A goiana Valéria Rodrigues é a terceira melhor lutadora do mundo em sua categoria. No ranking internacional de taekwondo feminino adulto até 46 kg, a atleta alcançou uma posição inédita e comemorou o feito histórico em conversa com o EG.
Mais das lutas
Penúltima etapa do Goiano de Judô é sediada em Anápolis
Goianos conquistam medalhas no Chile Open de Taekwondo
Com a atualização do ranking internacional de taekwondo, Valéria Rodrigues subiu seis posições e chegou ao 3º lugar, com 106.58 pontos. Em sua categoria, ela está atrás apenas de Lena Stojkovic (Croácia), com 134.58, e Mi-Reu Kang (Coreia do Sul), com 175.80.
“Pela primeira vez, consegui ficar na terceira colocação em um ranking que conta com mais de 500 atletas. É uma conquista muito grande e importante, inclusive para Goiás. Quanto mais perto de um ranking conciso e alto, mais perto eu fico de poder pleitear a seletiva e de repente ir para uma vaga olímpica”, destaca Valéria Rodrigues.
Natural de Goiânia, a lutadora conta também que trabalhou durante muitos anos para chegar nessa colocação, o que a deixa muito feliz.
Além disso, tal conquista veio apenas com bastante dedicação e por conta dos projetos esportivos do estado de Goiás, que, desde 2016, vêm ajudando a desenvolver suas atuações a nível internacional.
Valéria Rodrigues não é a única goiana bem posicionada na categoria até 46 kg feminino adulto. Dangela Guimarães subiu incríveis 20 posições e agora ocupa a 16ª posição no ranking, com 62 pontos.