5.6 C
New York
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioMais EsportesTiro com ArcoDo tênis de mesa ao tiro com arco, Alair Rocha mira Paralímpiadas:...

Do tênis de mesa ao tiro com arco, Alair Rocha mira Paralímpiadas: “quero o topo”

Nascido em São Mateus, no Espírito Santo, Alair Rocha é um “capixaba goiano”. Aos 40 anos, tem o esporte como paixão. Atleta do Tiro com Arco, ele sonha alto: quer disputar títulos nacionais e participar de uma Paralímpiada.

Cadeirante desde quando sofreu um acidente de carro, Alair Jorge da Rocha passou por uma mudança de modalidade. No início de 2018, trocou o tênis de mesa pelo arco. “Conheci através da Jane (Karla) Gurgel, que também era do tênis de mesa e veio para o tiro com arco, onde se deu muito bem. Ela me convidou, fiz o teste com ela e me adaptei, então estamos aqui até hoje”, relembra.

Único competidor na categoria ARW 2 no Campeonato Goiano, o arqueiro conquistou o título estadual Indoor. Nos últimos meses, disputou também torneios internacionais.

- Anúncio -

“Fiquei em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, conseguindo vaga no Pan da Colômbia. Nesse evento (realizado em 2019), terminamos em terceiro lugar por equipes. Na seletiva do Brasileiro para a competição na Holanda, fiquei na segunda posição. Estou evoluindo e minha busca é o topo”.

Sonhando alto

Treinando seis dias por semana, cerca de três por dia, Alair Rocha definiu seus objetivos na modalidade: marcar seu nome, com conquistas e grandes eventos.

“Meu objetivo é chegar nas Paralímpiadas. Para isso, tenho de buscar as vagas no Brasil, os primeiros lugares. Acredito que estou no caminho. Não é fácil chegar, pois é um esporte cansativo, que exige concentração. Sinto que estou evoluindo, que estou chegando e não estou muito atrás dos que estão lá em cima. Tem de treinar muito. Concentração, manter o foco, no que está pensando e onde quer chegar. Quero chegar no topo mais alto, pelo menos do Brasil. Quero o primeiro lugar”.

Entendendo a modalidade

O tiro com Arco paralímpico é dividido em três categorias: ARST, ARW 1 e ARW 2. Na primeira, a arquearia é feita em pé (ou com os pés apoiados no chão), contemplando atletas que não apresentam nenhum grau de comprometimento nos braços.

No ARW 1 (Archery on Wheelchair, arquearia na cadeira de rodas), os atletas têm tetraplegia (comprometimento da mobilidade ou amputação nos dois braços e pernas). Na ARW 2, os participantes são paraplégicos, com perda de mobilidade das pernas, que utilizam suas cadeira de rodas do dia-a-dia para praticarem o esporte.

Ficha do atleta:
Alair Rocha
Nome completo: Alair Jorge da Rocha
Idade: 40 anos
Local de nascimento: São Mateus, no Espírito Santo
Modalidade: Tiro com Arco paralímpico – ARW 2 – Composto
Vitor Monteirohttps://esportegoiano.com.br/
Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Co-fundador do site Esporte Goiano, comentarista da TV Brasil Central e da Rádio Positiva FM. Trabalhou também na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Rádio Sagres, TV Sagres, jornal O Popular, MyCujoo, Eleven Sports e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) de Goiás.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P