A Seleção Brasileira masculina de basquete está classificada para a segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIBA 2019. Na noite deste domingo, 25, o Brasil teve uma atuação consistente e venceu o Chile por 83 x 58. Foi o segundo triunfo em Goiânia. O destaque ficou para o público (10.550 presentes), o maior de todos os continentes nas Eliminatórias até aqui, segundo a CBB.
Clique aqui e confira todos os lances do duelo
Com quatro vitórias em quatro rodadas, o Brasil está garantido na segunda fase, que terá 12 equipes divididas em duas chaves. Já o Chile sofreu seu quarto revés na competição. Os comandados de Aleksandar Petrović encerram a participação no Grupo B fora de casa. Na próxima janela, encara a Venezuela (29 de junho) e a Colômbia (2 de julho).
Primeira metade
Assim como foi no jogo de quinta, o Brasil sofreu com os arremessos adversários de longa distância (100% de aproveitamento em quatro tentativas) na primeira parcial. Com Sebastian Suares inspirado, anotando três cestas de 3, o Chile saiu de quadra vencendo por 18 a 15.
Tão cobrada por Petrovic, a defesa brasileira funcionou bem no segundo quarto. Pressionados, os chilenos tiveram dificuldades nos arremessos, tanto que só converteram um em quatro nas tentativas de três. Varejão e Hettscheimer dominaram o garrafão, pegando muitos rebotes defensivos e ofensivos. Rafael, inclusive, foi peça importante no ataque, distribuindo bem os lances após infiltrações. Com boa sequência na reta final, o Brasil virou o placar e foi para os vestiários na frente: 36 x 32.

Benite domina
O terceiro quarto foi um show particular de Vitor Alves Benite. O ala-armador, que esteve ausente do duelo de quinta por conta de dores nas costas, teve uma atuação de gala. Fez 14 pontos, com 4 bolas de três, além de belas fintas, que levantaram o público. Ao término da parcial, Brasil 62 x 50.
Protocolar
Com uma defesa ainda mais consistente, o Brasil não deu chances ao Chile, que fez apenas 8 pontos. Petrovic aproveitou para rodar o plantel, dando oportunidade a todos do elenco. Arthur Pecos e Jhonatan participaram bem e o placar final foi 83 x 58. Um fato negativo foi a paralisação de 23 minutos, ocorrida quando faltavam 4:53 para o fim. O motivo foi um tanto inusitado: goteiras no teto, que apareceram devido à forte chuva em Goiânia.