Pela primeira vez na final do estadual em sua história o Goianésia tem a chance de realizar mais um feito histórico para o futebol do interior do estado de Goiás. Caso conquiste o título do Goianão 2020 sobre o Atlético Goianiense, no sábado, às 16h30, no Antônio Accioly, o Azulão será a quinta equipe a levantar o troféu de campeão goiano.
Mais do futebol goiano:
Técnico do Goianésia joga favoritismo ao Atlético
Dragão empata com o Palmeiras
Jaraguá tem novo técnico
As equipes do interior que conquistaram o torneio até o momento foram o Crac, com dois títulos em 1967 e 2004, Itumbiara em 2008, Anápolis em 1965 e o Goiatuba em 1992. Para conseguir tal feito o Azulão do Vale basta ganhar por uma vitória simples, ou tentar a sorte indo as penalidades máximas, empatando a partida.
Além disso, o Goianésia protagonizará juntamente com o Atlético-GO a 15ª final na história de 77 anos do Campeonato Goiano, entre um time da capital diante de uma equipe interiorana. No total já aconteceram 14 decisões diretas entre equipes da capital diante das interioranas, com vantagem de 11×3 para os times goianienses.
Para chegar a final o Goianésia teve uma campanha de 14 partidas, com sete vitórias, três empates e apenas quatro derrotas, tendo um aproveitamento de 57,14%. O Azulão marcou 16 gols e sofreu apenas 13. Mesmo não conquistando o título nacional, o Goianésia já garantiu a sua vaga para a Copa do Brasil 2021.