Na temporada de 2006, o Mineiros disputou a Copa do Brasil pela 1ª vez em sua história. A classificação foi conquistada após a 3ª colocação no Goianão, em 2005. Pois o Goiás, vice-campeão do estadual no ano anterior, disputou a Copa Libertadores.
Confira mais jogos históricos
Decisivo, Márcio garantiu o Atlético na semifinal da Copa do Brasil em 2010
Com show de Walter e Ricardo Goulart, Goiás goleou o Ipatinga
Pela Série C do Brasileirão, Anapolina venceu o Fluminense
Em 1999, Goiânia venceu o Fluminense de virada
A caminhada do Mineiros naquele ano começou diante do Americano (RJ). Atuando em casa, a equipe venceu por 3×1. No confronto da volta, os goianos foram derrotados por 4×2. No entanto, pelo critério de gols marcados fora de casa, o MEC avançou a 2ª fase. Pela frente, o Atlético Mineiro.
Casa cheia e show de Castor no 1º tempo
Dono da casa, o Mineiros deu indícios que não entraria em campo apenas para se defender. No primeiro minuto, Marcelo Goianira finalizou pra fora e mostrou as credenciais dos mandantes. Logo depois, Vicente cruzou e Ramon bateu de primeira, mas Douglas fez a defesa. Em seguida, o Galo teve uma nova chance. Ramon cruzou na área para a cabeçada de Leandro Cardoso, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
A pressão da equipe visitante surtiu efeito. Aos 10 minutos, Rodrigo Dias finalizou e Douglas espalmou, mas Ramon apareceu livre e abriu o placar para o Galo. O gol não abalou o Mineiros, que se lançou ao ataque. Dessa maneira, o empate do Mineiros era questão de tempo. Aos 21 minutos, Castor fez bela jogada individual, deixou dois marcadores para trás e bateu colocado, sem chances para o goleiro. No entanto, o empate não bastava para os goianos, que chegaram a virada aos 33 minutos. Após cruzamento na área, o lateral Vicente tocou com a mão na bola. Imediatamente o árbitro apontou para a marca da cal. Na cobrança, Castor balançou a rede e decretou a virada da equipe da casa.
Mineiros sofre susto, mas confirma vitória
O Mineiros teve a chance de ampliar o placar. Logo aos três minutos da etapa final, Elionar Bombinha foi lançado em velocidade, ganhou da defesa, mas bateu pela linha de fundo. Em busca do gol de empate, o Galo tentava chegar ao ataque, mas faltava criatividade para chegar a meta do adversário.
Com dificuldades para entrar na área do Mineiros, o Galo chegou ao gol de empate de outra maneira. Aos 17 minutos, Everton finalizou de fora da área e mandou no ângulo do goleiro Douglas. A alegria do Galo durou pouco tempo. Logo depois, Marcinho cobrou escanteio na área, Elionar Bombinha subiu mais alto que a marcação e colocou no fundo da rede.