Goiás conquistou uma posição importante para o tiro com arco do estado. Camila Hikari foi a primeira colocada na seletiva nacional do arco composto e vai integrar a equipe feminina do Brasil na modalidade durante a temporada de 2024.
O feito foi atingido neste fim de semana, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (Brasil Arco), em Maricá, no Rio de Janeiro. A goiana somou 64 pontos, bem à frente da segunda colocada Aparecida Ferrari Oliveira, com 53,5.
Mais do esporte em Goiás
FGDU anuncia Goiânia como sede dos JUGs
A seletiva teve quatro disputas qualificatórias e outras duas eliminatórias, por chaveamento. Em dois classificatórios, Hikari foi segunda colocada, somando oito pontos em cada. Noutros dois, terminou em primeiro e fez 10 pontos em cada.
Nos combates eliminatórios, a goiana brilhou e ganhou os dois, o que lhe garantiu o primeiro lugar no composto e a vaga na seleção nacional.
Esta não é a primeira vez que ela integra a equipe do Brasil. A atleta também foi titular em 2022 e, no ano passado, ficou na reserva. Agora, ela volta à titularidade e vai defender as cores do país no Sul-Americano de Tiro com Arco, em Maricá.
Além do torneio continental, a goiana deve disputar, pela seleção, o Pan-Americano da modalidade, em Medellín, na Colômbia. Vale lembrar que a categoria dela não integra o programa olímpico, portanto, Hikari não briga por vaga em Paris 2024.
Prodígio goiano
Camila Hikari começou no tiro com arco em 2018 e já no ano seguinte disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro. No início, o esporte era só mais um hobby. Agora, o tiro com arco é a grande paixão da atleta, que mira voos cada vez mais altos.
“A vaga na seleção é uma realização, algo que mostra que treino e dedicação dão resultados”, disse ao EG. “Eu comecei no esporte pensando em achar um hobby, mas me apaixonei demais e comecei a participar de campeonatos, depois vieram as seletivas”, lembra.
Nos primeiros torneios, a goiana ainda se via abaixo, mas não demorou para igualar as adversárias. “Em 2022 consegui minha primeira oportunidade na seleção. Coloquei como grande objetivo defender o Brasil competindo lá fora”, frisou.
Neste ano, Hikari poderá realizar o sonho no Pan-Americano. Ela também engrossa a lista de goianos que se destacam na modalidade. Outros nomes acostumados com disputas internacionais de Goiás são Jane Karla Gogel e Helcio Perillo, ambos do arco paralímpico.