Enquanto não há competições em disputado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) promove melhorias no espaço. Para dar mais segurança aos pilotos, duas caixas de britas estão sendo construídas em pontos estratégicos do circuito.
Conforme a Seel, os locais escolhidos para a adição das caixas de brita foram as áreas de escape das curvas 0 e 1. É nesses pontos que os pilotos costumam atingir maior velocidade, no fim da reta oposta e na reta principal.
– Essa medida tem uma importância muito grande, principalmente para o motociclismo, porque é quem corre mais risco em caso de acidente, quando se perde o controle na pista. A caixa de brita faz toda a diferença, funcionando como retenção, caso o piloto ultrapasse a área de escape – ressaltou o secretário Rafael Rahif.
Mais da velocidade
Goiás Superbike congela etapas de 2020
Neste ano, a piloto Indiana Muñoz morreu no autódromo, na 1ª etapa do Goiás Superbike, exatamente na curva zero do traçado. “Essa obra aumenta a segurança”, ponderou o secretário de Esportes e Lazer.
As caixas de brita têm uma camada de 25 centímetros de profundidade, que diminui a aceleração do veículo que a invadir e impede um choque com o guard-rail. “Há muito tempo milito no motociclismo e automobilismo em Goiás, e posso dizer que estamos realizando um sonho e atendendo uma reivindicação antiga da classe”, disse Roberto Boettcher, gerente da praça esportiva e ex-presidente da Federação de Motociclismo de Goiás.
Outras melhorias
Além da implantação das caixas de brita, o autódromo teve a pintura de fachadas da ala dos boxes, arquibancadas, muretas, áreas de cronometragem, cabines de imprensa e todas as outras.
Houve também pequenas reformas nos camarotes e na sala de transmissão. Foi feito trabalho de manutenção, como a roçagem, dentro do circuito e também na área externa.