Campeonato DF-GO de Rugby acontece neste final de semana com três times goianos

Foto: Pedro Hara/EG
Anúncios

Neste fim de semana, ocorre em Aparecida de Goiânia o Campeonato DF-GO de Rugby Sevens. Na disputa, quatro equipes, sendo três goianas: Goianos, Truvão e Xavantes UFG. Além dos representantes de Goiás, a equipe da UnnB também participam do torneio, no próximo domingo (1º), que ocorrerá no Centro Olímpico de Aparecida.

Mais do Rugby 
-> Goianos em 5º no Super 7’s Feminino
-> Galeria: Final do Pequi Nations

Dentre estas, o Xavantes, da Universidade Federal de Goiás (UFG), possui duas equipes: A e B. As partidas do torneio rápido acontecem entre 9h30 e 16h de domingo. Antes, às 9h, ocorre o Congresso Técnico da competição. A organização fica por conta da Federação Cerrado de Rugby, com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Aparecida de Goiânia.

Favorito?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até para os oponentes, o Xavantes UFG é o grande favorito para levar o torneio. Até porque tem duas equipes na disputa. André Caiado “Franks”, pilar do Goianos, resumiu o favoritismo da equipe A do Xavantes, mas reiterou a confiança no seu grupo. “Nesse campeonato, o Xavante A é favorito, eles detém mais títulos de sevens. Mas vamos dar nosso melhor dentro de campo”, afirmou.

Apesar do favorito, a equipe da UFG quer utilizar a competição para testar atletas nos seus dois planteis também. Bruno Porto, scrum-half e vice-presidente do clube, cobrou uma maior atenção da Federação aos eventos e falou da importância deste torneio para o planejamento da instituição.

“A competição é relevante para o desenvolvimento do Rugby no Estado de Goiás e Distrito Federal. A competição vem perdendo força e organização, tendo em vista que a Federação Cerrado de Rugby, responsável pela realização da competição e desenvolvimento do esporte no Estado, não desenvolve atividades que fomente e aumente o número de participantes e ou equipes, ao menos no âmbito masculino, atuando apenas em realizar competições pontuais fazendo gerar um desinteresse por parte de clubes e atletas. Para a Xavantes UFG é uma excelente oportunidade para que atletas em formação possam ter a vivência dentro de um jogo oficial, com a intenção de testar estes atletas e colocar em ritmo os que já possui experiência’, revelou Bruno.

Força e diversão no Rugby 

Os atletas do Goianos, que treinam junto com os do Xavante, tem um diferencial, como revelou André. “Nossa vantagem vai ser a garra dos nossos novatos e forwards que compõe o time”, resumiu.

Já para Mauro Filho, representante do Truvão na disputa, aposta na “farra” da competição e um impulso do Rugby em Goiás a partir da confraternização. “Nossos jogadores são jogadores experientes, e assamos carne e bebemos cerveja durante todo o campeonato, então não importa quem ganhar ou perder, a diversão já está garantida por conta do Truvao”, brincou Mauro.

Tabela do Campeonato DF-GO de Rubgy Sevens

Comentários

comentários

PUBLICIDADE