O Goiás goleou o Botafogo-SP por 4×0, em casa, pela 6ª rodada do Brasileirão Série B. Devido a vitória e ao tropeço do Sport Recife contra o Avaí, o Verdão “dormiu” na liderança da Série B até domingo (19) pela manhã. Todavia, o técnico Márcio Zanardi afirmou que o esmeraldino vai lutar para ser o campeão da 2ª divisão nacional em 2024.
“É preciso manter os pés no chão para continuarmos na boa fase atual. Nós vamos em busca do título, e independente dos concorrentes, temos que pontuar em todos os jogos. A Série B é dura, e por isso, o psicológico tem que estar no lugar para consertarmos os erros. Até porque, no final do ano, queremos comemorar bastante o acesso e o 1º lugar”.
Apesar do ótimo momento vivido na liga nacional, o próximo desafio do alviverde será diferente. O clube vai enfrentar o Cuiabá, fora de casa, pela volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Contudo, o Goiás está com a vantagem de um gol no agregado, mas Zanardi relatou que não pretende jogar na defensiva para buscar a classificação.
“Um jogo de copa é diferente, necessita da alta competição. Temos uma pequena vantagem no placar, entretanto, ela é muito útil. O Cuiabá é uma boa equipe, e fizemos um ótimo duelo na partida de ida. Sabemos o quão importante é a classificação, até para vivenciarmos mais grandes jogos, e por isso, vamos buscar a vitória com resiliência”.
O confronto de volta entre Goiás e Cuiabá está marcado para a próxima quinta-feira (23), às 19h30min, na Arena Pantanal. No jogo de ida, o Verdão venceu o Dourado por 1×0 na Serrinha, com um gol de Thiago Galhardo.
Um show esmeraldino na Serrinha! Esse foi o resumo de mais uma vitória do Goiás na Série B, agora sobre o Botafogo-SP, por 4×0. O duelo deste sábado (18), foi válido pela sexta rodada do torneio e ocorreu na Serrinha. O Verdão não teve dificuldades, mandou na partida desde o minuto inicial, se impôs e com gols de Marcão (2x), Ângelo Rodriguez e Thiago Galhardo, venceu a quarta na B.
Com o resultado o Goiás assumiu a liderança provisória do torneio, até o final da partida entre Sport x Avaí, com 14 pontos. Na próxima rodada pega o Avaí, na Ressacada, segunda (27), às 19h. O Botafogo-SP é o 18° com apenas quatro pontos e enfrenta o Novorizontino, no mesmo dia, às 21h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
O Goiás fez um jogo de xadrez na primeira etapa. Nos 20 minutos iniciais, segurou a bola no meio campo, chamou o Botafogo para cima, mas com sabedoria. Explorou os contra-ataques e o primeiro xeque-mate ocorreu aos 20. Após boa jogada de Wellinton Matheus, o atacante chutou na ponta direita, o goleiro espalmou e na sequência, Marcão empurrou para o fundo das redes; 1×0.
O gol animou o Verdão, que passou a colocar o Botafogo no campo de defesa. Pressionou com Diego, Galhardo, em chutes de fora da área, mas não conseguia marcar o segundo. Aos 40, na reta final da etapa, marcou o segundo. Num contra-ataque mortal, Breno Herculano lançou a bola para Wellinton Matheus, que acelerou, entrou na grande área e cruzou rasteiro. Marcão, como um raio, chegou batendo de primeira e fez; 2×0. O gol encerrou a primeira etapa.
2° TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o panorama foi o mesmo. O Goiás mandou na partida desde os minutos iniciais. Teve boas chances com Galhardo aos 10, chutando forte e o goleiro defendendo. Aos 18 marcou o terceiro, com Edson, mas foi anulado por impedimento e aos 24 ampliou de fato. Ângelo Rodriguez recebeu na entrada da grande área, após passe de Juninho, chutou rasteiro e o goleiro Michael aceitou; 3×0.
Esse foi o primeiro gol de Ângelo com a camisa do Goiás. Após o terceiro gol, Zanardi protegeu a equipe, colocou Wellington na vaga de Wellinton Matheus, e o time passou a segurar mais. O Botafogo cresceu na reta final, teve boa chance com Matheus Barbosa aos 35, que acabou acertando a trave direita num chute de carrinho, mas não marcou.
Quem ampliou foi o Goiás. Aos 43, após jogada de Hallerrandrio, que entrou no lugar de David Braz, chutou forte dentro da área, Michael espalmou e Galhardo, na sobra, marcou; 4×0. O gol decretou o fim da boa partida do Verdão que venceu com sobras o adversário.
Ficha técnica Goiás 4×0 Botafogo-SP 6° rodada da Série B Data: 18/05/24 Horário: 18h30 Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia, Goiás
Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira (AL) Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares e Maria de Fátima Mendonça da Trindade (AL) 4° Árbitro: Jean Carlos da Silva Narcísio (GO) VAR: Diego Pombo Lopez (FIFA – BA) AVAR: Ivan Carlos Bohn (PR) OBSER. VAR: Roberto Perassi (RJ)
Público Pagante: 6.462 Não pagante: 187 Total: 6.649 Renda R$: 126.490,00
Goiás: Tadeu; Diego, David Braz (Hallerrandrio), Lucas Ribeiro, Edson e Sander (Cristiano); Marcão e Juninho; Breno Herculano, Wellinton Matheus (Wellington) e Thiago Galhardo Técnico: Márcio Zanardi
Botafogo-SP: Michael; Walisson, Ericson (João Costa) , Lucas Dias e Jean Victor; Matheus Costa, Matheus Barbosa e Fillipe Soutto (Robinho); Emerson Negueba, Douglas Baggio e Leandro Pereira Técnico: Paulo Gomes
O preparador físico do Atlético Goianiense, Jorge Soter, afirmou que a parada da Série A será benéfica ao Dragão. Para o profissional, no sentido da parte física não irá ter tanta diferença, pois o elenco não estava desgastado, mas na preparação mental terá influência. Segundo Soter, os 10 dias que o clube ficará na ativa servirá para o departamento técnico e físico “consertar alguns erros”.
– Tem paradas que são importantes, mas no nosso caso vínhamos de uma boa pré-temporada e um bom Campeonato Goiano. Pelo menos na parte física, não vemos essa parada como satisfatório. Até porque o elenco não vinha de desgastes, de um jogo atrás do outro, mas é claro que o futebol não é só parte física. Temos a parte técnica, tática e mental. E com certeza, essa parada vai servir para o Jair fazer alguns ajustes necessários, como a gente da parte física, fazer alguns ajustes que julgarmos necessário. Essa parada não chega a ser de forma brusca, dá 10 dias que jogamos contra o Cruzeiro. A pausa não é pesada. Os jogadores voltam motivados. Acredito que pela motivação da classificação temos tudo para fazer um grande jogo no Accioly.
A Série A foi paralisada devido as enchentes do Rio Grande do Sul que assolam o estado. A Copa do Brasil não foi afetada e ainda segue na disputa. O Atlético encara o Brusque dia 22, na próxima quarta-feira, às 19h, no Antônio Accioly. Na ida venceu por 1×0 em Itajaí.
Da última partida contra o Cruzeiro, na Série A, até o confronto, serão 10 dias de intervalo. Após a partida pela Copa do Brasil, o Atlético ficará mais nove dias de ”folga”, voltando a atuar somente no dia 1° de julho, contra o Fluminense, no Maracanã.
O Vila Nova foi derrotado por 2×1, para o Ação-MT neste sábado (18), pelo jogo de ida das quartas de finais do Brasileiro Feminino A3. O Vila sentiu algumas dificuldades na partida, saiu atrás do placar na primeira etapa, empatou no começo da segunda, mas na reta final acabou levando o segundo. Para o Vila marcou Naytielle. Ronaldinha e Natasha anotaram os gols do Ação.
Com o resultado o Vila agora precisa vencer o segundo jogo para se classificar. Se vencer por um gol de diferença, leva a decisão para as penalidades. Dois ou mais gols, garante a classificação de forma direta. O Ação joga pelo empate. O próximo duelo entre as duas equipes ocorre no próximo sábado (25), às 16h, no Dutrinha, em Cuiabá, Mato Grosso. Quem se classificar, garante o acesso para a Série A2 em 2025.
Ficha técnica Vila Nova 1×2 Ação-MT Ida das quartas de final do Brasileiro Feminino A3 Data: 18/05/24 Horário: 15h30 Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, Goiás
Árbitro: Osimar Moreira da Silva Júnior (GO) Assistentes: Jordana Pereira Batista e Michelle Alves Caixeta (GO) 4° Árbitro: Gabriel dos Santos Queiroz (GO) Analista de Campo: Júlio César Mota Fernandes (GO)
O Iporá venceu de virada o Capital, do Tocantins, por 2×1, neste sábado (18), em partida válida pela quarta rodada da Série D. O duelo ocorreu no estádio Ferreirão. O Lobo Guará fez uma boa partida, saiu atrás do placar na primeira etapa, empatou no final do tempo inicial e no começo da segunda virou. Thiago Pará e Luquinhas anotaram os gols do Iporá. Gustavo Lobô, de falta, descontou para o time tocantinense.
Com o resultado o Iporá assumiu a liderança, de forma provisória, do grupo A5 da Série D com oito pontos. Agora para permanecer na ponta da tabela, torce para que o Brasiliense não vença o Mixto-MT e o Crac triunfe sobre o Anápolis. Na próxima rodada o Iporá encara o Anápolis, no sábado (25), no Jonas Duarte, às 16h. Já o Capital pega o Crac, no mesmo dia e horário, no Nilton Santos, em Palmas.
Ficha técnica Iporá 2×1 Capital-TO 4° rodada da Série D Data: 18/05/24 Horário: 15h Local: Estádio Ferreirão, em Iporá, Goiás
Árbitro: Samuel dos Santos Santos (AP) Assistentes: Paulo César Ferreira de Almeida (GO) e Lucas Cunha Pessaglia (GO) 4° Árbitro: Artur de Morais Fernandes (GO) Analista de campo: Vicente de Paula da Silva Moraes (GO)
Iporá: Luis Felipe; Daniel Bonfim (Adriel), Lucas Barbosa, Bahia e Danillo Ribeiro; Bosco, Pedro Bambu e Luquinhas (Caio Pirata); Thiago Pará, Coquinho e Diogo Tocantins (Pedro) Técnico: Kiko Araújo
Capital: Prezzi; Gustavo Lobô, Hector, Arthur Goulart e Patrick Annes; Márcio Araújo, Pará e Arthuzinho (Hugo) ; Gabriel Vinícius (Juninho), Wesley e Lucas Lopes (David) Técnico: Givanildo Sales
A quarta rodada da Divisão de Acesso do Goianão se inicia neste domingo (19). Serão três partida e mais uma na segunda-feira (20). Neste domingo Assev x Centro Oeste, Santa Helena x Trindade e Anapolina x Abecat entram em campo. Já na segunda o Grêmio Anápolis encara o Inhumas no encerramento da rodada.
Com três jogos já realizados o líder do torneio é o Inhumas com seis pontos. Seguidos de Abecat e Trindade, também com seis. Na quarta colocação vem o Centro Oeste com quatro pontos. O Santa Helena é o quinto também com quatro, seguido de Grêmio Anápolis com três. Na zona de rebaixamento estão Anapolina e Aseev, ambos com apenas três pontos.
Os melhores ataques do torneio são do Inhumas e Centro Oeste, com quatro gols anotados. As defesas mais vazadas ficam por conta de Trindade e Santa Helena, também com quatro gols.
A Aparecidense tem novidade para encarar o Athletic-MG, na segunda-feira (20), pela quinta rodada da Série C. O duelo ocorre em Minas Gerais na Arena Sincred, em São João Del Rei. O Camaleão poderá contar com o retorno do lateral esquerdo Rodrigues, que se recuperou de uma lesão muscular e já treina. Por outro lado, ainda não poderá ter o volante Du Fernandes, pelo mesmo motivo. Atleta ainda segue em recuperação no DM.
Apesar de Rodrigues já treinar com bola juntamente com o elenco, é pouco provável que o mesmo seja utilizado como titular. A tendência é que fique como opção para Lúcio Flávio, no banco de reservas. Na vaga de Du Fernandes, Luan Sales treinou novamente entre os titulares e deve ser mantido. Na zaga, após agradar, Da Silva também deve ficar entre os 11 na vaga de Maurício.
Pelo que trabalhou durante a semana, Lúcio Flávio deve mandar a Aparecidense à campo com: Pedro Henrique; Genílson, Vanderley, Da Silva e Emanuel; Guilherme Nunes, Cauari e Robert; Luan Sales, Dudu e Ezequiel.
O Camaleão vem de empate em casa por 1×1 com o São Bernardo-SP. A Aparecidense venceu somente na estreia e espera acabar com a seca de vitórias. É a nona colocada com cinco pontos conquistados.
O atacante do Goiás, Thiago Galhardo, espera por dificuldades contra o Botafogo-SP, neste sábado (18). O duelo é válido pela sexta rodada da Série B e ocorre na Serrinha, às 18h30. Segundo o atacante, o time paulista deverá vir “fechado” e dificultar as ações do Goiás. Galhardo afirmou que as equipes já conheceram as ações do Verdão e vem mudando os esquemas de jogo, passando a ficar mais defensivos contra o clube.
– O time deles com certeza vai mudar o sistema defensivo para nos encarar. Além de vários outros times que nos enfrentaram. Isso mostra o respeito que nós conseguimos ao longo dos jogos. A vitória contra o Cuiabá que é um time de Série A e a consistência do nosso time, com a melhor defesa da Série B e o segundo melhor ataque, fizeram isso. Temos que continuar jogando como jogamos, fazendo gols, tendo essa diversidade de gols, eu, Paulo Baya, Marcão. Enfim, é mais um time que vem para se defender contra o Goiás. Temos que ter paciência, fazer nosso jogo e contar com o apoio da torcida.
Galhardo tem seis jogos pelo Goiás, todos titulares pela Série B e anotou um gol e uma assistência. O atacante tem contrato com o Verdão até o final da temporada, de empréstimo junto ao Fortaleza. Caso conquiste o acesso pelo clube, há uma obrigatoriedade de compra e o mesmo irá permanecer em 2025.