O Vila Nova acredita que o elenco terá condições ideais de jogo daqui a seis ou oito semanas. A avaliação é do preparador físico Leonardo Bassotto, que concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (19) e detalhou a situação atlética do plantel nesse retorno aos treinos.
Segundo Bassotto, o mínimo para que se possa colocar o time em campo é quatro semanas. “Para a condição ideal, vamos precisar de seis a oito semanas”, afirmou.
Mais do Tigrão
Clube não registrou contaminação pela Covid-19
Confira a avaliação do médico colorado para o retorno
Ele frisou ainda que é importante, quando as competições voltarem, não sobrecarregar os atletas com jogos muito próximos. Bassotto cita que o tempo ideal de intervalo entre partidas seria de uma semana. “Teríamos tempo suficiente para recuperar nosso atleta e proporcionar uma carga de treino relevante que o faça crescer em seu potencial”, destacou.
O plantel colorado ficou parado por cerca de 90 dias. Lidar com atletas com esse período de inatividade não é novidade para Bassotto, mas a restrição de outras atividades físicas em academias e até mesmo nas ruas é inédito para o preparador. “Não temos um precedente para fazer um comparativo. Ainda estamos fazendo avaliações de todos os aspectos para entender melhor como cada um chegou”, pondera.
O preparador informou que praticamente todos retornaram acima do peso que estavam à época da paralisação e destaca que as primeiras atividades serão para homogeneizar o grupo.
– A principal característica nesse retorno é a diferença entre eles. Não há uma homogeneidade no grupo. Antes de proporcionarmos uma carga excelente, a gente precisa colocar todos em um patamar similar, para que o impacto do trabalho não seja muito diferente entre eles – afirmou.