Nesta segunda-feira (03), a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco) divulgou a lista com os nomes dos atletas selecionados e indicados ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representarem o país nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio.
A lista da CBTarco conta com o nome de três atletas filiados à Federação Goiana de Tiro com Arco (Fegotarco): os goianos Helcio Perilo – categoria W1 e Jane Karla Rodrigues – categoria Composto Feminino; além de Andrey de Castro, paranaense radicado em Goiânia, que compete na categoria Composto Masculino.
Mais do Tiro com Arco:
Jane Karla brilha e conquista topo do pódio em competição online de Tiro com Arco
Fegotarco cancela 2ª etapa da Copa Goiás
Em contato com o Esporte Goiano, Andrey de Castro, que é o atual campeão brasileiro da sua categoria e havia conquistado a vaga na disputa do IV Parapan Americano de Tiro com Arco, em Monterrey, falou da felicidade por estar entre os atletas selecionados pela CBTarco e da expectativa para a segunda participação nos Jogos Olímpicos.
“Eu estou muito feliz com a pré convocação, tem horas que não acredito que conquistei a vaga e que vou para Tóquio participar da minha segunda paraolimpíadas! As expectativas são muito grandes. No Rio em 2016 não tinha muita expectativa pegando atletas de renomes na minha chave como o campeão mundial de 2015, o coreano Lee e o medalhista de prata em Londres, o americano Matt Stutzman nas eliminatórias e acabei ficando entre os oito melhores depois de derrotar os dois, me sinto mais preparado, com mais experiência e bagagem para Tóquio”, declarou.
Já Helcio Perilo, que é o atual campeão brasileiro na categoria W1 e ficou com a medalha de prata na disputa do IV Parapan Americano de Tiro com Arco no México, participará das Olímpiadas pela primeira vez em sua carreira.
O atleta teria de disputar a repescagem no Para-Archery World Ranking Tournament and Final Paralympic Qualification 2021, na República Tcheca, no mês de julho, mas a CBTarco informou que não participará do campeonato por conta das medidas restritivas no país.
No entanto, Helcio já tinha atingido o índice para as Paralímpiadas, com isso recebeu a notícia de sua convocação com bastante alegria. “Excelente notícia, a expectativa agora é intensificar ainda mais os treinos e trazer um resultado significativo para o Brasil e para Goiás”, afirmou em entrevista ao EG.