O Campeonato Goiano de Basquete de 2019 terá oito equipes de cinco cidades diferentes. Goiás Esporte Clube, AEGB e Goiânia/Aprovida representam a capital. Sigma, de Inhumas, URB, de Rio Verde, e Aedec, de Itumbiara, se juntam a Vultures e Basquete Anapolino, ambos de Anápolis, representando o interior. A informação foi confirmada pela Federação Goiana de Basquete (FGB) em contato com o Esporte Goiano.
Bravus e UFG, ambos de Goiânia, cogitaram a possibilidade de participar da edição deste ano, mas informaram à desistência à FGB. Em relação ao passado, Jaó, Morrinhos, Tupy de Jussara e Ajax saíram. As novidades são Sigma e Basquete Anapolino.
Mais do basquete
Novidade no Estadual, Basquete Anapolino disputará Brasileiro da CBB
O Basquete Anapolino é o principal destaque do torneio. O time será o único efetivamente profissional. Com apoio da Prefeitura de Anápolis, a equipe comandada por Moisés da Silva disputará o Campeonato Brasileiro CBB no início de 2020 e começará seu planejamento já no Estadual.
O atual campeão é o Goiânia, que derrotou o Vultures em Anápolis na final do ano passado. Os abutres também vivem grande temporada, liderando circuitos promovidos pelo Basquete Integração e a uma vitória de garantir o título da Copa Goiânia de 2019.
Formato
Segundo o diretor técnico da FGB, Fernando Duran, os oito times se enfrentarão em turno único, com cada equipe realizando sete partidas. Os quatro melhores da primeira fase avançam para a fase semifinal, que deve ser em partida única, assim como a final. A intenção da entidade é que o Estadual tenha início já no próximo final de semana, no dia 15 de setembro. A tabela deve ser divulgada até o fim desta semana.
Em relação aos dois jogos finais da Copa Goiânia, entre Vultures e AEGB, e Ciga contra Goiânia/Aprovida, a FGB informou que tentará marcar uma data de meio de semana para decidir o torneio. A última rodada estava prevista inicialmente para 29 de junho, portanto, já são mais de dois meses de atraso. Clique aqui e veja como está a tabela.