O presidente da Federação Aquática de Goiás (Fago), Maurício Roriz, afirmou que a entidade crê que seja possível realizar competições de natação ainda em 2020. O calendário da modalidade já teve cinco meses comprometidos, mas o dirigente se mantém otimista.
– Não falaria, de maneira alguma, que não retornaríamos este ano. Temos que aguardar os acontecimentos. Até porque a CBDA está elaborando protocolos. É um momento difícil para os clubes, atletas e técnicos. Eu também, como presidente e proprietário de academia, estou bastante otimista para voltar o mais rápido possível – asseverou.
Mais dos esportes em Goiás:
-> No futsal, federação aguarda sinalização do governo
-> CGB 3×3 define grupos e tabela de torneio virtual
-> Pandemia interrompeu calendário do tênis infanto-juvenil
Roriz relatou que ansiedade toma conta da comunidade aquática goiana. “Está todo mundo agoniado para nadar, cair na água e dar uma relaxada”. O presidente pondera, no entanto, que a entidade jamais vai contrariar determinações de autoridades de saúde.
– A Fago vai se pautar respeitando orientações de decretos e protocolos para amanhã não sermos cobrados por ser irresponsável. A nossa vontade é que volte o mais rápido possível, mas temos saber também como vai ser essa volta – afirmou.
Na visão de Roriz, o ambiente dos esportes aquáticos não traria grande risco de contaminação pelo coronavírus Sars-CoV-2. “A maioria das piscinas têm cloro. Não sou médico nem cientista, mas falando a grosso modo acho difícil pegar a Covid-19”, justifica.
O presidente da Fago destacou que, por se tratar de um esporte amador, a natação em Goiás não sofre problemas financeiros pela paralisação, mas há prejuízo técnico. “Os atletas estavam com um projeto para 2020, de Brasileiro, Jogos Escolares da Juventude, Campeonato Goiano, Centro-Oeste”, cita. “Tínhamos um calendário que não tivemos condições de cumprir. Vamos ter que avaliar com clubes e técnicos sobre a melhor forma de retomar as competições”, completa.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.