Após dez vitórias consecutivas, o Clube Jaó/Universo voltou a ser derrotado na Superliga B. Na tarde deste sábado, 15 de abril, o time goiano não foi páreo para o grande favorito Sesc. No Ginásio da Hebraica, no Rio de Janeiro, os cariocas venceram por 3 sets a 0 e conquistaram o título da Superliga B de vôlei masculino 2017 e o acesso para a elite nacional.
Não faltou luta pelo lado goiano. Apesar da disposição dos atletas auriazuis, o milionário Sesc-RJ, equipe de maior investimento do torneio, teve uma atuação perfeita. As parciais foram 25-15, 25-20 e 25-23. O Clube Jaó agora buscará uma vaga na elite na Taça de Prata, que será disputada no segundo semestre.
A decisão
O primeiro set teve um dono: Paulo Victor Costa da Silva, o PV. O camisa 5 do Sesc-RJ teve uma atuação impecável e transformou em pontos praticamente todas as bolas que foi acionado. O jovem time goiano, com média de idade de 23 anos, demonstrou nervosismo e cometeu muitos erros, principalmente na defesa. Resultado: 25-15 para os cariocas.
O Jaó voltou para a segunda parcial com mais tranquilidade. Com grande atuação de Ramon, o time revezou a vantagem durante a maior parte do set. O equilíbrio persistiu até 18-17, quando os goianos voltaram a cometer erros, que somados a qualidade técnica do levantador Everaldo e a eficiência do trio Juninho, PV e Thiago Barth nos ataques, foram fatais: 25-20 para o Sesc.
Os mandantes começaram dominando o set 3. Porém, a equipe de Hítalo Machado mostrou que não estava entregue. Com boa sequência de saques de Fabiano, o time saiu de 4-6 para 8-4. A partida seguiu equilibrada, com os times trocando pontos até a reta final. Ramon seguia bem no jogo e o Jaó abriu 21-18. Porém, erros consecutivos da equipe goiana custaram caro e a virada veio: 22-21. Everaldo e, principalmente, Thiago Barth chamaram a responsabilidade e garantiram a festa carioca no Ginásio da Hebraica: 25-23.