A 56ª edição dos Jogos Universitários de Goiás (JUGs), que será realizado em Goiatuba entre os dias 17 e 21 de abril, será marcado pela estreia da modalidade do Cheerleading. A prática deste esporte entrou nas disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) no ano passado.
Para competir nos JUGs 2020, a equipe deverá ser formada por seis integrantes e ter no mínimo um participante do sexo masculino. Cada apresentação dura cerca de dois minutos e meio. No Estado de Goiás, o grupo da Universidade Federal de Goiás (UFG) já é destaque no cenário nacional.
Mais dos Esportes Universitários
Etapa do Goiano de Handebol é adiada
CBDU suspende calendário de competições e afeta competições em Goiás
A universidade conta com duas equipes de cheerleading, sendo uma para iniciantes e outra para competição, que em 2019, conquistou o bronze no JUBs e, em 2018, foi campeã brasileira universitária.
A modalidade é caracterizada por uma série de habilidades que incluem levantamentos, acrobacias, saltos, dança e pirâmides – todos obrigatórios nas apresentações. No Brasil, existem três tipos de campeonatos: universitários, estaduais e nacional.
Os JUGs e o coronavírus
Os JUGs são realizados pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), que procurado pelo Esporte Goiano, para saber acerca de um possível adiamento dos jogos em virtude da pandemia do COVID-19. A resposta que obtivemos da FGDU é que neste momento, não é cogitado, por ora, a suspensão da competição, uma vez que, ainda resta cerca de um mês para o início dos jogos.