino quando no feminino, no sub-19 e sub-21. A Federação a partir de agora irá contar com 24 categorias, para suas competições. Isso aumenta o número de jogos e dentro disso, o departamento de avaliação junto com o departamento de arbitragem, queremos mais melhorar ainda mais a qualidade do árbitro goiano. Temos a preocupação com a condução dos jogos dentro da quadra, bem como a formação dos novos árbitros e novos delegados. Para que cada vez mais os jogos possam ter todo o seu brilhantismo somente do jogo em si. Esse ano colocamos o exame físico como eliminatório. O árbitro que não alcançar os exames eliminatórios, não irá trabalhar. De acordo com cada categoria vamos aumentando ou diminuindo estes critérios.

 

- Anúncio -
Foto: FGFS


SUGESTÃO DA CBFS E ACATAÇÃO DAS FEDERAÇÕES 

– Algumas dessas mudanças são a pedidos da CBFS, outras vem da CBFS após a visita dos presidentes das federações, que vão em reunião e sugerem algumas mudanças. A CBFS acata, “devolve” para as federações já com as alterações aceitas. Mas sem dizer que estas mudanças foram do estado X ou Y, são as sugestões de todos. Vamos jogar esta temporada, se não funcionar, novamente no conselho da CBFS futuramente irá se decidir tirar ou permanecer. 

PREOCUPAÇÃO COM CALENDÁRIO 

– Os acréscimos das novas categorias aumenta a quantidade de jogos, a demanda de arbitragem aumenta, porque temos que ter mais árbitros trabalhando. Aumenta também o número de dias e horários durante a semana, que temos que organizar para as partidas. Tudo isso casado com disponibilidade das equipes, dos locais de jogos e das condições da FGFS em realizar tais jogos. E hoje temos totais condições.

Foto: Willian Rommel / EG


O Conselho Arbitral da FGFS ocorreu neste sábado (28), no Ginásio de Campinas, em Goiânia, na sede da entidade. Representantes de diversos clubes participaram do evento onde foram discutidos sugestões, reclamações e outros pontos para a temporada que se inicia. As datas das competições bem como o calendário detalho ainda serão discutidos.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube
Willian Rommel
Jornalista formado na UFG. Pós graduado em jornalismo esportivo pela faculdade Estácio. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, na Rádio Difusora 640 AM, Rádio Bandeirantes Goiânia, Diário de Goiás e na TV UFG. Profissional na área esportiva desde 2012.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P