O Itumbiara fez o que precisava na última rodada da Série D 2018, mas não contou com a sorte. A equipe comandada por Estevam Soares foi até o Moacyrzão enfrentar o Macaé e saiu com a vitória por 2 a 0. Os gols do Gigante foram anotados por Bruno Aquino e Jonathan. Mesmo com a vitória, o time goiano não avançou à próxima fase do torneio, já que a URT não tropeçou diante do Espírito Santo, vencendo por 4 a 2.
As vitórias da equipe mineira e goiana levaram os clubes aos 10 pontos ganhos, mas quem conquistou a 2ª posição foi a URT. A União levou vantagem no segundo critério de desempate: os gols marcados, já que o saldo de gol entre os times era igual (+2). O 1º lugar do grupo A12 ficou com o Macaé, com 11 tentos ganhos, enquanto o Espírito Santo foi o lanterna, com 2 pontos.
Iporá perde para o Corumbaense pela Série D!
A campanha do Gigante na Série D foi marcada pelo desperdício de pontos preciosos atuando em seus domínios. Na 1ª rodada, o Itumbiara ficou no empate em 2 a 2 com o Macaé. Na 5ª, derrota nos minutos finais para a URT. No total foram 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas para o time goiano.
Bruno Aquino alimenta o sonho
O Gigante começou a primeira etapa no ritmo de quem precisava do resultado. A equipe pressionou o Macaé e ocupou o campo de ataque na maior parte do tempo. Não tardou para que o gol do Itumbiara saísse: Bruno Aquino aproveitou sobra dentro da área e não desperdiçou.
Após o gol, os mandantes acordaram para a partida e começaram a dar trabalho à defesa goiana. Erivélton, quando exigido, foi bem nas defesas e conseguiu segurar a vantagem do Gigante até o intervalo.
Abuda desperdiça gol da classificação
A volta ao gramado foi melhor para o Macaé, que retornou com novo ritmo e pressionou pelo empate nos minutos iniciais. No entanto, aos 17, Jonathan tratou de jogar um balde d’água fria nas pretensões cariocas. O atacante recebeu de Danielzinho, passou da marcação e soltou chute na medida. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo das redes: 2 a 0.
Os minutos seguintes foram de administração do resultado por parte do Gigante, que se contentava com o placar. O Macaé, já classificado, passou a oferecer menos perigo à meta defendida por Erivélton. Já nos acréscimos, aos 48, o volante Magal, do Itumbiara, cometeu falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.
Aos 50, quando a URT já vencia o Espírito Santo por 4 a 2, Abuda teve a chance de classificar o Itumbiara à próxima fase: o atacante saiu frente a frente com o goleiro adversário e bateu para o gol, forçando defesa com os pés de Luís Cetin.