5.6 C
New York
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioFutebolAtléticoNa nona final do século, Atlético-GO e Goiás confirmam soberania

Na nona final do século, Atlético-GO e Goiás confirmam soberania

Nenhum confronto foi tão visto na final do Goianão, no século XXI, quanto Atlético-GO x Goiás. Os clubes se encontrarão na decisão do estadual pela nona vez em 22 anos, duelo que mais se repetiu nesse período.


Para se ter ideia, Goiás x Vila Nova, clássico de maior rivalidade da região, ocorreu apenas três vezes nesse tempo, em 2001, 2005 e 2017, com triunfos colorados por duas vezes e uma vitória alviverde.

Mais do futebol goiano
Veja tudo sobre o duelo deste sábado
Dragão conhece grupo na Sul-Americana

- Anúncio -

A soberania dos dois clubes é tamanha que, quando não se enfrentaram pela taça, estiveram na final contra outros clubes em quase todos os anos. Neste século, Goiás e Atlético-GO só não estiveram envolvidos na decisão em 2004, quando Vila Nova e Crac duelaram, e 2021, que teve o Tigrão fazendo a final com o Grêmio Anápolis.

O troféu só não foi para o Accioly ou para a Serrinha em quatro oportunidades. No ano passado, o GEA conquistou seu primeiro título. Em 2001, o Vila levou a melhor sobre o Goiás, assim como em 2005. E também teve a inédita conquista do Itumbiara, em 2008. Nas outras 18 vezes, a taça foi erguida por mãos esmeraldinas ou atleticanas.

O Verdão, além do Dragão e do Vila, enfrentou também o Novo Horizonte, duas vezes, Itumbiara, Aparecidense, duas vezes, e Anápolis. O clube rubro-negro, por sua vez, também teve finais contra Santa Helena e Goianésia.

Ano do desempate

Atlético-GO e Goiás chegam ao nono confronto decisivo empatados nas conquistas. O Dragão levou quatro taças nas finais contra o Verdão (2007, 2011, 2014 e 2019). O Esmeraldino também saiu vencedor em quatro delas (2006, 2009, 2012 e 2013).

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P