O atletismo goiano possui um jovem talento que está sendo lapidado aos poucos. Pedro Henrique de Jesus, de 16 anos, finalizou a temporada de 2019 em 5º lugar no Ranking Brasileiro e é o atual recordista estadual dos 75 metros na categoria sub-16, com a marca de 8.62 segundos.
A relação de Pedro de Jesus com o esporte foi iniciada aos 6 anos de idade, no futebol, mais precisamente na escolinha do Atlético Goianiense. Depois se transferiu para a Ovel. E foi em uma brincadeira dos garotos após o treino que o pai, Ageu Viana de Sousa, acabou descobrindo o talento do seu filho, para o atletismo.
“Em janeiro de 2017, estávamos na beira do campo, após o fim do treino, quando ele e uns amigos começaram a disputar quem era o mais rápido. Resolvi cronometrar o tempo dos meninos e a marca do meu filho me chamou a atenção. Então enviei o tempo para alguns especialistas em atletismo, especialmente, o Diego Antunes, um treinador de Santa Catarina. O Diego achou interessante o tempo e nos indicou o Professor Jabá, que também gostou do tempo e fez uns testes com o Pedro”, revelou Ageu Sousa em entrevista ao EG.
O garoto ficou dividido entre futebol e atletismo, até dezembro de 2018. Em 2019, quando se dedicou exclusivamente as corridas, vieram os resultados mais expressivos, segundo o próprio Pedro de Jesus.
“No ano passado, treinado pelo professor Jabá, eu competi na categoria sub-16, nas provas de 75 metros e do revezamento 4 x 75 metros. Fui recordista na prova de 75 metros com a marca de 8.62 segundos. Já no revezamento 4 x 75 metros, fiz a marca de 36.75 segundos. Terminei o ano em quinto lugar no ranking brasileiro e em terceiro lugar no ranking centro-oeste”, afirmou o corredor, que compete pela equipe Águea Negra.
Novo ano com novos desafios
O atleta de 16 anos treina na pista de atletismo, localizada na Praça de Esportes do setor Pedro Ludovico, em Goiânia, e está fazendo a transição para a categoria sub-18, na qual irá correr nos 100 e 200 metros rasos. Pedro sabe dos desafios que irá encontrar nesta nova etapa de sua carreira e disse estar preparado para continuar quebrando recordes nas pistas.