Na memória: Em 99, antes do título, Goiás passou pelo Ceará com goleada

Anúncios

No domingo (06), o Goiás vai até Fortaleza para confrontar o Ceará, na Arena Castelão, às 16h. A partida é válida pela 23ª rodada da Série A. Este será o 20º confronto entre as equipes, e o Verdão leva a melhor no duelo. Em 19 jogos, são oito triunfos do esmeraldino, quatro do Vozão e sete empates.

Mais do Verdão
-> Goiás vence a 3ª seguida na Série A
-> Alan Ruschel comemora nova chance na carreira

Mas se o confronto do próximo domingo é pela primeira divisão, Goiás e Ceará já fizeram jogo importante pela Série B. De olho no acesso, o alviverde foi até Fortaleza pela Fase Final da segundona de 1999. No primeiro confronto da série “melhor de três”, o esmeraldino venceu por 3 a 0, em pleno Castelão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquela ocasião, o Goiás teve a vantagem de decidir o confronto em casa. Porém, perdeu na volta por 4 a 3 no Estádio Serra Dourada. Na partida de desempate, o esmeraldino bateu o Ceará por 2 a 0 e se classificou para o quadrangular final do torneio. Futuramente, o Verdão se sagrou Campeão Brasileiro da Série B de 1999.

No 3 a 0, os gols da partida foram marcados pelo atacante Fernandão, pelo zagueiro Álvaro e pelo lateral-esquerdo Marquinhos.

Os times de Goiás e Ceará

Os elencos são recheados de bons nomes. Pelo lado do Goiás, destaca-se o goleiro Harlei, talvez o maior ídolo esmeraldino no séc. XXI. O zagueiro Silvio Criciúma se tornou Campeão Goiano em 2017, como treinador do alviverde.

Fernandão foi ídolo de Internacional e do próprio Goiás, dispensa apresentações. O volante Túlio, da escalação, na época era conhecido como Túlio Guerreiro. Hoje, é Túlio Lustosa – atual gestor de futebol do clube goiano. Araújo foi um atacante de muita velocidade e é outro ídolo da história alviverde. Dill, um ano depois da conquista da Série B, foi artilheiro do Brasileirão Série A pelo próprio Goiás, com 20 gols.

Pelo lado do Ceará, destaca-se o zagueiro Ronaldo. O defensor se destacou primeiro no Juazeiro-CE, terra de Padre Cícero, e depois ficou conhecido como Ronaldo Angelim. Foi ídolo de Fortaleza e Flamengo também. Pelo Mengo, conquistou o Brasileirão de 2009, fazendo gol decisivo na partida do título, contra o Grêmio.

Ficha técnica
Ceará 0x3 Goiás – 1º jogo da 2ª fase da Série B 1999
Data: 06 de novembro de 1999
Local: Estádio Castelão; Fortaleza, CE
Árbitro: Léo Feldman (RJ)
Auxiliares: Wilton Alves Malaquias (RJ) e Elson Passos Sena Filho (RJ)
Público: 34.921 pessoas
Renda: R$ 142.198,00
Cartões amarelos: Valdson e Adriano (C); Neném, Túlio e Fernandão (G)
Gols: Fernandão (15′ do 1º tempo), Álvaro (23′ do 1º tempo) e Marquinhos (21′ do 2º tempo) (G)
Ceará: Jefferson; Paulo Sales, Valdson, Ronaldo Angelim e Reginaldo; Robertinho, Adriano (Rocha), Dower (Rogério) e Maradona; Aílton e Tosca
Técnico: Sérgio Ramírez
Goiás: Harlei; Sílvio Criciúma, Álvaro e Élvis; Neném, Túlio, Marabá (Fábio) e Marquinhos; Dill, Fernandão (Tiago Fraga) e Araújo (Fernando Nunes)
Técnico: Hélio dos Anjos

Conheça os maiores apoiadores do site Esporte Goiano: WB Companies e Connect Media.

Comentários

comentários

PUBLICIDADE