5.6 C
New York
sexta-feira, março 29, 2024
InícioQuadraFutsalDiretor de arbitragem da FGFS avalia as novas regras do Futsal adotadas...

Diretor de arbitragem da FGFS avalia as novas regras do Futsal adotadas pela Fifa

A Fifa adotou novos regimentos e normas para o futsal em todo o mundo, no último mês de Junho. A entidade máxima do esporte impôs suas novas exigências, que já devem ser aplicadas, caso o retorno do esporte seja permitido, no último semestre de 2020.

A CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) já acatou as normas e permitiu que suas federações estaduais já aplicassem as mesmas nas suas regiões.

Mais do futsal goiano:
Veja mais detalhes da reunião da FGFS com os clubes
Presidente Murilo Macedo comenta sobre decisões adotadas 

- Anúncio -

Sobre o assunto, o Esporte Goiano, entrevistou o diretor de arbitragem da FGFS (Federação Goiana de Futebol de Salão), Juraci Guimarães, para saber como a federação irá aplicar essas novas normas no esporte em Goiás, e quais foram as alterações que serão adotadas a partir de agora. Acompanhe:

Arte: Willian Rommel/EG

IMPOSIÇÕES DA FIFA 

Juraci Guimarães explicou que a Fifa exige que todas as federações adotem as novas regras, no entanto a entidade deu a permissão para mudanças com algumas diretrizes. Tais diretrizes seriam aceitas somente, por enquanto, nessa época de pandemia, mas que podem ser junto com as demais adotadas em definitivo.

A liberdade foi dada para a mudança na diminuição das quadras, tamanho e peso da bola, e no tempo de jogo, tudo isso em virtude de um possível controle de segurança aos atletas, devido a pandemia.

 

Juraci explicou ainda que essa liberdade que a Fifa deu para as confederações, na redução dos tamanhos de quadras, do peso da bola entre outras, faz com que ainda não se tenha uma delimitação exata a ser adotada e com isso ainda não se tem uma definição de diminuição, por parte da CBFS.

 

NOVAS NORMAS DO FUTSAL

O diretor de arbitragem da FGFS explicou mais detalhadamente sobre algumas novas regras impostas pela Fifa. Confira quais foram elas:

– Diminuição de 9 para 5 jogadores no banco de reservas, em pé, durante aquecimento;

– Regulamentação de máscaras faciais, joelheiras, cotoveleiras, óculos de grau ao uso de atletas;

– Obrigatoriedade do uso de coletes no corpo enquanto o jogador estiver fora da quadra, sendo agora que cada atleta terá seu colete, uso exclusivo por pessoa;

– Obrigatoriedade do uso do terceiro árbitro nos jogos, e permissão de utilização de microfones para comunicação entre arbitragem;

– Sinal sonoro do cronômetro determinará o final do jogo, antes quem dava por final da partida era o árbitro meso em situações de estouro do tempo (nas exceções de pênaltis, faltas ou lances livres no final do jogo);

– A saída de jogo poderá ser realizada por chutes diretos aos gols, antes isso era proibido;

– Traves dos gols poderão ser móveis, mas precisam ser bem seguras para não tombar na quadra;

– Definição do toque de mão na bola, qualquer movimento de ganho de espaço, ou a mão do atleta não estiver colado ao corpo, será falta;

– No tiro penal, os goleiros precisavam colocar os dois pés em cima da linha, agora apenas um será necessário;

– No tiro lateral obrigatoriamente a bola tem que ficar em cima da linha, antes era permitido até 25cm afastada da marca.

Ouça a explicação de Juraci Guimarães, diretor de arbitragem da FGFS.

 

POSIÇÃO DA FGFS

Com essas mudanças, Juraci analisou a posição da FGFS sobre essas regulamentações, principalmente as novas normas de diminuição das quadras, do uso particular de coletes, de terceiro árbitro, dentre outras, que poderão ser aplicadas em Goiás.

Segundo o dirigente falta muitos detalhes que ainda serão mostrados pela CBFS, mas que todas as normas sugeridas pela confederação nacional serão adotadas pelo futsal goiano. Juraci ainda comentou sobre a preocupação que a federação goiana vem tomando em suas decisões, juntos aos clubes em meio a essa pandemia.

 

PREVISÃO DE RETORNO

Por fim o diretor de arbitragem comentou sobre uma possível previsão de retorno do esporte, que está paralisado devido a pandemia. Para ele as competições estaduais poderão voltar antes das nacionais, que estão marcadas para o início de Outubro segundo a CBFS, se todas as normas de saúde forem seguidas, como já estão sendo tomadas.

 

Confira na íntegra as principais alterações introduzidas pela Fifa na edição 2020/21 das Regras do Jogo de Futsal

Acompanhe-nos por aqui e pelas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Willian Rommel
Jornalista formado na UFG. Pós graduado em jornalismo esportivo pela faculdade Estácio. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, na Rádio Difusora 640 AM, Rádio Bandeirantes Goiânia, Diário de Goiás e na TV UFG. Profissional na área esportiva desde 2012.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P