A Anapolina recebeu neste sábado, 11, no estádio Jonas Duarte, o Patrocinense (MG) pela 2ª rodada da 1ª Fase do Brasileiro Série D. Um confronto inédito entre duas equipes que nunca se enfrentaram em competições nacionais. O primeiro duelo ficou empatado: 1 a 1. O tento da Xata foi de Max, para a equipe mineira o zagueiro Betão anotou.
Com o resultado Rubra é 1ª colocada no grupo A11, 4 pontos ganhos. O Águia é 2º, também 4 pontos conquistados. Na próxima rodada, sábado, 18, a Xata enfrenta o Operário, às 18h, no JD. Na segunda, 20, o Patrocinense duela com o União, às 21h10, no Luthero Lopes.
Foi gol ou não foi? Xata sai na frente
A Rubra iniciou pressionando os visitantes. Empurrada pela bela festa da torcida com faixas e a ‘fumaça vermelha’, logo aos 5 minutos a Xata tentou. Dé recebeu na área sem marcação, na chegada do defensor ele tocou fraco para Alysson, que ameaçou a finalização mas foi interceptado. A partir dos 12 minutos uma sequência de faltas a favor da Patrocinense foram assinaladas, e o jogo ficou travado.
Então a Anapolina cresceu na partida, apostou em jogadas no lado esquerdo e, aos 20, saiu na frente. Romario cruzou na área e Max deu uma forte cabeçada. A bola bateu no travessão, quicou após a linha e o juiz validou o tento. Muita reclamação dos jogadores do Águia com a assistente Alvani Brito. A Patrocinense tentou responder aos 26, em boa jogada pela esquerda.
Imagens: Rossini Pasti (Assessoria Anapolina)
Nathan recebeu na ponta, procurou o ângulo esquerdo de Khan, mas chutou por cima. Mesmo assim, a Xata seguiu forte na marcação e buscando o segundo gol. Aos 36, por pouco a bola não entrou. Pedro Gabriel veio em velocidade e chutou rente ao ângulo direito de Cleysson. O fim do primeiro tempo foi marcado por um choque envolvendo o jogador Arilson, da equipe mineira, que chegou a ficar desacordado. Logo o atleta se recuperou, mas foi substituído por precaução. Ficou assim a etapa inicial: Anapolina 1×0 Patrocinense.
Rubra vacila no fim e leva empate
A equipe mineira começou tomando a iniciativa, principalmente pelo lado esquerdo, com Yuri. Mesmo assim, a primeira boa oportunidade foi da Rubra. Aos 5 minutos, Romario recebeu pela esquerda, chutou firme e quase Cleysson engoliu. Apostando nessa jogada, aos 12, de novo pela esquerda, Romario foi lançado, invadiu a área e chutou forte, Cleysson espalmou e salvou a Patrocinense.
O técnico Thiago Oliveira, da Águia mineira, fez uma alteração importante no meio da segunda etapa visando recuperar a velocidade da equipe: entrada do atacante Danielzinho. Em cobrança de escanteio, os visitantes assustaram aos 27 minutos. O defensor Betão cabeceou e mandou por cima do gol de Khan.
O time colorado seguiu pressionando e manteve o bom nível físico. Já aos 38, em bela jogada de Mateus Lacerda, quase aumentou o marcador. O meia fez o que quis na área da Patrocinense, girou e chutou forte muito perto do travessão. A equipe mineira tentou bolas lançadas na área e, após um cruzamento na área, aos 45, fez o que não fez durante toda a partida. Betão marcou um lindo gol de cabeça e deu números finais ao jogo: 1 a 1.