As competições estaduais de base retornam neste fim de semana. No sábado (24), começam a Copa Goiás sub-20 e a Taça Mané Garrincha sub-17. Somando as duas categorias, serão sete partidas no sábado e uma no domingo. A rodada de estreia também terá jogos na segunda, terça e quinta-feira.
No sub-20, o Goiás é o defensor do título e tenta sua 12ª taça na história. As novidades são Santa Helena e Rio Verde, que conquistaram o acesso pelo Goiano da 2ª divisão no primeiro semestre e agora integrarão a elite. Os outros nove participantes são: Atlético, Aparecidense, Goiânia, Anapolina, Vila Nova, Trindade, Aparecida, Aseev e Olímpio.
Mais da base:
-> Confira a tabela completa da Copa Goiás sub-20
-> Confira a tabela completa da Taça Mané Garrincha sub-17
-> No sub-17, Dragão foi eliminado pelo São Paulo da Copa do Brasil
O detentor da Taça Mané Garrincha também é o Verdão, que tentará seu quarto título para diminuir a diferença contra o rival Vila Nova, maior campeão com sete conquistas. Vianópolis e Canedense conquistaram o acesso no primeiro semestre. Contudo, com a desistência do Campinas, o Raça, 3º colocado na 2ª divisão, também subiu. Além de esmeraldinos, vilanovenses e os três times que ascenderam, completam o torneio: Trindade, Hidrolandense, Atlético, Aparecida, Itaberaí, FluGoiânia e Aparecidense.
Regulamento
As duas competições têm o mesmo regulamento do Goianão 2019 e dos estaduais sub-17 e sub-20 do primeiro semestre. Os 12 times se dividem em dois grupos de seis e as chaves se enfrentam em dois turnos. Após os 12 confrontos, as oito melhores equipes, independente do grupo, avançam às quartas de final. A partir daí, são partidas de ida e volta até a final. O último colocado de cada competição é rebaixado para a 2ª divisão no próximo semestre.
Não há vantagem para os times que se classificarem com mais pontos. Os melhores classificados na primeira fase apenas garantem o direito de decidir os confrontos eliminatórios em casa, mas a igualdade em pontos e gols leva a decisão para os pênaltis.