Os primeiros 90 minutos da decisão do Goianão foram do Atlético-GO. O Dragão dominou o clássico deste sábado (26), no Antônio Accioly, bateu o Goiás por 1 a 0, com gol de pênalti de Marlon Freitas, num jogo nervoso e tem vantagem na final do estadual.
A partida de volta será no próximo sábado (2), às 16h30, na Serrinha. Os rubro-negros podem empatar para serem campeões. Caso dê vitória alviverde por um gol, a decisão vai para os pênaltis. O Goiás precisa de um triunfo por dois gols ou mais para ser campeão no tempo normal.
Mais do futebol goiano
Reveja a partida na íntegra
Times têm dominado o cenário estadual
Sem Nicolas e Élvis, o Goiás sofreu outro baque precoce. Com dois minutos, Vinícius sentiu a posterior da coxa e deixou o gramado chorando. Se já estava difícil atacar, a vida esmeraldina se complicou ainda mais. O Atlético-GO chegou a ter 70% de posse de bola em determinados momentos.
A superioridade, porém, não refletiu-se em oportunidades claras. A primeira boa defesa de Tadeu só veio nos acréscimos, após o cabeceio de Wellington Rato, que exigiu reflexos do arqueiro alviverde na jogada. Do outro lado, Luan Polli foi um mero espectador e só se assustou numa finalização de longe de Auremir.
A segunda etapa manteve a dinâmica de domínio atleticano. Wellington Rato era a válvula de escape para o ataque. Contudo, Tadeu continuava sem tantos incômodos, até que o árbitro Eduardo Tomaz marcou pênalti num lance de contra-ataque. Depois de rever o lance no VAR, a penalidade foi revertida. O vídeo foi protagonista novamente na expulsão de Reynaldo, noutro contragolpe em que Rato foi acionado.
A superioridade atleticana foi recompensada na reta final. Aos 35, Jorginho recebeu na área e teve o pé tocado no carrinho de Yan Souto. Eduardo Tomaz marcou pênalti, mantido pela revisão eletrônica, e Marlon Freitas converteu a penalidade batendo no meio do gol. Nos acréscimos, Jorginho perdeu um gol incrível, na pequena área, depois do cruzamento de Dudu.
Ficha técnica:
Atlético-GO 1 x 0 Goiás
Joga de ida da final do Goianão
Data: 26 de março de 2022
Horário: 16h30
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Eduardo Tomaz
Assistentes: Bruno Pires (Fifa) e Hugo Correa
VAR: Carlos Eduardo Braga (RJ), auxiliado por Diogo Silva (RJ)
Amarelos: Caetano, Fellipe Bastos, Tadeu (GOI); Jorginho, Baralhas (ACG)
Vermelho: Reynaldo (GOI)
Gol: Marlon Freitas, aos 38’2T (ACG)