Goiás, bem em ataque e defesa, tem returno perfeito na Série A; veja números

204
Anúncio

O Goiás vive o seu melhor momento no Campeonato Brasileiro da Série A. Ao lado do Corinthians, é o único clube que venceu todos os três jogos do Segundo Turno até aqui. Os 100% de aproveitamento no returno pode ser considerado perfeito. Além das três vitórias, o esmeraldino é o único time que sequer levou gols na segunda metade da competição.

Mais do Verdão
-> Na memória: Ceará 0x3 Goiás, pela Série B de 99

Por isso, trouxemos hoje alguns números para explicar o sucesso do Goiás nesta fase do nacional. Isso porque a equipe venceu o Fluminense (3 a 0), São Paulo (1 a 0) e Cruzeiro (1 a 0) desde a virada de turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fator casa

Apesar de ser um dos piores visitantes, com apenas duas vitórias em 11 jogos, o esmeraldino leva o Serra Dourada como trunfo. O 13º lugar fora de casa se transforma na 8ª posição na lista de melhores mandantes. O alviverde venceu 7 de 11 nos seus domínios. Ceará, Botafogo, Athletico-PR, Chapecoense, Internacional, Fluminense e Cruzeiro foram vítimas do gigante de concreto.

No segundo turno, duas das três vitórias foram no Serra – Fluminense e Cruzeiro.

“Tadeus”

É assim que o goleiro do Goiás é conhecido, hoje, pelos torcedores esmeraldinos. Tadeu chegou meio desconhecido, no início da Série A. O arqueiro havia sido destaque da Ferroviária de Araraquara no Campeonato Paulista. Desembarcou em Goiânia para substituir o contestado Sidão, que rumou ao Vasco.

Desde então, Tadeu tem sido um dos maiores destaques do time de Ney Franco. Segundo o site especialista em estatísticas de futebol, o Footstats, o paredão esmeraldino é o 5º no quesito defesas difíceis. São 21 “milagres” em 21 partidas disputadas – 1 por jogo. Contra o São Paulo, na 2ª rodada do returno, o goleiro foi eleito o melhor da partida na vitória por 1 a 0.

Defesa, enfim, se ajeitou

A equipe do Goiás, na época comandada por Claudinei Oliveira, iniciou o Brasileirão com consistência. Muito em função da dupla de zaga David Duarte e Yago, que se entrosou rapidamente. Porém, ambos se machucaram e tiveram de ser substituídos. Os escolhidos? Rafael Vaz, o contestado, e Fábio Sanches, com histórico recente de duas graves lesões.

De início, as coisas não deram muito certo. O Verdão terminou o 1º turno como pior defesa da Série A, com 32 gols sofridos, ao lado da Chapecoense. Porém, os dois zagueiros já até revelaram um pacto para terminar o segundo turno como melhor defesa nesta parte do campeonato. E vem funcionando. Nenhum gol sofrido em três partidas.

Rafael Vaz se tornou o artilheiro do time na competição, ao lado de Barcia, com quatro gols. Além disso, se destaca pela saída de bola. Por outro lado, Fábio Sanches vem sendo um xerife, tendo sido elogiado até por Hailé Pinheiro, inclusive sendo eleito o melhor do jogo na última vitória alviverde – 1 a 0 sobre o Cruzeiro.

A dupla do Goiás: Michael e Léo Sena

Neste segundo turno, mais do que nunca, Michael se tornou definitivamente o principal nome do Goiás na Série A. O atacante foi o melhor no jogo contra o Fluminense e foi super decisivo com assistência fantástica para Alan Ruschel diante do Cruzeiro. Tá em crise? Chama o Michael. O técnico Ney Franco tem explorado mais a qualidade, velocidade e técnica do jovem atacante e isso fez com que o esmeraldino desse um salto na tabela.

Por outro lado, o Verdão enfim tem o seu camisa 10. Ou melhor, 20. E a solução foi caseira. Depois de Maurício Barbieri, Claudinei Oliveira e Ney Franco insistirem em nomes como Marlone, Giovanni Augusto & cia na armação, Ney parece ter encontrado a solução. Além de sacar Geovane do 1º homem do meio de campo e dar lugar a Gilberto Júnior, Yago Felipe se firmou entre os titulares e Léo Sena foi adiantado. Agora o camisa 20 é responsável por armar o time.

O curioso é que isso também ajuda no processo defensivo do alviverde, já que Léo é volante e tem ido muito bem nos desarmes. Em tese, o Goiás é mais efetivo ofensivamente e mais forte defensivamente com três volantes. Graças à qualidade de Léo Sena.


O Verdão volta a campo no próximo domingo (06), pela 23ª rodada da Série B. A partida é diante do Ceará, em Fortaleza (CE), na Arena Castelão, às 16h.

Conheça os maiores apoiadores do site Esporte Goiano: WB Companies e Connect Media.

anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here