O Goiás está muito próximo de garantir, matematicamente, a primeira vaga nas semifinais do Goianão 2018. Na tarde deste sábado, o time esmeraldino venceu, de virada, o Itumbiara por 2 x 1, na abertura da 10ª rodada. Elyéser e Breno marcaram os gols alviverdes no Serra Dourada, enquanto Gustavo descontou.
O Verdão chega aos 23 pontos, nove de vantagem para o Grêmio Anápolis, quinto colocado. Um triunfo na próxima rodada garante a classificação do Goiás. Já o Gigante do Vale segue com apenas 7 tentos e pode acabar a rodada na última posição geral. Para que isso não ocorra, torce contra Anápolis e Rio Verde, que jogam domingo.
A equipe alviverde volta a campo às 19h30 de quarta, para enfrentar o Coritiba, pela terceira fase da Copa do Brasil, no Serra Dourada. Só volta a campo pelo estadual no dia 7, pois folga na abertura do terceiro turno, assim como o Itumbiara. O próximo desafio tricolor é contra o Vila Nova, também no dia 7, no JK.
Primeiro tempo
A partida começou em ritmo lento, fria como a chuva que caía, com força, no Serra Dourada. Felipe Garcia perdeu, cara a cara com Erivelton, a primeira chance do jogo, aos 5. Três minutos depois, balançou as redes em cabeçada, mas o árbitro indicou falta no ataque esmeraldino.
Clique e veja a tabela completa
Numa das primeiras chegadas ao ataque, o Itumbiara abriu o placar. Gustavo cobrou falta da direita, a bola desviou em Felipe Garcia e encobriu Marcelo Rangel, entrando no canto oposto. O árbitro deu gol para o armador tricolor. Em desvantagem, o Goiás “acordou” e passou a dominar as ações no campo de ataque. Não demorou para igualar o placar.
Aos 25, Thalles cobrou falta para a área, Elyéser antecipou a defesa e cabeceou no alto: 1 x 1. Caíque Sá, em tramas com Carlos Eduardo, era a válvula de escapa alviverde, com muitas jogadas pela direita. Thalles era outro personagem bastante participativo no primeiro tempo.
Porém, foi outro jogador que roubou a cena para garantir a virada. Aos 44, o até então apagado Maranhão pegou sobra na entrada da área de defesa, deu um chapéu no seu marcador e arrancou pela esquerda, levando até a linha de fundo e cruzando na medida para Breno, livre na área, cabecear no canto: 2 x 1.
Ritmo lento
O segundo tempo foi disputado sem muita intensidade. Assim, teve momentos de emoção. Pelo lado esmeraldino, Caíque Sá, em tentativas de fora da área, e Gustavo, em cobranças de falta, no time tricolor, produziam as raras finalizações. Isso até a entrada de Michael aos 22 minutos.
O atacante conseguiu boas jogadas individuais e o Goiás ficou perto de ampliar a vantagem em três oportunidades: a primeira em chute de fora da área do próprio Michael, aos 24. Cinco minutos depois, o atleta cruzou para Lucão, que cabeceou na rede, por fora. Aos 42, Léo Teles quase marcou um belo gol em chute potente de longa distância, manando perto do ângulo.
Sem força ofensiva, o Itumbiara ainda teve chances de empatar o jogo em uma sequência no último minuto. Gustavo cobrou falta na barreira e a bola se perdeu pela linha de fundo. Após o escanteio, Breno antecipou Neto e evitou a finalização, mandando para lateral. Danilo fez o arremesso manual para a área, Raphael Silva desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Ronny na área. O camisa 19 tricolor pegou mal e isolou a última chance do jogo, para alívio esmeraldino.